Participe das ações do mês da Consciência Negra nos campi do IFPR – Instituto Federal do Paraná

Neabi

Participe das ações do mês da Consciência Negra nos campi do IFPR

Neste sábado, dia 20 de novembro, é celebrado no Brasil o Dia da Consciência Negra. A data é um chamado à reflexão sobre a desigualdade racial, à luta contra o racismo e ao respeito aos direitos dos negros em nosso país.

Em vários campi, os Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) realizam ações. Abaixo, você confere mais informações.

Campo Largo

Nesta semana, entre os dias 16 e 19 de novembro, o Campus Campo Largo realiza a 3ª Semana de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas. Nesta edição, a semana tem o tema “Tempos de aprender: por uma educação antirracista”. A programação é virtual e pode ser acompanhada pelo Youtube. Mais informações estão disponíveis na Página do Neabi do Campus Campo Largo.

Coronel Vivida

O Campus Avançado Coronel Vivida promove, durante o mês de novembro, o IV Ciclo Virtual de Diálogos em Letras e Artes: estudos decoloniais. A programação segue até o dia 24 de novembro.

Para mais informações, acesse a página do Campus Coronel Vivida no Facebook. As inscrições podem ser feitas por este formulário.

Campus Curitiba

Entre os dias 23 de novembro e 02 de dezembro, o Campus Curitiba realiza o evento Diáologos Inter-raciais. Realizadas em parceria entre o Instituto Aurora para Educação em Direitos Humanos e Neabi do Campus Curitiba, as atividades do projeto de extensão Diálogos Inter-raciais consistem em encontros online que seguem a metodologia de círculos de diálogo, de Kay Pranis, tendo como fio condutor de cada roda de conversa uma expressão artística. O projeto tem o apoio do projeto de extensão Loucos pela vida do IFPR, do Coletivo Manifesto Preto e da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO).

No dia 13 de novembro, o campus realizou a palestra “Protagonismo negro na produção cultural de Curitiba”, que trouxe o compartilhamento de vivências de dois profissionais experientes na produção de eventos culturais, destacando o protagonismo negro que vem acontecendo nas artes desenvolvidas em Curitiba.

Goioerê

O Campus Avançado Goioerê celebrou nesta quinta (18) a Semana da Consciência Negra, com uma programação que estabeleceu interlocução com a Moda. Foram realizadas as palestras “Moda antirracista na prática: as lacunas de uma luta histórica”, com a professora Betânia Oliveira e às 15h30, com a historiadora Ana Paula Medeiros, do Sesi Internacional de Curitiba, que falou sobre “Design, moda e afrofuturismo: caminhos para a resistência e celebração”.

Jaguariaíva

Em Jaguariaíva, no dia 26 de novembro, às 19h, será realizado um debate intitulado TV em cores: cinema e questões raciais, apresentado pelo professor Adrian Clarindo e transmitido pelo Canal Comunicação IFPR Jaguariaíva no Youtube. Participe!

Paranavaí

A programação do Dia da Consciência Negra no Campus Paranavaí será nesta sexta-feira (19). Serão três palestras, a serem transmitidas no canal do Laboratório Inter e Muldisciplinar do campus.

Confira a programação:

• 09h30 – As marcas pretas na literatura atual com Dejair Dionísio;
  • 14h30 – Mulher negra no rap: ideia com a rapper Nic Dias;
  • 19h30 – Agora tudo é racismo? com Eliane Oliveira.

Telêmaco Borba

Entre os dias 17 e 22 de novembro, o Campus Telêmaco Borba promove o evento Consciência Negra. Serão realizadas rodas de conversa com os professores Andréa Mazurok Schactae e Danilo Divardin.