Portal das Artes do IFPR – Instituto Federal do Paraná
Menu do Portal das Artes

Portal das Artes do IFPR

Bem-vindo

O Portal das Artes do IFPR é um espaço virtual para divulgação de atividades artísticas, culturais e assuntos relacionados a Arte e a Cultura.

Saiba mais
Café Literário – Assis Chateaubriand

Agentes Culturais

No IFPR os agentes culturais são aqueles que promovem, divulgam e fomentam a cultura dentro e fora dos campi. São aqueles que produzem e gerenciam a cultura local buscando sempre relações com a regional e proximidades com a global.

O trabalho do agente cultural impulsiona as potencialidades econômicas, sociais, turísticas e ajuda a formar espaços de sociabilidade na cidade.

O papel do agente cultural estende-se para além da simples realização de atividades, espetáculos ou exposições. Ele é, antes de mais nada, um dinamizador das potencialidades culturais da comunidade onde atua.

Isto significa que atua como incentivador, socializador e mobilizador das experiências dos grupos culturais locais.

O agente cultural é portador e organizador da memória coletiva, a partir de uma percepção do tempo cultural, sua função é impulsionar as práticas culturais democráticas, abrindo os espaços públicos para as comunidades.

A escola é um espaço possível para ações culturais podendo tornar-se um equipamento cultural e os professores possíveis agentes culturais.

Professores de arte, agentes e pesquisadores nos campi

Navegue no mapa para ver as informações.

Cursos ofertados na área

Cursos Técnicos Integrados


Técnico em Processos Fotográficos - Campus Curitiba

Tempo de duração do curso: 3 anos

Participa de equipes de produção de fotografias, utilizando recursos tecnológicos e de linguagem. Atua na montagem do estúdio e preparação dos equipamentos para a produção fotográfica, respeitando as condições de iluminação. Efetua a correção técnica e o tratamento de imagens. Restaura e digitaliza acervos fotográficos. Trabalha com venda, assistência técnica e manutenção de equipamentos fotográficos e insumos.

Página do curso Técnico em Processos Fotográficos


Técnico em Produção de Moda - Campus Avançado Goioerê

Tempo de duração do curso: 4 anos

O profissional formado no Curso Técnico em Produção de Moda poderá trabalhar em empresas de desenvolvimento de produtos, indústria de confecção do vestuário, lojas, estúdios e na prestação de serviços como autônomo.

Dependendo do seu local de trabalho, poderá ter as seguintes atribuições:

Coordenação da montagem de ambientes para divulgação da moda, estabelecendo uma relação direta entre produto e consumidor por intermédio de catálogos, desfiles e meios de comunicação em geral; Pesquisa de tendências de moda, de mercado e de lançamentos para construção dos estilos e sua composição visual;

Composição de looks direcionados para produção publicitária, vitrines, exposições, desfiles, entre outros tipos de apresentação pública de estilo.

Página do curso Técnico em Produção de Moda – Campus Avançado Goioerê

Cursos Técnicos Subsequentes


Técnico em Teatro - Campus Jacarezinho

Tempo de duração do curso: 24 meses

Realiza e apoia atividades ligadas à criação em teatro, cinema, áudio e vídeo, podendo atuar como ator, radioator, dublador, dublê, cenotécnico, bonequeiro, contrarregra, assistente de palco e de produção. Emprega métodos, técnicas e recursos de improvisação, atuação e normas de preparação corporal em espaços cênicos, como formas de expressão corporal e de imagens.

Página do curso Técnico em Arte Dramática: Campus Jacarezinho


Técnico em Produção de Áudio e Vídeo - Campus Curitiba

Tempo de duração do curso: 18 meses

Colabora na captação de imagem e som, na ambientação, operação de equipamentos, por intermédio de recursos, linguagem e tecnologia dentro dos padrões técnicos dos diferentes meios de comunicação. Colabora na investigação e utilização de novas tecnologias relacionadas com linguagem, tratamento acústico e de imagem, luminosidade, animação. Prepara material audiovisual. Elabora fichas técnicas, mapas de programação, distribuição, veiculação dos produtos e serviços de comunicação.

Página do curso Técnico em Produção de Áudio e Vídeo – Campus Curitiba


Técnico em Processos Fotográficos - Campus Curitiba

Tempo de duração do curso: 18 meses

Participa de equipes de produção de fotografias, utilizando recursos tecnológicos e de linguagem. Atua na montagem do estúdio e preparação dos equipamentos para a produção fotográfica, respeitando as condições de iluminação. Efetua a correção técnica e o tratamento de imagens. Restaura e digitaliza acervos fotográficos. Trabalha com venda, assistência técnica e manutenção de equipamentos fotográficos e insumos.

Página do curso Técnico em Processos Fotográficos

Cursos Superiores


Licenciatura em Artes Visuais - Campus Palmas

Tempo de duração do curso: 4 anos

O Curso de Licenciatura em Artes tem como objetivo possibilitar a construção de uma sólida fundamentação nas linguagens artísticas, com bases históricas, sociológicas, antropológicas e filosóficas. A isto se integraria uma formação com base na pesquisa, na experimentação de novas práticas artísticas e na investigação do ensino. O licenciado em Artes deverá ser capaz de explorar o campo da ciência da arte, com possibilidades de desenvolvimento da prática profissional eficiente como docente da educação básica.

Página do curso de Licenciatura em Artes Visuais – Campus Palmas

Especialização


Especialização em Educação Musical para a Educação Básica.

Objetiva capacitar os profissionais que atuam com Educação Musical para a Educação Básica, promovendo uma formação articulada à realidade do mundo do trabalho, à ação pedagógica e à base tecnológica de sua área de conhecimento, com vistas a desenvolver uma educação de qualidade, com capacidade para atuar na elaboração de estratégias, no estabelecimento de formas criativas das atividades de ensino e aprendizagem e de prever pró-ativamente as condições necessárias e as alternativas possíveis para o desenvolvimento adequado da Especialização em Educação Musical para a Educação Básica, considerando as peculiaridades, as circunstâncias particulares e as situações contextuais concretas.

Página do curso de Especialização em Educação Musical para a Educação Básica.

Cursos Formação inicial e Continuada (FIC)


Agente Cultural - Campus Avançado Coronel Vivida

Tempo de duração do curso: 12 meses

O profissional formado nesse curso poderá planejar, fomentar, promover, ações culturais e artísticas. Atuando na idealização, produção, veiculação, financiamento, captação de recursos, prestação de contas e etc. para a produção executiva de espetáculo artístico ou ação cultural em equipamentos culturais do município.

Página do curso de Agente Cultural – Campus Avançado Coronel Vivida

Materiais sobre Arte e Cultura

Definição de Arte e Cultura: Tanto Arte como Cultura são conceitos que sofrem mudanças constantemente, por esse motivo difíceis de definí-los, somente o conceito de Natureza seria mais complexo nos dias de hoje. É preciso muitas vezes definir um campo de onde falamos por exemplo a antropologia ou a Estética para definir com maior proximidade esses termos. No IFPR entendemos Arte e Cultura como campos do sensível e do humano. Áreas complementares do fazer e pensar humano aliado a tecnologias e ao trabalho. Cultura significa cultivo, cuidar, que é ativo, daquilo que cresce naturalmente, o termo sugere uma dialética entre o artificial e o natural, entre o que fazemos ao mundo e o que o mundo nos faz.

Linguagens artísticas: Na contemporaneidade as linguagens institucionalizadas são quatro: artes visuais, teatro, música e dança, no entanto se ampliarmos o foco enxergaremos hibridismos permeando umas as outras, tais como a performance e o audiovisual. A formação estética dada pela mídia massifica as elaborações humanas, os espaços educacionais tem o papel de singularizar e valorizar as diferentes formas de produção e apropriação da arte.

Colaboração: Prof.ª Katyuscia Sosnowski (Campus Coronel Vivida)

Sugestões de literatura:

CANCLINI, Néstor García. Latino-Americanos à procura de um lugar neste século. Trad. Sérgio Molina, São Paulo: Iluminuras, 2008.

DUBOIS, Philippe. Cinema, Vídeo, Godard. São Paulo: Cosac Naify, 2004.

EAGLETON, Terry. A ideia de cultura .trad. Sandra Castello Branco. 2ª ed. São Paulo:Editora Unesp. 2011.

EFLAND, Arthur D. Cultura, sociedade, arte e educação num mundo pós-moderno. In:
GUINSBURG, Jacó; BARBOSA, Ana Mae (Org.) O pós-modernismo. São Paulo:
Perspectiva, p. 173- 188. 2005.

FRITZEN,Celdon; MOREIRA,Janine. Educação e Arte : As Linguagens Artísticas na Formação Humana. Editora: Papirus, Campinas SP, 2008.

HALL, Stuart. Identidades culturais na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 1997.

HERNÁNDEZ, Fernando. Catadores da cultura visual: Proposta para uma nova narrativa educacional. Editora Mediação. Porto Alegre 2007.

MACHADO, Arlindo. Pré-cinemas e pós-cinemas. Campinas: Papirus, 1997.

MACHADO, Arlindo. A arte do vídeo. São Paulo: Brasiliense: 1988.

PASSOS, Juliana Cunha. Arte como discurso ou a discursividade nas linguagens artísticas. Revista Cena em movimento n 2. pp.1-17.2011.

Legislação:

Educação Básica

Diretrizes para a Educação Básica

Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica.

Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica.

Diretrizes por Curso:

Artes Visuais

Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Artes Visuais, bacharelado e licenciatura.

Aprova as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Artes Visuais e dá outras providências.

Dança

Aprova as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas,

Dança, Design, Direito, Hotelaria, Música, Secretariado Executivo, Teatro e Turismo.

Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação em Música, Dança, Teatro e Design.

Aprova as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Dança e dá outras providências.

Design

Aprova as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas,

Dança, Design, Direito, Hotelaria, Música, Secretariado Executivo, Teatro e Turismo.

Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação em Música, Dança, Teatro e Design.

Aprova as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Design, e dá outras providências.

Música

Aprova as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas,

Dança, Design, Direito, Hotelaria, Música, Secretariado Executivo, Teatro e Turismo.

Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação em Música, Dança, Teatro e Design.

Aprova as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Música e dá outras providências.

Teatro

Aprova as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Dança, Design, Direito, Hotelaria, Música, Secretariado Executivo, Teatro e Turismo.

Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação em Música, Dança, Teatro e Design.

Aprova as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Teatro e dá outras providências.

Links Úteis:

Projetos de pesquisa

O Portal das Artes é uma ferramenta com atualização anual, procurando ampliar os itens de sua composição para utilização no âmbito institucional.

O objetivo é proporcionar a participação dos representantes dos Núcleos de Arte e Cultura (NAC's), professores de artes, agentes culturais e pesquisadores na área de Arte e Cultura na inserção de novas informações a serem compartilhadas. Assim, objetiva demonstrar a produção artística e institucional do IFPR.

Aqueles que desejarem disponibilizar/atualizar informações de seus Projetos no Portal das Artes, devem repassar as informações para o representante do NAC local. Somente serão apresentados dados e/ou informações dos projetos devidamente cadastrados no Comitê de Pesquisa e Extensão dos Campi (Cope).

2022

CampusTítulo do projetoCoordenador
Assis ChateaubriandProcessos miméticos no teatro e na dramaturgia brasileiros contemporâneos: a releitura como movimento de criaçãoPedro Leites Junior
AstorgaMusica Vulgata: por uma Escuta Historicamente InformadaRonald Ferreira da Costa
CapanemaArte e TecnologiaDaniela Silvestrin
CuritibaA Formação do Professor do Ensino de Arte para a Educação Básica: levantamento das Instituições Formadoras que ofertam cursos na área de Arte no BrasilCristine Roberta Piassetta Xavier
CuritibaA relação museu-escola na construção da aprendizagem significativa em ArteLigia Cristina Battezzati
JaguariaívaAprendizes de Griô: pesquisa e divulgação da produção científica e tecnológica africanaRafael Cesar Ferrari dos Santos
JaguariaívaLeituras históricas: obras literárias, contextos e interpretações.Pedro Francisco Cataneli
LondrinaArte e montagem: tendências impertinentes da arte contemporâneaGuilherme Lima Bruno E Silveira
LondrinaCEPECH E EVENTOS: PRODUZINDO E DISSEMINANDO CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS, CULTURAIS E ARTÍSTICOS EM CIÊNCIAS HUMANAS E LINGUAGENS NO IFPR – CAMPUS LONDRINA: CONSCIÊNCIA NEGRA EM DEBATE, CEPEQUINHO E CEPECHARTELawrence Mayer Malanski
ParanaguáA Dialética das Séries na Contemporaneidade: Relações Intermidiáticas com os “Clássicos” LiteráriosAngélica Tomiello
ParanaguáIFPR-Pguá Futsal: As Brabas de ParanaguáRobertro Teixeira Alves
ParanaguáPolíticas de Ciência e Tecnologia: construção, paradigmas e educação.Alexandre Chiarelli
ParanaguáPráticas de letramento em cursos técnicos integrados ao Ensino MédioJuliana Regina Pretto
PinhaisSentidos da Experiência: Levantamento de ações Teatrais nos Institutos Federais do Sul - Pesquisa do Programa Formação de Espectadores: Cultura e cidadania na ComunidadeJefferson Araujo Moraes
PitangaTrabalho Criador: produções estéticas e artísticasTania Regina Rossetto
Quedas do IguaçuExperimentações Cênicas e TecnológicasJuliana Camargo Matta
Telêmaco BorbaMultiletramentos nas aulas de espanhol no IFPR- Telêmaco Borba: estudo e construção de conteúdos sobre a diversidade cultural e de linguagensKelly Cristinna Frigo Nakayama
UmuaramaCidade de madeira - espaços de memóriaAline Beatrís Skowronski da Silva
UmuaramaLíngua e Currículo: literatura, música e outras artes como norteadoras dos estudos de Português e EspanholAdenilson de Barros Albuquerque

2021

CampusTítulo do ProjetoCoordenador
ColomboLiteratura na Web: a produção de podcasts e booktoubes nas aulas de literatura do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal do ParanáEliege Cristina Pepler
ColomboNúcleo da Cena-IFCarine Rossane Piassetta Xavier
CuritibaA avaliação da acessibilidade web de portais governamentaisPriscila da Silva Duarte
CuritibaA relação museu-escola na construção da aprendizagem significativa em ArteLigia Cristina Battezzati
GoioerêPalhaçaria e Educação SocialMarcelo Adriano Colavitto
JaguariaívaAprendizes de Griô: pesquisa e divulgação da produção científica e tecnológica africanaLisandra Maria Kovaliczn Nadal
ParanaguáA Dialética das Séries na Contemporaneidade: Relações Intermidiáticas com os “Clássicos” LiteráriosAngélica Tomiello
ParanaguáIFPR-Pguá Futsal: As Brabas de ParanaguáRoberto Teixeira Alves
ParanaguáLinguagens, códigos e suas tecnologias: Educação Física no ensino médio uma proposta de desenvolvimento a partir do Lazer sistematizando experiências de forma colaborativa.Aline Tschoke Vivan
ParanaguáPolíticas de Ciência e Tecnologia: construção, paradigmas e educação.Alexandre Chiarelli
ParanaguáPressione Start: A utilização dos roteiros de videogames no ensino de literaturaMaicon Rodrigues
PinhaisSentidos da Experiência: Levantamento de ações Teatrais nos Institutos Federais do Sul - Pesquisa do Programa Formação de Espectadores: Cultura e cidadania na ComunidadeJefferson Araújo Moraes
PitangaTrabalho Criador: produções estéticas e artísticasTania Regina Rossetto
Quedas do IguaçuExperimentações Cênicas e TecnológicasJuliana Camargo Matta
Telêmaco BorbaMultiletramentos nas aulas de espanhol no IFPR- Telêmaco Borba: estudo e construção de conteúdos sobre a diversidade cultural e de linguagensKelly Cristinna Frigo Nakayama

2020

CampusTítulo do projetoCoordenador
BarracãoDanças Folclóricas: Cultura e Expressão do Povo FronteiriçoValdenir Lotti
CascavelAs Mulheres da Arte Moderna Paranaense: As representações estéticas sob o olhar feminino e suas relações socioculturais na segunda metade do século XXMauricio Marcelino De Lima
CascavelRelações étnico-raciais no Brasil: uma pesquisa sobre lugar de fala da população negraThiago Leibante
ColomboEra uma vez…. o despertar para a criação cênica na comunidade quilombola da região de Colombo.Carine Piasseta Xavier
ColomboEstudos literários: Literatura e revolução na América LatinaJoão Paulo Partala
ColomboPerformances identitárias, práticas discursivas e trans idiomáticas: o processo de des (re)territorialização de refugiados e migrantes no espaço virtualIzabel da Silva
CuritibaFormação de professores de Arte…Cristine Roberta Piassetta Xavier
IratiBarreiras e Facilitadores na vivência de práticas corporais nos diferentes espaços do município de Irati - PRTalita Assis
IratiOs pactários da linguagem: representações multimeios do Brasil contemporâneo através da obra de Guimarães RosaArtur Ribeiro Cruz
IratiPersonagens Malditos Século XXI: corpo e cinema em do fundo do poço se vê a LuaPeterson Nogueira
IvaiporãEstudos da Imagem e Processos de AprendizagemSonia Maria da Costa Mendes e Andrea Martini Ribeiro
JacarezinhoCaterina Sforza: uma mulher na renascençaLarissa Miranda Júlio
JacarezinhoCorpo, complexidade e criação cênica: investigações sobre a integração voz-movimentoAntônio Marcelino Vicenti Rodrigues
JacarezinhoNelson Rodrigues: narrativa, dramaturgia e processo de criaçãoJosé Francisco Quaresma Soares da Silva
JacarezinhoRepertório e estética: Uma visão pedagógicaAdrio Schwingel
JaguariaívaEntre deuses gregos a voçorocas: dimensões do trágico e da memória em Ópera dos MortosPedro Leites Junior
JaguariaívaMediação do professor orientada para uma experiência reconstrutiva: colagens digitais numa perspectiva de ressignificação de imagensCely Kaori Hirata
LondrinaMuseu de Sons TecnológicosLawrence Mayer Malanski
LondrinaO Discurso em Movimento: análise do discurso de movimentos sociais e manifestações políticas nas redes sociais.Rogério Martins Marlier
LondrinaTodas as cores do mundo: a construção da raça e do racismo no Brasil.Reinaldo Benedito Nishikawa
ParanaguáA emancipação da dissonância métrica: Progressões Métricas em Composições de Igor StravinskyLeandro Gumboski
ParanaguáAs práticas corporais vivenciadas no tempo e espaço de lazer dos cidadãos do litoral do ParanáAline Tschoke
ParanaguáLITERATURA NA WEB: a produção de booktoubers nas aulas de literatura do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal do Paraná.Eliege Cristina Pepler
PitangaImaginário: a arte como intervenção na realidade concretaTania Regina Rossetto
PitangaO Trabalho Criador em Arte: produção de significados no processo de apropriação do conhecimentoGustavo Leoni Bordin
Telêmaco BorbaArteFato: sistema de aprendizagem digital para a disciplina de ArteLeonardo Nickson da Silva
Telêmaco BorbaEstratégias para compreensão leitora em língua estrangeiraKelly Cristinna Frigo Nakayama
Telêmaco BorbaLínguas Estrangeiras no Currículo Oficial do Brasil: da Reforma Francisco Campos ao Governo TemerGuilherme Sachs
Telêmaco BorbaMultiletramentos nas aulas de espanhol no IFPR- Telêmaco Borba: estudo e construção de conteúdos sobre a diversidade cultural e de linguagensKelly Cristinna Frigo Nakayama

2019

CampusTítulo do projetoCoordenador
CapanemaFazendo ArteDaniela Silvestrin
ColomboEra uma vez.... o despertar para a criação cênica na comunidade quilombola da região de Colombo.Carine Xavier
ColomboEstudos literários: Literatura e revolução na América LatinaJoão Paulo Partala
ColomboLiteratura na WEBEliege C. Pepler
Coronel VividaAssédio moral e sexual nas relações hierárquicas e institucionais: em busca do direito à felicidade.Candida Leopoldino
CuritibaEntre fios e poesia. In: Observatório da JuventudeMarineide Silva. In: Davani Fernandes
IratiBarreiras e Facilitadores na vivência de práticas corporais nos diferentes espaços do município de Irati - PRTalita Stresser de Assis
IratiOs pactários da linguagem: representações multimeios do Brasil contemporâneo através da obra de Guimarães RosaArtur Ribeiro Cruz
IvaiporãEstudos da Imagem e Procesoss de AprendizagemSonia Maria da Costa Mendes
IvaiporãII Encontro de Humanidades do Vale do Ivaí - "Nós, Os Normais"José Eduardo Pimentel Filho
JacarezinhoCorpo, complexidade e criação cênica: investigações sobre a integração voz-movimento.Antônio Marcelino Vicenti Rodrigues
JacarezinhoRepertório e estética: uma visão pedagógica.Adrio Schwingel
JacarezinhoUma mulher na Renascença: Catarina Sforza.Larissa Miranda Julio
LondrinaMuseu de Sons TecnológicosLawrence Mayer Malanski
LondrinaO Discurso em Movimento: análise do discurso de movimentos sociais e manifestações políticas nas redes sociais.Rogério Martins Marlier
LondrinaTodas as cores do mundo: a construção da raça e do racismo no Brasil.Reinaldo Benedito Nishikawa
PalmasA angústia que (não) se anuncia: uma articulação com o pensamento do femininoJacob dos Santos Biziak
PalmasA Arte Mural como reflexão sobre a diversidade e a produção partilhada do conhecimento em uma concepção pós-humana: Imagens e Narrativas das Etnias de PalmasMagda Salete Vicini
PalmasAs teorias da cor e a educação em Artes VisuaisLuiz Ney Todero
PalmasG.E.D.I. - Grupo de estudo do discursoJacob dos Santos Biziak
PalmasGrupo Pan: Arte e EmancipaçãoDouglas Colombelli Parra Sanches
PalmasImagens da história: construção do passado e educação patrimonial a partir de imagens fotográficas de Palmas-PR.Silvano Aparecido Redon
ParanaguáA cultura corporal no IFPR Paranaguá: Novas possibilidades de vivência no tempo e espaço de lazer dos alunosAline Tschoke
ParanaguáA emancipação da dissonância métrica: Progressões Métricas em Composições de Igor StravinskyLeandro Gumboski
ParanaguáDa aldeia ao museu: a trajetória da coleção "Maria Ignez Mello" do MAE-UFPRFrancieli Lisboa de Almeida
ParanaguáGuaraguaçu Caiçara: saberes e sabores do litoral do ParanáAntonio Marcio Haliski
ParanaguáPráticas curriculares nas escolas quilombolas do Paraná: reconhecimentos ou rompimentos culturais?Antônio Ferreira
PinhaisFormação de Espectadores: Cultura e Cidadania na ComunidadeJefferson Araujo Noraes
PitangaO Trabalho Criador em Arte produção de significados no processo de apropriação do conhecimentoTania Regina Rossetto
UmuaramaProdução de literatura infanto-juvenil ilustrada para fins de iniciação científica e educação ambientalClaudio Luiz Mangini

2018

CampusTítulo do projetoCoordenador
ColomboDiálogos Interartes: O papel da literatura e da pintura na formação da identidade nacional a partir da produção artística da família Taunay em viagens pelo Brasil no século XIX.Priscila Giacomassi
ColomboDiálogos Interartes: O papel da literatura e da pintura na formação da identidade nacional a partir da produção artística da família Taunay em viagens pelo Brasil no século XXPriscila Giacomassi
ColomboEra uma vez.... o despertar para a criação cênica na comunidade quilombola da região de Colombo.Carine Xavier
ColomboEstudos literários: Literatura e revolução na América LatinaJoão Paulo Partala
IratiOs Pactários Da Linguagem: Representações Multimeios Do Brasil Contemporâneo Através Da Obra De Guimarães RosaArtur Cruz
IratiPersonagens Malditos Século XXI: Corpo e Cinema em do Fundo do Poço Se Vê a LuaPeterson Nogueira
JacarezinhoCorpo, Complexidade e Criação Cênica: investigações sobre a integração voz-movimentoAntônio Marcelino Vicenti Rodrigues
JacarezinhoJacarezinho, qual é a tua Música?Adrio Schwingel
JacarezinhoRepertório e estética: uma visão pedagógicaAdrio Schwingel
JaguariaívaEntre deuses gregos a voçorocas: dimensões do trágico e da memória em Ópera dos MortosPedro Leites Junior
JaguariaívaLeituras Históricas: obras literárias, contextos e interpretaçõesPedro Francisco Cataneli
JaguariaívaRoberto Bolaño e Osman LinsIvan Takashi Kano
LondrinaMuseu de Sons TecnológicosLawrence Mayer Malanski
LondrinaO Discurso em Movimento: análise do discurso de movimentos sociais e manifestações políticas nas redes sociais.Rogério Martins Marlier
LondrinaTodas as cores do mundo: a construção da raça e do racismo no Brasil.Reinaldo Benedito Nishikawa
ParanaguáA emancipação da dissonância métrica: progressões métricas em composições de Igor StravinskyLeandro Gumboski
PinhaisPrograma Formação de Espectadores: Cultura e Cidadania na ComunidadeJefferson Araujo Moraes
PitangaLiteratura em ruínas: locais e memória em escritoras do século XV a XVIIAmanda Luzia da Silva
PitangaO Trabalho Criador em Arte: produção de significados no processo de apropriação do conhecimentoTania Regina Rossetto
Telêmaco BorbaA fabricação de instrumentos musicais eletrônicos com microcontroladores: integrando saberes tecnológicos e musicaisRafael Augusto Michelato
UmuaramaGambiarrasa: Desvio de Função de Artefatos na Arte e no DesignIvã Vinagre de Lima
UmuaramaProdução de literatura infanto-juvenil ilustrada para fins de iniciação científica e educação ambientalClaudio Luiz Mangini
União da vitóriaConstrução de Recursos Didáticos Táteis para o Ensino-aprendizagem de Deficientes Visuais em Arte.Giciélen Beatriz Retcheski Vicente
União da vitóriaO conceito de beleza na filosofia da arte de SchopenhauerEduardo Ramos Coimbra de Souza

2017

CampusTítulo do projetoCoordenador
AstorgaARTiculando: resgate da cultural local e construção da identidadeRosa Amélia Barbosa
AstorgaExperiências artísticas: possibilidades e desafios no contexto da educação tecnológicaRosa Amélia Barbosa
BarracãoArte em linhas, retrato da tri fronteiraValdenir Ioti
Campo LargoArte e Cultura no IFPR : uma perspectiva de otimizar a aprendizagem e as relações humanas na Educação Profissional e TecnológicaLuciana Milcarek
CapanemaRelações de fronteira: Brasil e Argentina.Daniela Silvestrin
IvaiporãEstudos da Imagem e Processos de AprendizagemSonia Maria da Costa Mendes
JacarezinhoCorpo, complexidade e criação cênica: investigações sobre a integração voz-movimento.Antônio Marcelino Vicenti Rodrigues
JacarezinhoIntervenções de Educação Preventiva em prol da Diversidade SexualEverton Ribeiro
JacarezinhoNúcleo de Direitos Humanos: Educação Preventiva e Diversidade SexualEverton Ribeiro
JacarezinhoProcessos de drama enquanto experiência: pesquisa-ação e contribuições na formação de professores para a prevenção da homofobia no espaço escolarEverton Ribeiro
ParanaguáAs práticas corporais vivenciadas no tempo e espaço de lazer dos cidadões do litoral do ParanáAline Tschoke
ParanaguáO herói moderno e o herói contemporâneo: uma leitura comparada entre Macunaíma e Buscapé na formação do caráter nacionalEliege Cristina Pepler
UmuaramaProdução de literatura infanto-juvenil ilustrada para fins de iniciação científica e educação ambientalClaudio Luiz Mangini
União da VitóriaConstrução de Recursos Didáticos Táteis para o Ensino-aprendizagem de Deficientes Visuais em ArteGicielen Beatriz Retcheski

2016

CampusTítulo do projetoCoordenador
Assis ChateaubriandAs literaturas e as culturas africanas e afro-brasileiras: reflexões socioculturais e aspectos educacionaisCelina de Oliveira Barbosa Gomes
BarracãoArte em linhas, retrato da tri fronteiraValdenir Ioti
Campo LargoArte e Cultura no IFPR : uma perspectiva de otimizar a aprendizagem e as relações humanas na Educação Profissional e TecnológicaLuciana Milcarek
CapanemaArte ContemporâneaDaniela Silvestrin
ColomboA arte de produzir documentáriosJoão Paulo Partala
ColomboPesquisas CromáticasCamilla Carpanezzi
IvaiporãEstudos da Imagem e Processos de AprendizagemSonia Maria da Costa Mendes
JacarezinhoIntervenções de Educação Preventiva em prol da Diversidade SexualEverton Ribeiro
JacarezinhoInvestigação acerca da formação de atores no teatro contemporâneoEverton Ribeiro
JacarezinhoNúcleo de Direitos Humanos: Educação Preventiva e Diversidade SexualEverton Ribeiro
JacarezinhoProcessos de drama enquanto experiência: pesquisa-ação e contribuições na formação de professores para a prevenção da homofobia no espaço escolarEverton Ribeiro
PalmasMuralismo: Arte, Cultura e Pós-humanismoMagda Salete Vicini
ParanaguáO herói moderno e o herói contemporâneo: uma leitura comparada entre Macunaíma e Buscapé na formação do caráter nacionalEliege Cristina Pepler
Telêmaco BorbaA criação de novas metodologias para o ensino de música no ensino médio - por uma educação musical significativa e adequada a jovens.Rafael Augusto Michelato
UmuaramaProdução de literatura infanto-juvenil ilustrada para fins de iniciação científica e educação ambientalClaudio Luiz Mangini
União da VitóriaDança, cura e superação de limitesGicielen Beatriz Retcheski

2015

CampusTítulo do projetoCoordenador
CapanemaPoesia Campeira no CinemaSusana Carla de Souza Ferraz
CapanemaREBRINCAR - resgantando a cultura por meio de brinquedos e brincadeirasElize Bertella
GoioerêEstado de Infância : Uma dimensão filosófica e poética da vidaMarcello Adriano Colavitto
IvaiporãGIPHALTEC: Grupo de pesquisa em Arte, história e literatura no ensino técnicoMauricio Marcelino de Lima
JacarezinhoInvestigação acerca da formação de atores no teatro contemporâneoEverton Ribeiro
JacarezinhoProcessos de drama enquanto experiência: pesquisa-ação e contribuições na formação de professores para a prevenção da homofobia no espaço escolarEverton Ribeiro
ParanaguáA Cultura Corporal no IFPR ParanaguáAline Tschoke
ParanaguáO herói moderno e o herói contemporâneo: uma leitura comparada entre Macunaíma e Buscapé na formação do caráter nacionalEliege Cristina Pepler
Telêmaco BorbaA criação de novas metodologias para o ensino de música no ensino médio - por uma educação musical significativa e adequada a jovens.Rafael Augusto Michelato
Telêmaco BorbaA leitura de imagens nas aulas de espanhol: um diálogo entre artes visuais, língua e cultura.Kelly Cristinna Frigo
UmuaramaIntervalo CulturalMeire Pereira de Souza Ferrari
UmuaramaMemória Fotográfica do IFPR Campus UmuaramaMeire Pereira de Souza Ferrari
União da VitóriaDança, cura e superação de limitesGicielen Beatriz Retcheski

2014

CampusTítulo do projetoCoordenador
Assis ChateaubriandArte e Reciclagem: mãos criativas, uma possibilidade de renda.Andressa Bilha Cruz
IvaiporãGIPHALTEC: Grupo de pesquisa em Arte, história e literatura no ensino técnicoMauricio Marcelino de Lima
JacarezinhoCara branca, nariz vermelho: o palhaço na rua.José Francisco Quaresma Soares da Silva
ParanaguáEstudo artístico da cultura pop japonesaAlexandre Chiarelli
ParanaguáLiteratura, história e sociedade no litoral do ParanáAntônio João Galvão de Souza
ParanaguáO herói moderno e o herói contemporâneo: uma leitura comparada entre Macunaíma e Buscapé na formação do caráter nacionalEliege Cristina Pepler
UmuaramaIntervalo CulturalMeire Pereira de Souza Ferrari
UmuaramaMemória Fotográfica do IFPR Campus UmuaramaMeire Pereira de Souza Ferrari

2013

CampusTítulo do projetoCoordenador
Assis ChateaubriandCinema na Escola: um olhar crítico para a Sétima ArteKátia Cristiane Kobus Novaes
CuritibaHip-Hop e Religião na Perspectiva da Geografia Humana: Universos Culturais Unidos Pela JuventudeDalvani Fernandes
Foz do IguaçuNúcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e SociedadeAna Maria Libório de Oliveira
IvaiporãGIPE - Grupo Interdisciplinar De Pesquisas Em Cultura E Estética Latino AmericanaMauricio Marcelino de Lima
JacarezinhoI Seminário de Pesquisa em Teatro/Conexão Encena 2013 - PBIS - Curso Técnico de Nível Médio em Arte DramáticaLarissa Miranda Júlio
JacarezinhoPano de boca: o avesso da criação teatralLarissa Miranda Júlio
JacarezinhoRevelando talentos e criatividade com desenhosJosé Francisco Quaresma Soares da Silva
ParanaguáEstudo artístico da cultura pop japonesaAlexandre Chiarelli
ParanaguáLiteratura, história e sociedade no litoral do ParanáAntônio João Galvão de Souza
ParanaguáNó(s) da cultura: patrimônio e imagem no litoral paranaensePatrícia Martins
UmuaramaMemória Fotográfica do IFPR Campus UmuaramaMeire Pereira de Souza Ferrari

2012

CampusTítulo do projetoCoordenador
CuritibaConsciência e cultura histórica dos jovens alunos de cursos técnicos integrados do IFPR Campus Curitiba: um estudo de casoDenilson Roberto Schena
IvaiporãGIPE - Grupo Interdisciplinar de Pesquisas em Cultura e Estética Latino AmericanaMauricio Marcelino de Lima
ParanaguáA valorização da Cultura do Litoral do Paraná por meio da LiteraturaAline Renée Benigno dos Santos
ParanaguáLeitura literáriaRosana de Fátima Silveira Jammal Padilha
ParanavaíAtividades Culturais: uma forma de enfatizar as Ciências Humanas, a interdisciplinaridade e a cultura no IFPR-ParanavaíValeriê Cardoso Machado

2011

CampusTítulo do projetoCoordenador
CuritibaAs necessidades e fragilidades apresentadas pelos professores da educação básica que atuam com o Ensino de Arte em Palmas e RegiãoCristine Roberta Piassetta Xavier
ParanaguáCaiçaras (in)visíveis: mulheres escritoras do litoral paranaenseJoyce Luciane Muzi

2010

CampusTítulo do projetoCoordenador
CuritibaCineLab: Pesquisa de Pesquisa e Experimentação em Cinema e Imagens da CulturaCynthia Leticia Schneider

Projetos de extensão

O Portal das Artes é uma ferramenta com atualização anual, procurando ampliar os itens de sua composição para utilização no âmbito institucional.

O objetivo é proporcionar a participação dos representantes dos Núcleos de Arte e Cultura (NAC's), professores de artes, agentes culturais e pesquisadores na área de Arte e Cultura na inserção de novas informações a serem compartilhadas. Assim, objetiva demonstrar a produção artística e institucional do IFPR.

Aqueles que desejarem disponibilizar/atualizar informações de seus Projetos no Portal das Artes, devem repassar as informações para o representante do NAC local. Somente serão apresentados dados e/ou informações dos projetos devidamente cadastrados no Comitê de Pesquisa e Extensão dos Campi (Cope).

2022

CampusTítulo do projetoCoordenador
AstorgaArte e Cultura - DiversidadePedro Santos de Souza
AstorgaCiclo de palestras “Diversidade na Escola: Sob quais lentes enxergamos o mundo?”Julio Mangini Fernandes
AstorgaMúsica Historicamente InformadaRonald Ferreira da Costa
BarracãoARTE E CULTURA NO IFPRValdenir Iotti
Campo LargoIFENCANTO KIDS: CANÇÕES PARA GOSTAR DE INGLÊSJefferson Adriano de Souza
Campo LargoPrograma Permanente de Arte e Cultura do IFPR Campus Campo Largo ( ProPAC)Luciana Milcarek
CascavelDireitos Humanos em tela: democracia e cinema em debateThiago Leibante Silva
ColomboCasa Encantada: Biblioteca Infantil EcológicaCamilla Carpanezzi La Pastina
ColomboNIEPIDH- ColomboCarine Rossane Piassetta Xavier
ColomboPrograma Permanente de Arte e Cultura (ProPAC) Campus ColomboEliege Cristina Pepler
Coronel VividaIFCINE Cinema para Pensar, Espaço para CriarKatyuscia Sosnowski
CuritibaCaleidoscópio - as diversas expressões da ArteMaryella Gonçalves Sobrinho
CuritibaDancIFMichele Patrícia Müller Mansur Vieira
CuritibaEncontrar-te: site de eventos do IFPR Campus CuritibaCristine Roberta Piassetta Xavier
CuritibaGrupo Artístico e Cultural Tô DentroCristine Roberta Piassetta Xavier
IratiArte em CenaStefânia Xavier da Silva
IratiSaraulaMateus Romanini
IvaiporãArte e Cultura na Contemporaneidade - edição 2022Sonia Maria da Costa Mendes
Jaguariaíva#EscritoPorElasKelly Cristina Alves da Silva
JaguariaívaAlunos Produtores de PodcastsDanilon Augusto Ferreira Jesuz
JaguariaívaMulheres, quem sois vós? Façamos ecoar a sua vozCely Kaori Hirata
PalmasCalendário de Atividades do Núcleo de Arte e Cultura - NAC Intervalo cultural: espaços de atuação da ArteMagda Salete Vicini
PalmasEducação em Direitos Humanos: diálogos, desafios e proposiçõesMarcia de Campos Biezeki
PalmasIntervalo cultural: vozes e espaços de atuação musicalDavid Ferreira Severo
ParanaguáOficinas de música e formação de bandaLeandro Gumboski
ParanaguáPapelaria Solidária: promovendo a gestão de resíduos e a troca solidária no IFPR - Campus ParanaguáAllan Paul Krelling
ParanaguáRádio IFPRAlexandre Chiarelli
ParanavaíCafé de IdeiasBárbara Poli Uliano Shinkawa
ParanavaíFestival de Talentos - Um espaço para a integração da diversidade culturalClodoaldo Cristiano Reis
ParanavaíGincana Solidária IFPRRosangela Jovino Alves
ParanavaíMovimenta-beat: o hip-hop e suas múltiplas práticas de interação e inclusão.Ester Cristina Back Schulz
ParanavaíMusicarte: transformando vidasEster Cristina Back Schulz
ParanavaíPodEducar em Direitos Humanos: diversidade e cibercultura no contexto escolarEster Cristina Back Schulz
PinhaisCirculação de Espetáculos de repertório - Ação do Programa Formação de Espectadores: Cultura e Cidadania na ComunidadeJefferson Araujo Moraes
PinhaisFormação de Espectadores: Cultura e Cidadania na ComunidadeJefferson Araujo Moraes
PinhaisPrograma Permanente de Arte e Cultura do IFPR Campus Pinhais (ProPAC Pinhais)Jefferson Araujo Moraes
Quedas do IguaçuCine Debate - IFAndré Luiz de Souza Celarino
Telêmaco BorbaArteFato: sistema de aprendizagem digital para a disciplina de ArteLeonardo Nickson da Silva
Telêmaco BorbaCine Café HispánicoKelly Cristinna Frigo Nakayama
Telêmaco BorbaFiesta Hispánica del IFPR- Telêmaco BorbaKelly Cristinna Frigo Nakayama
UmuaramaIF da AlegriaMeire Pereira de Souza Ferrari
UmuaramaIF MusicMeire Pereira de Souza Ferrari
União da VitóriaCultura CorporalJéssica Suelen Ferreira de Souza
União da VitóriaIF em CenaJéssica Suelen Ferreira de Souza
União da VitóriaIF SolidárioJéssica Suelen Ferreira de Souza
União da VitóriaMente sã, corpo sãoJéssica Suelen Ferreira de Souza

2021

CampusTítulo do projetoCoordenador
AstorgaCultura e ArteAnneli Santos de Souza
Campo LargoPrograma Permanente de Arte e Cultura do IFPR Campus Campo Largo ( ProPAC)Luciana Milcarek
CascavelLeituras de Carolina: aspectos sociais e filosóficos da obra "Quarto de Despejo"Thiago Leibante Silva
ColomboCasa Encantada: Biblioteca Infantil EcológicaCamilla Carpanezzi La Pastina
ColomboNIEPIDH - ColomboCarine Rossane Piassetta Xavier
Coronel VividaIFCINE Cinema para Pensar, Espaço para CriarKatyuscia Sosnowski
CuritibaARTIF - Festival de Arte e Cultura do IFPR Campus CuritibaCristine Roberta Piassetta Xavier
CuritibaCaleidoscópio - as diversas expressões da ArteLigia Cristina Battezzati
CuritibaDancIFEd Carlos da Silva
CuritibaGrupo Artístico Tô DentroCristine Roberta Piassetta Xavier
CuritibaQuartiFWilson Lemos Junior
IratiSaraulaMateus Romanini
IvaiporãArte e Cultura na ContemporaneidadeSonia Maria da Costa Mendes
JacarezinhoPrograma de Ações Artísticas e Culturais IntegradasAntônio Marcelino Vicenti Rodrigues
Jaguariaíva#EscritoPorElasLisandra Maria Kovaliczn Nadal
JaguariaívaAlunos Produtores de PodcastsDanilo Augusto Ferreira de Jusuz
JaguariaívaUnião CulturalLisandra Maria Kovaliczn Nadal
PalmasAlunos Produtores de Podcasts - Campus PalmasFelipe de Araújo Carvalho
PalmasEducação em Direitos Humanos: diálogos, desafios e proposiçõesMarcia de Campos Biezeki
ParanaguáOficinas de música e formação de bandaLeandro Gumboski
ParanaguáPapelaria Solidária: promovendo a gestão de resíduos e a troca solidária no IFPR - Campus ParanaguáAllan Paul Krelling
ParanaguáRádio IFPRAlexandre Chiarelli
ParanavaíCafé de IdeiasBárbara Poli Uliano Shinkawa
ParanavaíFestival de Talentos - Um espaço para a integração da diversidade culturalClodoaldo Cristiano Reis
ParanavaíGincana Solidária IFPRRosangela Jovino Alves
ParanavaíMusicarte: transformando vidasEster Cristina Back Schulz
ParanavaíPodEducar em Direitos Humanos: diversidade e cibercultura no contexto escolarEster Cristina Back Schulz
PinhaisCirculação de Espetáculos - Morro do Pão de Ló perneta: Lendas Daqui Ação do Programa Formação de Espectadores: Cultura e Cidadania na ComunidadeJefferson Araújo Moraes
PinhaisFormação de Espectadores: Cultura e Cidadania na ComunidadeJefferson Araújo Moraes
PinhaisPrograma Permanente de Arte e Cultura do IFPR Campus Pinhais (ProPAC Pinhais)Jefferson Araújo Moraes
Quedas do IguaçuCine Debate - IFAndré Luiz de Souza Celarino
Telêmaco BorbaArteFato: sistema de aprendizagem digital para a disciplina de ArteLeonardo Nickson da Silva
Telêmaco BorbaCine Café HispánicoKelly Cristinna Frigo Nakayama
Telêmaco BorbaFiesta Hispánica del IFPR- Telêmaco BorbaKelly Cristinna Frigo Nakayama

2020

CampusTítulo do projetoCoordenador
Assis ChateaubriandArte e Cultura No IFPR AssisAndressa Bilha Cruz
AstorgaConexões entre música e políticaAnneli Santos de Souza
AstorgaEscrita e Criatividade: Poéticas CotidianasAnneli Santos de Souza
BarracãoArte e Cultura: a janela do IFPRValdenir Lotti
Campo Largo#QuarenteNAC (Ação nas redes sociais durante a pandemia)Luciana Milcarek
Campo LargoExposição: A Mulher na Arte e na HistóriaLuciana Milcarek
Campo LargoGaleria Virtual (Ação referente ao Dia Consciência Negra em parceria com NEABI)Luciana Milcarek
Campo LargoProjeto 1: Let it Be (The Beatles) - GMCLEstanislau Velasco Júnior
Campo LargoProjeto 2: Sangue Latino (Secos e Molhados)Estanislau Velasco Júnior
Campo LargoProjeto 3: I Want To Break Free (Queen)Estanislau Velasco Júnior
Campo LargoProjeto 4: Quem sabe isso quer dizer amor (Lô Borges e Márcio Borges) 467Estanislau Velasco Júnior
Campo LargoProjeto 5: Carinhoso (Pixinguinha e João de Barro) 420Estanislau Velasco Júnior
Campo LargoProjeto Extra: 2020 - Reaprendendo a Viver 520Estanislau Velasco Júnior
Campo LargoProPAC - Programa Permanente de Arte e CulturaLuciana Milcarek
CapanemaEu, At@r!Daniela Silvestrin
CascavelCinema e Direitos Humanos - diálogos socioculturaisThiago Leibante
CascavelIfaz de contaMauricio Marcelino De Lima
CascavelPorta-vozes: literatura oralizada e dramatizadaPoliana Sella
CascavelProdução teatral e direitos humanosMauricio Marcelino De Lima
ColomboCasa Encantada: Biblioteca Infantil EcológicaCamilla Carpanezzi La Pastina
ColomboNúcleo da Cena- IFCarine Piasseta Xavier
ColomboPrograma Permanente de Arte e Cultura (ProPAC) Campus ColomboCamilla Carpanezzi La Pastina
Coronel VividaIFCINE Cinema para Pensar, Espaço para CriarKatyúscia Sosnowski
CuritibaARTIF - Festival de Arte e Cultura do IFPR Campus CuritibaCristine Roberta Piassetta Xavier
CuritibaCaleidoscópio - as diversas expressões da ArteLigia Cristina Battezzati
CuritibaCapoeirando no IFPR: saberes e práticas de um patrimônio cultural do Brasil e da humanidadeLarissa Lopes Mellinger
CuritibaDancIF - Dança de SalãoEd Carlos da Silva
CuritibaEquipamentos para o Núcleo de Arte e Cultura do Campus CuritibaCristine Roberta Piassetta Xavier
CuritibaGrupo Artístico Tô DentroCristine Roberta Piassetta Xavier
CuritibaQuartIFWilson Lemos Junior
Foz do IguaçuArteandoGivaldo Moises de Oliveira
GoioerêLives com mestres da Palhaçaria nacionalMarcelo Adriano Colavitto
IratiOlhar Fotográfico: Princípios Técnicos e Artísticos da FotografiaMaressa de Oliveira Macedo
Ivaiporã“THEASTAI”: Grupo De Teatro IFPR – Campus IvaiporãPaulo Roberto Krüger
IvaiporãArte e Cultura no IFPRSonia Maria da Costa Mendes e Mariana Clos
IvaiporãArte em Cena - coronavírusSonia M da C Mendes
IvaiporãCampanha Nacional contra o Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes.Sonia M da C Mendes
IvaiporãDANCE WITH USJuliana Moratto
IvaiporãEstudos da Imagem e Processos de AprendizagemSonia Maria da Costa Mendes e Andrea Martini Ribeiro
IvaiporãProdução da Edição Especial do Jornal Vanguarda “Isolamento Social Contra Covid-19”Sonia M da C Mendes
IvaiporãProdução de 06 lives sobre Arte/História da Arte (gravadas e disponibilizadas no Youtube).Sonia M da C Mendes
JacarezinhoPrograma de Ações Artísticas e Culturais IntegradasAntônio Marcelino Vicenti Rodrigues
Jaguariaíva#EscritoPorElasLisandra Maria Kovaliczn Nadal
JaguariaívaAlunos Produtores de PodcastsFelipe de Araújo Carvalho
JaguariaívaBiblioterapia: desenvolvendo laços com livrosLisandra Maria Kovaliczn Nadal
JaguariaívaUnião CulturalLisandra Maria Kovaliczn Nadal
LondrinaConsciência Negra em DebateMax Alexandre de Paula Gonçalves
LondrinaO corpo fala...Washington Luiz da Costa
Paranaguá#emcasacomlinguagensifprpguaAline Tschoke Vivan
ParanaguáA cultura corporal no IFPR Paranaguá: Novas possibilidades de vivência no tempo e espaço de lazer dos alunosAline Tschoke Vivan
ParanaguáAprendendo e ensinando nas ondas do rádio: comunicando novas práticas e novas reflexõesKauê Avanzi
ParanaguáCoral IFPRMariane Schaffer Dias
ParanaguáFABLAB Campus ParanaguáRafael Rogora Kawano
ParanaguáIFZENEvelyn Raquel Carvalho
ParanaguáOficinas de Arte e CulturaAline Tschoke Vivan
ParanaguáOficinas de música e formação de bandaLeandro Gumbosk
ParanavaíCafé de IdeiasGabriela Fujimori
ParanavaíGincana SolidáriaRosângela Jovino Alves
ParanavaíMusicarte: transformando vidasEster Cristina Back Schulz
PinhaisClube de LeituraJeanine Geraldo Javarez
PinhaisEscola do RockRodrigo Coura Dias
PinhaisOlhos sobre a Tela: cinema e realidadeJosé Aparício da Silva
PinhaisPrograma Formação de Espectadores: Cultura e Cidadania na ComunidadeJefferson Araujo Moraes
PinhaisRevista DesassossegosJosé Aparício da Silva
Telêmaco BorbaCine Café HispánicoKelly Cristinna Frigo Nakayama
Telêmaco BorbaCine Clube - cinema e realidade social no Campus Telêmaco BorbaGuilherme Sachs
Telêmaco BorbaCurso de Extensão Formulários Google como Ferramenta Pedagógica para a Produção de Materiais Didáticos em LínguasGuilherme Sachs
Telêmaco BorbaElaboração de catálogo de plantas medicinais tradicionais: o saber tradicional das comunidades FaxinaisGustavo da Conceição Bahr
Telêmaco BorbaFiesta Hispánica del IFPR- Campus Telêmaco BorbaKelly Cristinna Frigo Nakayama
Telêmaco BorbaHallowIFMárcia de São Thiago Rosa
Telêmaco BorbaIF em DançaMariana Ciminelli Maranho
Telêmaco BorbaIF InclusãoLarissa Diniz Ribeiro
Telêmaco BorbaMais que Meninas: voz ativa sim!Roseilda Maria da Silva
Telêmaco BorbaPreservArt - pensando o meio ambiente através da arte e do artesanatoGuilherme Sachs

2019

CampusTítulo do projetoCoordenador
Assis ChateaubriandArte E Cultura no IFPR AssisAndressa Bilha Cruz
Campo LargoShow de Talentos 2019Luciana Milcarek
CapanemaArroz, feijão e violão: música no campusDaniela Silvestrin
CapanemaDançandoDaniela Silvestrin
CapanemaEu atorDaniela Silvestrin
CascavelIF MUSICLineker Alan Gabriel Nunes
CascavelIFAZ DE CONTAMauricio Marcelino de Lima
ColomboAteliê LivreCamilla Carpanezzi
ColomboCanto do ContoCamilla Carpanezzi
ColomboNúcleo da Cena- IFCarine Xavier
Coronel VividaGrupo de Teatro : Sonhos de uma Noite de VerãoKatyuscia Sosnowski
Coronel VividaIFCINE - Cinema para pensar espaço para criarKatyuscia Sosnowski
CuritibaCaleidoscópio - as diversas expressões da ArteLigia Cristina Battezzati
CuritibaCapoeirando no IFPR: saberes e práticas de um patrimônio cultural do Brasil e da HumanidadeLarissa Lopes Mellinger
CuritibaDancif - Dança de SalãoEd Carlos da Silva
CuritibaGrupo Artístico Tô DentroCristine Roberta Piassetta Xavier
Foz do IguaçuArteandoGivaldo Moises de Oliveira
Foz do IguaçuClube da MúsicaLeonir Olderico Colombo
IratiArte Corpo e Tecnologia: Formação continuada para professores da rede estadual de ensino de Irati-PRMaressa de Oliveira Macedo
IratiIF DançaTalita Stresser de Assis
IratiOlhar Fotográfico: Princípios Artísticos e Técnicos da FotografiaMaressa de Oliveira Macedo
Ivaiporã"Theastai": Grupo de Teatro IFPR - Campus IvaiporãPaulo Roberto Krüger
IvaiporãArte e Cultura Afrobrasileira nos Espaços Do IFPR - 2019Sonia Maria da Costa Mendes e Juliana Moratto
IvaiporãArte e Cultura no IFPRSonia Maria da Costa Mendes e Mariana Clos
IvaiporãDance with usJuliana Moratto
IvaiporãEstudos da Imagem e Procesoss de AprendizagemSonia Maria da Costa Mendes
IvaiporãII Encontro de Humanidades do Vale do Ivaí - "Nós, os normais"José Eduardo Pimentel Filho
JaguariaívaUnião CulturalIvan Takashi Kano
LondrinaIII Consciência Negra em DebateMax Alexandre de Paula Gonçalves
LondrinaO corpo fala...Washington Luiz da Costa
PalmasA Arte Mural como reflexão sobre a diversidade e a produção partilhada do conhecimento em uma concepção pós-humana: imagens e narrativas das etnias de PalmasMagda Salete Vicini
PalmasConhecendo A Linguagem Do Cinema Por Meio Da Produção De Curta-MetragemNeuza Fonseca
PalmasG.E.D.I. - Grupo de estudo do discursoJacob dos Santos Biziak
PalmasGrupo Pan: Arte E EmancipaçãoDouglas Colombelli Parra Sanches
Paranaguá"O Lugar da Filosofia e da Sociologia na Escola - (SOFIA)": diálogo de saberes e formação continuada de alunos do ensino médio de escolas públicas de Paranaguá no processo seletivo universitário.Rogério Baptistella
ParanaguáAs práticas corporais vivenciadas no tempo e espaço de lazer dos cidadãos do litoral do ParanáAline Tschoke
ParanaguáCoral IFPRMariane Schaffer Dias
ParanaguáDança IFPRAline Tschoke
ParanaguáFABLAB Campus ParanaguáRafael Rogora Kawano
ParanaguáFestival de músicaLeandro Gumboski
ParanaguáFora da Bolha: Comunicação Social na boca do povoEvelyn Raquel Carvalho
ParanaguáOficinas de Arte e CulturaLeandro Gumboski
ParanaguáProjeto de extensão de acompanhamento de jovens em cumprimento de MSE- Medidas Sócio Educativas no IFPREvelyn Raquel Carvalho
ParanaguáUm Barco Atravessa Rios e Mares: Movimentos de Extensão em Torno de Patrimônios Culturais CaiçarasAntonio João Galvão de Souza
ParanaguáValorizar: Fortalecendo prestadores de serviços do IFPREvelyn Raquel Carvalho
ParanavaíCafé de IdeiasBarbara Poli Uliano Shinkawa
ParanavaíGincana SolidáriaRosângela Jovina Alves
ParanavaíMusicarte: transformando vidasEster Cristina Back Schulz
PinhaisClube de LeituraJeanine Geraldo Javarez
PinhaisEscola do RockRodrigo Coura Dias
PinhaisFormação de Espectadores: Cultura e Cidadania na ComunidadeJefferson Araujo Noraes
PinhaisOlhos sobre a Tela: cinema e realidade social no Cine Clube do Campus PinhaisJosé Aparicio da Silva
PitangaEntrearte e ExposiçõesTania Regina Rossetto
Telêmaco BorbaCine Clube: cinema e realidade social no Campus Telêmaco BorbaGuilherme Sachs
Telêmaco BorbaFiesta Hispánica del IFPR - Telêmaco BorbaKelly Cristinna Frigo Nakayama
Telêmaco BorbaPreservArt: pensando o meio ambiente através da arte e do artesanato.Guilherme Sachs
UmuaramaÁrea de ForróMáriam Trierveiler Pereira
UmuaramaArte FlamencaMáriam Trierveiler Pereira
UmuaramaDeusas do VentreMáriam Trierveiler Pereira
UmuaramaFaça Arte no IFPRMáriam Trierveiler Pereira
UmuaramaGrupo de Estudos de Teoria FlamencaMáriam Trierveiler Pereira
UmuaramaIFPipocaMáriam Trierveiler Pereira
UmuaramaIFPRádioMáriam Trierveiler Pereira
UmuaramaLiterandoClaudio Luiz Mangini

2018

CampusTítulo do projetoCoordenador
Assis ChateaubriandArte e Cultura no IFPR AssisAndressa Bilha Cruz
Capanema"Arroz, feijão e Violão: Música no Campus".Daniela Silvestrin
CapanemaEu ator!Daniela Silvestrin
CapanemaFazendo ArteDaniela Silvestrin
CapanemaFazendo dança na escola.Daniela Silvestrin
CascavelIF MUSIC - Concertos didáticos 1º edição: Cultura Musical como forma de conscientização do respeito à diversidadeLineker Alan Gabriel Nunes
CascavelIFaz de ContaMauricio Marcelino de Lima
ColomboA arte de produzir documentáriosJoão Paulo Partala
ColomboAteliê Livre (Artes Visuais)Camilla Carpanezzi
ColomboBiblioteca InfantilCamilla Carpanezzi
ColomboCanto do ContoCamilla Carpanezzi
ColomboDiálogos Interartes: O papel da literatura e da pintura na formação da identidade nacional a partir da produção artística da família Taunay em viagens pelo Brasil no século XIX.Priscila Giacomassi
ColomboDocumentário: "O lapso: Interrupção da nossa história"João Paulo Partala
ColomboEra uma vez.... o despertar para a criação cênica na comunidade quilombola da região de Colombo.Carine Xavier
ColomboMemória e Cultura de ColomboCamilla Carpanezzi
ColomboMulher e o mundo do trabalhoMIrele Jacomel
Coronel VividaIFCINE – Cinema para pensar espaço para criarKatyuscia Sosnowski
CuritibaCaleidoscópio - as diversas expressões da arteLigia Cristina Battezzati
CuritibaDANCIFEd Carlos da Silva
CuritibaGrupo Artístico Tô DentroCristine Roberta Piassetta Xavier
CuritibaOlimpíada Multidisciplinar de Física - Online (International Physics and Culture Olympiad - IPhCO).Jânia Duha
CuritibaQUARTIFWilson Lemos Junior
IratiOlhar Fotográfico: Principios Técnicos e Artísticos da FotografiaMaressa de Oliveria Macedo
Ivaiporã"Theastai": Grupo de Teatro IFPR - Campus IvaiporãPaulo Roberto Kruger
IvaiporãArte e Cultura no IFPRSonia Maria da Costa Mendes
IvaiporãEstudos de Imagem e Processos de AprendizagemSonia Maria da Costa Mendes
Jaguariaíva#EscritoPorElasLisandra Maria Kovaliczn Nadal
JaguariaívaBiblioterapia: desenvolvendo laços com livrosLisandra Maria Kovaliczn Nadal
JaguariaívaUnião CulturalIvan Takashi Kano
LondrinaIII Consciência Negra em DebateMax Alexandre de Paula Gonçalves
LondrinaO corpo fala...Washington Luiz da Costa
PalmasExposição Infâncias (Magda Vicini)Magda Salete Vicini
PalmasIntervalo de Arte e CulturaMagda Salete Vicini
ParanaguáA cultura corporal no IFPR Paranaguá: novas possibilidades de vivência no tempo e espaço de lazer dos alunosAline Tschoke
ParanavaíBalaio CulturalEster Cristina Back Schulz
ParanavaíCafé de IdeiasBarbara Poli Uliano Shinkawa
ParanavaíFestival de TalentosEster Cristina Back Schulz
ParanavaíGincana SolidáriaRosângela Jovina Alves
ParanavaíIntervalo CulturalEster Cristina Back Schulz
ParanavaíMusicarte: transformando vidasEster Cristina Back Schulz
ParanavaíOficina de Narrativas PopularesEster Cristina Back Schulz
PinhaisClube de LeituraJeanine Geraldo Javarez
PinhaisEscola do RockRodrigo Coura Dias
PinhaisPrograma Formação de Espectadores: Cultura e Cidadania na ComunidadeJefferson Araujo Moraes
PitangaCiclo de Palestras: a Biblioteca como mediação cultural e apropriação da informaçãoAnauzira Silveira de Rezende Kurita
PitangaQue é uma mulher? Educação, Memória e IdentidadeAmanda Luzia da Silva
Telêmaco BorbaFestival de Arte e CulturaMariana Ciminelli Maranho
Telêmaco BorbaFiesta HispânicaKelly C. F. Nakayama
Telêmaco BorbaFotografia e SubjetividadesLeonardo Nickson da Silva
Telêmaco BorbaPreservArtGuilherme Sachs
UmuaramaÁrea de ForróMáriam Trierveiler Pereira
UmuaramaArte FlamencaMáriam Trierveiler Pereira
UmuaramaDeusas do VentreMáriam Trierveiler Pereira
UmuaramaFaça Arte no IFPRMáriam Trierveiler Pereira
UmuaramaGrupo de Estudos de Teoria FlamencaMáriam Trierveiler Pereira
UmuaramaIF - MusicJosiane Barbosa Gouvêa
UmuaramaIFPipoca/Cine ArteMáriam Trierveiler Pereira
UmuaramaLiterandoClaudio Luiz Mangini

2017

CampusTítulo do projetoCoordenador
AstorgaCompartilhArteRosa Amélia Barbosa
AstorgaCorArte: Coral e arte, um desdobramento do CompartilhArteRosa Amélia Barbosa
BarracãoSaraulaMateus Romanini
Campo LargoI Mostra da ExpressividadeEverton Ribeiro
ColomboBiblioteca InfantilCamilla Carpanezzi
ColomboDocumentário: “O lapso: Interrupção da nossa história”João Paulo Partala
ColomboMulher e o mundo do trabalhoMirele Jacomel
Coronel VividaIFCINE – Cinema para pensar espaço para criarKatyuscia Sosnowski
CuritibaCaleidoscópio: as diversas expressões da ArteLigia Cristina Battezzati
CuritibaDancifEd Carlos da Silva
CuritibaOlimpíada Multidisciplinar de Física - Online (International Physics and Culture Olympiad - IPhCO)Jânia Duha
CuritibaQuartifWilson Lemos Junior
GoioerêTeatro e SociedadeMarcelo Adriano Colavitto
IvaiporãEstudos da Imagem e Processos de AprendizagemSonia Mendes
JacarezinhoMúsica para TodosAdrio Schwingel
ParanaguáCoral IFPR ParanaguáLeandro Gumboski
ParanaguáIV Festival de MúsicaLeandro Gumboski
ParanavaíProjeto Música: transformando vidasEster Cristina Back Schulz
PinhaisGrupo de Hip Hop Flying Boys CrewJefferson Araújo Moraes
PinhaisGrupo de Teatro Rave TheatreJefferson Araújo Moraes
PinhaisOficina de teatro para crianças da comunidadeJefferson Araújo Moraes
Telêmaco BorbaFotografia, arte e sociedadeLeonardo Nickson da Silva
UmuaramaÁrea de ForróMáriam Trierveiler Pereira
UmuaramaArte FlamencaMáriam Trierveiler Pereira
UmuaramaDeusas do VentreMáriam Trierveiler Pereira
UmuaramaFaça Arte no IFPRMáriam Trierveiler Pereira
UmuaramaGrupo de Estudos de Teoria FlamencaMáriam Trierveiler Pereira
UmuaramaIFPipoca/Cine ArteMáriam Trierveiler Pereira
UmuaramaIFPRádioMáriam Trierveiler Pereira
UmuaramaOficina de TeatroMáriam Trierveiler Pereira

2016

CampusTítulo do projetoCoordenador
AstorgaCompartilhArteRosa Amélia Barbosa
Campo LargoArte em Letras: mediação cultural e apropriação da informaçãoLuciana Milcarek
Capanema“Eu, Ator”Daniela Silvestrin
ColomboBiblioteca InfantilCamilla Carpanezzi
ColomboImplantação do Setor Infantil da Biblioteca Pública Municipal Rui Barbosa – Sucursal Maracanã/ColomboHermelinda Peixoto Pereira Martins
Coronel VividaArtevida: empoderando os artesãos de Coronel VividaKatyuscia Sosnowski
CuritibaQuartifWilson Lemos Junior
GoioerêMáscaras da Commedia dell’ArteMarcelo Adriano Colavitto
IvaiporãEstudos da Imagem e Processos de AprendizagemSonia Mendes
JacarezinhoMúsica para TodosAdrio Schwingel
JacarezinhoSUA – Sistema Único da AlegriaEverton Ribeiro
JacarezinhoUm grito pelo respeito às diferenças: educação preventiva e diversidade sexualEverton Ribeiro
JaguariaívaRádio na escola: Pesquisa histórica da música brasileira – divulgação da cultura musical na cidade de JaguariaívaRamon Martins
PalmasIF CulturalFilipe Marchioro Pfutzenreuter
ParanaguáCinema em açãoElaine Teresa Mandelli Arns
ParanaguáCoral IFPR ParanaguáLeandro Gumboski
ParanaguáEsportes intelectuais: como jogar, ensinar e organizar eventos de xadrez e damas na escolaValério Brusamolin
ParanaguáIII Festival de MúsicaLeandro Gumboski
ParanaguáIntervenção artística por meio do mosaico no Instituto Federal do Paraná - Campus ParanaguáJuliana Regina Pretto
ParanavaíProjeto Música: transformando vidasEster Cristina Back Schulz
PinhaisGrupo de Teatro Rave TheatreJefferson Araújo Moraes
Telêmaco BorbaDeclama IFLeonardo Nickson da Silva
Telêmaco BorbaFotografia, arte e sociedadeLeonardo Nickson da Silva
UmuaramaÁrea de ForróMáriam Trierveiler Pereira
UmuaramaArte FlamencaMáriam Trierveiler Pereira
UmuaramaDeusas do VentreMáriam Trierveiler Pereira
UmuaramaFaça Arte no IFPRMáriam Trierveiler Pereira
UmuaramaGrupo de Estudos de Teoria FlamencaMáriam Trierveiler Pereira
UmuaramaIF TeatroMaria Cristina de Castro Pereira
UmuaramaIFPipoca/Cine ArteMáriam Trierveiler Pereira
UmuaramaIFPRádioMáriam Trierveiler Pereira
UmuaramaOficina de TeatroMáriam Trierveiler Pereira

2015

CampusTítulo do projetoCoordenador
Assis ChateaubriandGrupo Musical Institucional IFPRFelipe Augusto Gorla
AstorgaCompartilhArteRosa Amélia Barbosa
Campo LargoArte em Letras: mediação cultural e apropriação da informaçãoLuciana Milcarek
ColomboArte e Brincadeira na PraçaCamilla Carpanezzi
Coronel VividaArte e Artesania no IFPRKatyuscia Sosnowski
CuritibaCapoeirando no IFPR: saberes e práticas corporais de um patrimônio cultural do Brasil e da humanidadeLarissa Lopes Mellinger
CuritibaQuartifWilson Lemos Junior
GoioerêFormação em Iniciação Teatral e As Máscaras da Commedia dell’ArteMarcelo Adriano Colavitto
JacarezinhoBiblioteca VivaJeferson Abílio da Silveira
JacarezinhoMúsica para TodosAdrio Schwingel
JacarezinhoSUA – Sistema Único da AlegriaEverton Ribeiro
JacarezinhoTeatro em Cena: reinventando nossa realidadeEverton Ribeiro
PalmasImagens da história: construção do passado e educação patrimonial a partir de imagens fotográficas de Palmas/PRSilvano Aparecido Redon
PalmasLiteratura e Cultura no Ensino de Língua Inglesa: Integrando SaberesKátia Cilene Silva Santos Conceição
PalmasNoite da diversidade cultural: valorização da cultura indígena e quilombolaCamila Garcia Salvador Sanches
ParanaguáCoral IFPR ParanaguáLeandro Gumboski
ParanaguáFesta da Cultura IFPR Campus ParanaguáEliege Cristina Pepler
ParanaguáIFPRádio: projeto mídia no Campus CuritibaTatiana de Medeiros Canziani
ParanaguáOficinas de Música – práticas de conjuntoLeandro Gumboski
PinhaisFormação de Plateia: Cultura e Cidadania da ComunidadeJefferson Araujo Moraes
PinhaisGrupo de Teatro Rave TheatreJefferson Araújo Moraes
PitangaFazendo ArteLeila Cleuri Pryjma
UmuaramaÁrea de ForróMáriam Trierveiler Pereira
UmuaramaArte FlamencaMáriam Trierveiler Pereira
UmuaramaDeusas do VentreMáriam Trierveiler Pereira
UmuaramaFaça Arte no IFPRMáriam Trierveiler Pereira
UmuaramaGrupo de Estudos de Teoria FlamencaMáriam Trierveiler Pereira
UmuaramaIF AlegriaMeire Pereira de Souza Ferrari
UmuaramaIF MusicMeire Pereira de Souza Ferrari
UmuaramaIF TeatroMaria Cristina de Castro Pereira
UmuaramaIFPipoca/Cine ArteMáriam Trierveiler Pereira
UmuaramaIFPRádioMáriam Trierveiler Pereira
UmuaramaOficina de TeatroMáriam Trierveiler Pereira

2014

CampusTítulo do projetoCoordenador
Assis ChateaubriandArte e Reciclagem: mãos criativas, uma possibilidade de renda.Andressa Bilha Cruz
Assis ChateaubriandResgate da identidade e cultura dos Chateaubriandenses por meio de narrativasMichelli Cristiana Galli
CuritibaArtes cênicas como alternativa para o desenvolvimento humano, social e culturalLigia Cristina Battezzati
CuritibaGrupo Artístico Tô DentroCristine Roberta Piassetta Xavier
CuritibaQuartifWilson Lemos Junior
GoioerêArte, Cultura e Patrimônio: ações educativas complementares no processo de implantação do Museu de GoioerêJulyana Salette Biavatti
GoioerêDesenvolvimento de figurino para o Coral Pérolas de GoioerêJulyana Salette Biavatti
IvaiporãIFPR MUSIC – Oficina de BandasMauricio Marcelino de Lima
JacarezinhoBalaio Cultural – Cultura para TodosMeire Martoni Matheus Teixeira de Almeira / Geovanna Faganelli Martins
JacarezinhoCara branca, nariz vermelho: o palhaço na ruaEverton Ribeiro
JacarezinhoHistórias, Contos e “Causos” da região: a memória individual e coletiva da terceira idade na preservação da cultura e da história localEverton Ribeiro
JacarezinhoHistórias, Contos e “Causos” da região: a memória individual e coletiva da terceira idade na preservação da cultura e da história localRafael Ribas Galvão
JacarezinhoLevantamento e registro da memória oral do movimento teatral do CAT, Conjunto Amadores de Teatro da cidade de Jacarezinho, ParanáEverton Ribeiro
JacarezinhoSUA – Sistema Único da AlegriaEverton Ribeiro
JacarezinhoTeatro em Cena: reinventando nossa realidadeEverton Ribeiro
ParanaguáCineclube Rio da VilaEliege Cristina Pepler
ParanaguáEstudo artístico da cultura pop japonesaAlexandre Chiarelli
ParanaguáLeituras de literatura brasileira contemporâneaAntônio João Galvão de Souza
ParanavaíMúsica:transformando vidasAngela Fontana Marques
UmuaramaÁrea de ForróMáriam Trierveiler Pereira
UmuaramaArte FlamencaMáriam Trierveiler Pereira
UmuaramaDeusas do VentreMáriam Trierveiler Pereira
UmuaramaFaça Arte no IFPRMáriam Trierveiler Pereira
UmuaramaGrupo de Estudos de Teoria FlamencaMáriam Trierveiler Pereira
UmuaramaIF AlegriaMeire Pereira de Souza Ferrari
UmuaramaIFPipoca/Cine ArteMáriam Trierveiler Pereira
UmuaramaIFPRádioMáriam Trierveiler Pereira

2013

CampusTítulo do projetoCoordenador
Assis ChateaubriandOficina de Arte, Teatro e Reciclagem IIAndressa Bilha Cruz
CuritibaDança de SalãoRodrigo Navarro
CuritibaProjeto Cine CulturaNayamim dos Santos Moscal
CuritibaQuartifWilson Lemos Junior
ParanaguáConhecimento, Cultura e Comunidade: Semana de Comemorações de 5 anos do IFPR Campus ParanaguáJuliana Regina Pretto
ParanaguáEstudo artístico da cultura pop japonesaAlexandre Chiarelli
ParanaguáEtnodoc: patrimônio e imagem em focoPatrícia Martins
ParanaguáFestival de Música IFPR Campus ParanaguáSergio Garcia dos Mártires
ParanaguáIFPR em TeatroIvani Ferreira
ParanaguáLeituras de literatura brasileira contemporâneaAntônio João Galvão de Souza
ParanavaíProjetos Esportivos e Culturais no âmbito do IFPR/ParanavaíAntão Rodrigo Valentim
UmuaramaÁrea de ForróMáriam Trierveiler Pereira
UmuaramaArte FlamencaMáriam Trierveiler Pereira
UmuaramaDeusas do VentreMáriam Trierveiler Pereira
UmuaramaFaça Arte no IFPRMáriam Trierveiler Pereira
UmuaramaGrupo de Estudos de Teoria FlamencaMáriam Trierveiler Pereira
UmuaramaIF MusicMeire Pereira de Souza Ferrari
UmuaramaIFPipoca/Cine ArteMáriam Trierveiler Pereira
UmuaramaIFPRádioMáriam Trierveiler Pereira

2012

CampusTítulo do projetoCoordenador
Assis ChateaubriandOficina de Arte e ReciclagemAndressa Bilha Cruz
CuritibaDança de SalãoRodrigo Navarro
CuritibaLíngua, literatura, cultura e gêneros discursivosMaria Cristina Ferreira
JacarezinhoLevantamento e registro da memória oral do movimento teatral do CAT, Conjunto Amadores de Teatro da cidade de Jacarezinho, Paraná.José Francisco Quaresma Soares da Silva
JacarezinhoO teatro como pedagogia e a pedagogia do teatro.Larissa Miranda Júlio
Palmas396 sem ShakespearePatricia de Lara Ramos
UmuaramaÁrea de ForróMáriam Trierveiler Pereira
UmuaramaArte FlamencaMáriam Trierveiler Pereira
UmuaramaDeusas do VentreMáriam Trierveiler Pereira
UmuaramaFaça Arte no IFPRMáriam Trierveiler Pereira
UmuaramaGrupo de Estudos de Teoria FlamencaMáriam Trierveiler Pereira
UmuaramaIFPipoca/Cine ArteMáriam Trierveiler Pereira
UmuaramaIFPRádioMáriam Trierveiler Pereira

2011

CampusTítulo do projetoCoordenador
CuritibaIntervalo CulturalCristine Roberta Piassetta Xavier
PalmasI Ciclo de Estudos do IFPR/Palmas: cultura e educação na contemporaneidadeLuiz Ney Todero
ParanaguáLeitura literária, interpretação e autoria em multimídiaRosana de Fátima Silveira Jammal Padilha
UmuaramaÁrea de ForróMáriam Trierveiler Pereira
UmuaramaArte FlamencaMáriam Trierveiler Pereira
UmuaramaDeusas do VentreMáriam Trierveiler Pereira
UmuaramaFaça Arte no IFPRMáriam Trierveiler Pereira
UmuaramaIFPipoca/Cine ArteMáriam Trierveiler Pereira
UmuaramaIFPRádioMáriam Trierveiler Pereira
UmuaramaMestre das ArtesMáriam Trierveiler Pereira

2010

CampusTítulo do projetoCoordenador
CuritibaEncontros de Cultura e Comunicação do IFPRPatrícia Meyer
ParanaguáLeitura literária, interpretação e autoria em multimídiaRosana de Fátima Silveira Jammal Padilha
UmuaramaÁrea de ForróMáriam Trierveiler Pereira
UmuaramaArte FlamencaMáriam Trierveiler Pereira
UmuaramaFaça Arte no IFPRMáriam Trierveiler Pereira
UmuaramaIFPipoca/Cine ArteMáriam Trierveiler Pereira
UmuaramaIFPRádioMáriam Trierveiler Pereira

Projetos de ensino

O Portal das Artes é uma ferramenta com atualização anual, procurando ampliar os itens de sua composição para utilização no âmbito institucional.

O objetivo é proporcionar a participação dos representantes dos Núcleos de Arte e Cultura (NACs), professores de artes, agentes culturais e pesquisadores na área de Arte e Cultura na inserção de novas informações a serem compartilhadas. Assim, objetiva demonstrar a produção artística e institucional do IFPR.

Aqueles que desejarem disponibilizar/atualizar informações de seus Projetos no Portal das Artes, devem repassar as informações para o representante do NAC local. Somente serão apresentados dados e/ou informações dos projetos devidamente cadastrados no Comitê de Pesquisa e Extensão dos Campi (Cope).

2021

CampusTítulo do projetoCoordenador
Quedas do IguaçuPráticas de banda: desenvolvimento musical em grupoElaine Cristina Zotti

2020

CampusTítulo do projetoCoordenador
Quedas do IguaçuArte LúdicaCamilla Carpanezzi La Pastina
Quedas do IguaçuBanda Sala 21Elaine Zotti

2019

CampusTítulo do projetoCoordenador
Coronel VividaAssédio moral e sexual nas relações hierárquicas e institucionais: em busca do direito à felicidade.Candida Leopoldino
CuritibaGrupo Artístico Tô DentroCristine Roberta Piassetta Xavier
CuritibaCaleidoscópio - as diversas expressões da ArteLigia Cristina Battezzati
CuritibaDancif - Dança de SalãoEd Carlos da Silva
CuritibaCapoeirando no IFPR: saberes e práticas de um patrimônio cultural do Brasil e da HumanidadeLarissa Lopes Mellinger
IratiOficina de redaçãoAntonio Peterson Nogueira Do Vale
ParanaguáCoral IFPRMariane Schaffer Dias
ParanaguáCirco IFPR 2019Alexandre Chiarelli e Aline Tschoke
ParanaguáMeu curso em cena 2019Alexandre Chiarelli, Aline Tschoke, Rosana Jamal
Quedas do IguaçuTeatro IFQuedasPaola Andreza Ávila Soares
Quedas do IguaçuBanda Sala 21Elaine Zotti

2018

CampusTítulo do projetoCoordenador
IratiOlhar Fotográfico: Princípios Técnicos e Artísticos da FotografiaMaressa De Oliveria Macedo
IratiPersonagens Malditos Século XXI: corpo e cinema em do fundo do poço se vê a LuaPeterson Nogueira
PinhaisPrograma Formação de Espectadores: Cultura e Cidadania na ComunidadeJefferson Araujo Moraes
Quedas do IguaçuTeatro IFPR QuedasPaola Andreza Ávila Soares
Quedas do IguaçuBanda Sala 21Elaine Zotti

2017

CampusTítulo do projetoCoordenador
União da VitóriaPé no Palco: música, dança e teatroGiciélen Beatriz Retcheski Vicente
UmuaramaGambiarras: Desvio de Função de Artefatos na Arte e no DesignIvã Vinagre de Lima

Bibliotecas

A missão da Rede de Bibliotecas do IFPR é “promover o acesso e a disseminação da informação, favorecendo, sobretudo, a geração de conhecimentos por meio do incentivo e da valorização do gosto pela leitura, pesquisa e extensão, contribuindo para a formação profissional e humanística da comunidade acadêmica.

A Rede de Bibliotecas é composta por 25 (vinte e cinco) unidades, vinculadas à Diretoria de Ensino, Pesquisa e Extensão nos campi.

Acesso ao Acervo

Base de Dados

Contato Bibliotecas

Bibliografia Temática da Arte e Cultura no IFPR


Políticas institucionais de cultura

Pró Reitoria de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROEPPI)

Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação tem como objetivo o planejamento, a estruturação e o desenvolvimento das políticas de incentivo às atividades de extensão social e tecnológica, pesquisa científica e aplicada, inovação e propriedade intelectual e pós-graduação em toda rede formada pelos campi do IFPR.

E-mail: proeppi@ifpr.edu.br 

Diretoria de Extensão, Arte e Cultura (DIEXT)

A Extensão é um processo educativo, cultural, político, social, inclusivo, científico e tecnológico que promove, de forma indissociável ao ensino e à pesquisa, a interação entre o IFPR e a sociedade.

A Resolução n.11/2018 (Retificada pela Resolução nº 49/2019) – Aprova e institui as diretrizes para as atividades de extensão no âmbito do IFPR

No IFPR a Extensão se efetiva por meio das seguintes ações:

  • Programas;
  • Projetos;
  • Cursos;
  • Eventos;
  • Prestação de serviços;
  • Publicações.

A Diretoria de Extensão, Arte e Cultura possui, entre diversas funções, a coordenação institucional dos Núcleos de Arte e Cultura (NAC) dos Campi. Além disso, a Diext dispõe de Programas Institucionais nas linhas em que atua. Dentro do princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, os Programas buscam a consolidação das políticas de extensão, arte e cultura no IFPR.

Os Programas Institucionais de Extensão visam contribuir para a formação profissional e cidadã de estudantes por meio da sua participação em ações e possuem linhas voltadas à Arte e Cultura, as quais disponibilizam a oferta de bolsas aos estudantes e recursos financeiros aos projetos para execução das atividades.

São eles:

A Proeppi também oferta o Programa de apoio à aquisição de equipamentos para Pesquisa, Extensão, Arte, Cultura, Inovação e Pós-Graduação (Proeq), por intermédio da Diretoria de Pesquisa (Dipe). O programa possui 3 (três) modalidades, sendo uma delas Arte e Cultura, que oferece recursos financeiros para projetos que preveem aquisição de equipamentos voltados especificamente para arte e cultura.

E-mail: diext.proeppi@ifpr.edu.br

Núcleos de Arte e Cultura

Núcleos de Arte e Cultura ( NACs)

Histórico

No I Encontro de Professores de artes do IFPR, que ocorreu em 31/08/2017 e 01/09/2017, na Casa da Cultura de Astorga, foi proposta a implantação do Núcleo Permanente de Arte e Cultura do IFPR;

No Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI 2014/2018 (Revisão 2017/2018), aprovada pela Resolução nº 13 de 24/03/2017, nas Políticas de Cultura (pág. 68-71), foi proposta a criação de Núcleos de Cultura e Arte nos campi do IFPR;

No I Encontro de Arte e Cultura do IFPR, que ocorreu durante o VI Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação do IFPR – VI SE2PIN, foi elaborada uma minuta de Regulamentação dos Núcleos de Arte e Cultura do IFPR – NACs;

Na Resolução nº 69 de 13/12/2017, o Conselho Superior do IFPR aprovou a regulamentação dos Núcleos de Arte e Cultura (NACs) do IFPR.

São objetivos dos NAC's:

I – desenvolver produção e difusão de conhecimento de caráter multi e interdisciplinar, nas diversas áreas do conhecimento da Arte e cultura: Música, Teatro, Artes Visuais, Dança, Culturas Tradicionais, Patrimônio Material e Imaterial e áreas afins.

II – mapear ações artísticas e culturais do IFPR e comunidade a qual pertence, criando um inventário institucional, local e regional.

III – fomentar a formação, a difusão, a articulação e a preservação da arte e da cultura, em consonância com a Lei de Criação dos Institutos Federais (Lei n. 11.892/08).

Relatório Institucional dos NAC's

Portarias dos NAC's por Campus

Atualização em 09/10/2023

Galeria

Ações dos NACs em 2019
Lançamento do Observatório das Artes
Foto dos atores do grupo de teatro. Duas mulheres e três homens. Vestidos de branco, sujos de poeira marrom. O local da foto é um terreno com terra, algumas poucas plantas rasteiras e um paredão de terra que toma todo o fundo da foto.
Grupo de Teatro IFQuedas
Encontro dos Núcleos de Arte e Cultura - 2018

Saiba mais

O Portal das Artes do IFPR é resultado do Projeto de Pesquisa: “Arte e Cultura no IFPR: uma perspectiva de otimizar a aprendizagem e as relações humanas na Educação Profissional e Tecnológica”, iniciado em 2016, sob a coordenação da servidora Luciana Milcarek (SIAPE 1653830), lotada no Campus Campo Largo.

      O projeto abrangeu os Eixos Tecnológicos de Desenvolvimento Educacional e Social, Produção Cultural e Design e Informação e Comunicação, envolvendo duas principais áreas do conhecimento, sendo: Linguística, Letras e Artes (Subárea: Artes), Ciências Humanas (Subárea: Educação / Especialidade: Tecnologia Educacional). O projeto mapeou a promoção de atividades culturais e artísticas nos Campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR), entre os anos de 2010 e 2017, na área de pesquisa e extensão em Arte e Cultura. Criou assim um histórico de ações realizadas e disponibilizou elementos sobre legislação e diretrizes curriculares, mapeamento de professores de Arte, pesquisadores e agentes culturais na instituição, calendário de eventos, cursos ofertados na área, endereços eletrônicos de instituições relacionadas, material bibliográfico sobre Artes e ensino de Artes, políticas institucionais e políticas públicas de Cultura.

A primeira coleta de dados foi realizada pela extração de dados da Plataforma Stela Experta, com arquivo gerado em 13/12/2016, sendo a última atualização dos Currículo Lattes na Plataforma em 05/12/2016. Durante o ano de 2017, a coleta foi realizada, com utilização de Formulário Eletrônico disponibilizado para que os professores de artes inserissem dados referentes aos projetos realizados, em seus respectivos campus. Em junho de 2018, um novo formulário eletrônico foi compartilhado com os representantes dos Núcleos de Arte e Cultura do IFPR (NAC’s).

        A partir do Mapeamento Cultural realizado, criou-se um espaço virtual de divulgação, visando contribuir para a formação de mediadores culturais capazes de fomentar e planejar projetos artísticos e culturais e que ações comunitárias inclusivas e interculturais possam ser disseminadas.

        Tendo em vista a possibilidade de ampliar os dados inseridos (novos cadastros de agentes culturais e pesquisadores, projetos realizados, material bibliográfico, etc.), dando continuidade na inserção de informações de forma permanente, a servidora dispôs-se a vinculá-lo a Pró Reitoria de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFPR (PROEPPI). Devido a sua importância institucional, a servidora se colocou como voluntária para a manutenção do espaço virtual, em parceria com a Diretoria de Extensão, Arte e Cultura (DIEXT). Foi assim criado o “Observatório das Artes do IFPR”, dando continuidade às atividades. O Observatório se tornou um instrumento de informação para consolidação de políticas e para o desenvolvimento e fortalecimento das Artes e Cultura no IFPR, ao considerar a relevância em se cumprir os marcos legais que tratam do direito à Cultura e à Educação.

A Portaria n.1.082, de 25 de julho de 2018, designou as responsáveis pelo Observatório das Artes no âmbito do IFPR, sendo a DIEXT/PROEPPI responsável, juntamente com a referida servidora.

Diante da relevância institucional deste espaço virtual, optou-se no ano de 2020 pela mudança do nome para “Portal das Artes do IFPR”. Assim, a Portaria n.98, de 30 de janeiro de 2020, revogou a portaria anterior e designou os servidores Mônica Luiza Simião Pinto (SIAPE 1951921) – DIEXT/PROEPPI, Luciana Milcarek (SIAPE 1653830) – Campus Campo Largo e Pedro Paulo Boaventura Grein (SIAPE 1681216) – Diretoria de Comunicação, como responsáveis pelo Portal das Artes do IFPR, sob supervisão da PROEPPI.

Vale destacar que este espaço virtual vem atender a Resolução n.69, de 13 de dezembro de 2017, que dispõe sobre a Regulamentação dos NAC’s do IFPR. As atualizações são realizadas anualmente, com o envio dos dados pelos representantes dos NAC’s dos campus.       

Concepção de Arte e Cultura

Tanto Arte como Cultura são conceitos que sofrem mudanças constantemente, por esse motivo difíceis de defini-los, somente o conceito de Natureza seria mais complexo nos dias de hoje. É preciso muitas vezes definir um campo de onde falamos por exemplo a Antropologia ou a Estética para definir com maior proximidade esses termos.

No IFPR entendemos Arte e Cultura como campos do sensível e do humano. Áreas complementares do fazer e pensar humano aliado a tecnologias e ao trabalho. Cultura significa cultivo, cuidar, que é ativo, daquilo que cresce naturalmente, o termo sugere uma dialética entre o artificial e o natural, entre o que fazemos ao mundo e o que o mundo nos faz.

Na contemporaneidade as linguagens artísticas institucionalizadas são quatro: Artes Visuais, Teatro, Música e Dança, no entanto se ampliarmos o foco enxergaremos hibridismos permeando umas as outras, tais como a performance e o audiovisual. A formação estética dada pela mídia massifica as elaborações humanas, os espaços educacionais têm o papel de singularizar e valorizar as diferentes formas de produção e apropriação da Arte.

Colaboração : Prof.ª Katyuscia Sosnowski ( Campus Coronel Vivida)

Breve Descrição do Instituto Federal de Educação

O Instituto Federal do Paraná (IFPR) é uma instituição pública federal de ensino vinculada ao Ministério da Educação (MEC) por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC). É voltada a educação superior, básica e profissional, especializada na oferta gratuita de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades e níveis de ensino.

A instituição foi criada em dezembro de 2008 através da Lei 11.892, que instituiu a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e os 38 institutos federais hoje existentes no país. Com a Lei em vigor, a Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná (ET-UFPR) foi transformada no IFPR, que hoje possui autonomia administrativa e pedagógica.

Atualmente o IFPR possui 26 (vinte e seis) campi espalhados pelo estado do Paraná e continua em expansão.

Agradecimentos

  • Colaboradores efetivos: Edilaine Cordeiro Baiek (Campus Campo Largo).
  • Colaboradores temporários: Marcelo Ambrosio (Campus Campo Largo); Gilmar José Hellmann ( EaD); Katyuscia Sosnowski (Campus Coronel Vivida); Lígia Cristina Battezzati (Campus Curitiba); Fernanda Casale Sartor de Oliveira (Diretoria de Comunicação/Reitoria); Fernando Souza de Oliveira Silva (Diretoria de Comunicação/Reitoria).
  • Alunos voluntários internos: Kaila Aparecida Morais da Luz e Gabrielli Flemming (Curso Automação Industrial/Campus Campo Largo).
  • Alunos voluntários externos: Agnes Tarcília Elias (UFPR).
  • Grupo de Pesquisas Filosofia, Ciência e Tecnologias – IFPR (GPFCT – IFPR) / José Provetti Junior (Assis Chateaubriand).
  • João Cláudio Madureira (Diretor Geral Campus Campo Largo) e Luciane Schulz Fonseca (Diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão Campus Campo Largo).
  • Representantes e membros dos Núcleos de Arte e Cultura dos Campi IFPR.
  • Equipe PROEPPI: Marcelo Estevam (Pró Reitor de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação); Samanta Ramos dos Santos Leske (Coordenadora de Extensão); Soraya Colares Leão Carvalho (Técnica em Assuntos Educacionais); Josiane Maria Poleski (Assistente em Administração); Gutemberg Ribeiro (Diretor da Agência de Inovação); e Tadeu Pabis Junior (Coordenador da Proteção da Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologias).
Topo