Seminário vai discutir Plano de Logística Sustentável no IFPR – Instituto Federal do Paraná

Logística Sustentável

Seminário vai discutir Plano de Logística Sustentável no IFPR

Publicado em

Copiado!
Imagem com fundo colorido. Em primeiro plano, está o texto: "Seminário do Plano de Logística Sustentável do IFPR. 29 e 30 de junho. Curitiba/PR".

Nos dias 29 e 30 de junho, os membros do Comitê Gestor do Plano de Logística Sustentável, das Comissões Locais e convidados participam do Seminário do Plano de Logística Sustentável do IFPR, no Auditório da Reitoria, em Curitiba. 

Esta é a primeira edição do evento, que reúne os servidores envolvidos na construção do relatório que avalia as ações de logística sustentável adotadas pela instituição entre os anos de 2019 a 2021, e que serão também os responsáveis por definir as metas a serem seguidas nos próximos anos. 

“O Seminário está em consonância com as metas do Plano de Desenvolvimento Institucional 2019-2023 e do Plano de Logística Sustentável do IFPR, e tem como objetivo ofertar formação continuada aos servidores e servidoras para atuação nas Comissões Locais e Comitê Gestor do PLS IFPR, considerando as metas do desenvolvimento institucional e os eixos estruturantes do PLS”, afirma a comissão organizadora. 

No primeiro dia do evento, está prevista uma mesa-redonda de abertura, reunindo os coordenadores da rede Sustenta Paraná Suzete Winkeler (TCU), Mário Kruger (TRT/PR) e Tamara van Kaick (UTFPR) e a professora Aline Coleto, que participa da construção do PLS e seus relatórios e representa o IFPR. 

O segundo dia é reservado ao trabalho dos membros do Comitê Gestor e das Comissões Locais, que vão realizar a apresentação de relatos e experiência da implantação de ações do PLS IFPR nas unidades, além de planejar os próximos passos do grupo.

Plano de Logística Sustentável

O primeiro Plano de Logística Sustentável do IFPR foi construído em 2017. O documento é uma ferramenta de planejamento com objetivos e responsabilidades definidas, bem como as ações, metas, prazos de execução e mecanismos de monitoramento e avaliação, que permitem ao órgão ou entidade estabelecer práticas de sustentabilidade e racionalização de gastos e processos na Administração Pública.

A elaboração de um Plano de Logística Sustentável é um dever das instituições públicas, de acordo com a Instrução Normativa nº 10/2012. O PLS estabelece algumas ações voltadas ao uso racional dos materiais e serviços, tais como: papel para impressão, copos descartáveis, energia elétrica, água e esgoto, coleta seletiva, qualidade de vida no ambiente de trabalho, compras e contratações sustentáveis e deslocamento de pessoal.

No IFPR, além das ações e eixos temáticos definidos pela IN 10/2012, descritas acima, também são consideradas as práticas sustentáveis em Educação Ambiental.

Saiba mais sobre o PLS no IFPR aqui no site.

Topo