Progressões e Promoções nas Carreiras TAE e Docente – Instituto Federal do Paraná

Progressões e Promoções nas Carreiras TAE e Docente

Técnicos Administrativos em Educação (TAE)

Há dois tipos de progressão: por capacitação e por mérito profissional.

Progressão por capacitação

Devida quando o servidor realiza cursos de capacitação.

A progressão por mérito profissional

Mudança para o padrão de vencimento imediatamente subsequente, a cada 18 meses de efetivo exercício, desde que o servidor apresente resultado favorável fixado em programa de avaliação de desempenho.

Docente do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico

Progressão funcional

Movimentação do servidor de um padrão de vencimento para um mais elevado, de acordo com o plano de cargos e salários do órgão/entidade. As progressões ocorrem por tempo de serviço, por cursos de atualização ou aperfeiçoamento, ou ainda por medição do desempenho.

Aceleração da promoção

A aceleração da promoção é a passagem do docente de magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico de qualquer nível da classe em que se encontra para o Nível 1 da classe subsequente, em razão da obtenção de titulação (Especialização, Mestrado ou Doutorado).

Reconhecimento de Saberes e Competências – RSC

O Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) é o processo de seleção pelo qual são reconhecidos os conhecimentos e habilidades desenvolvidos a partir da experiência individual e profissional do docente, bem como no exercício das atividades realizadas no âmbito acadêmico, mediante pontuação.