Paraná ocupa presidência do Fórum de Relações Internacionais dos Institutos Federais – Instituto Federal do Paraná

O Assessor de Relações Internacionais do Instituto Federal do Paraná (IFPR), professor Antônio Carlos Gondim, foi eleito presidente do Fórum de Relações Internacionais dos 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. O Fórum foi criado em Julho, em Brasília, e é uma iniciativa da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) em conjunto com as aspirações dos IF´s.

De acordo com Gondim, o objetivo do Fórum é articular a política de relações internacionais dos Institutos, possibilitar a implementação dessas políticas e ser um interlocutor da assessoria de relações internacionais da SETEC. “É impossível pensar na formação de um estudante sem refletir sobre a  inserção internacional desse aluno. O bom desempenho do Fórum pode significar um grande avanço na vida profissional dos nossos estudantes”, afirma.

Gondim destaca a importância de ampliar a participação dos alunos em intercâmbios,  segundo ele, essa é uma das principais políticas a serem discutidas com os demais IF´s. Já para o segundo semestre de 2009, os esforços serão focados na organização do Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, que acontece de 23 a 27 de novembro, em Brasília. Além do Fórum, o presidente já adianta que para o próximo mês será assinado um acordo em rede que envolve a Unicentro, o Senai e uma Instituição da Alemanha.

A Assessoria de Relações Internacionais do IFPR faz parte da  Pró-Reitoria de Relações Institucionais e Inovação (PRI). Segundo o pró-reitor, Marco Aurélio Visintim, a escolha do professor Gondim para a presidência do Fórum demonstra o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pela equipe da PRI desde o início do ano. “É um indicativo de que estamos no caminho certo. Nosso objetivo é levar a política do IFPR para fora de seus muros”, completa. O Fórum é integrado por uma diretoria executiva composta de Presidente, Vice-presidente , Secretário Geral e  Conselho Deliberativo – que contempla um diretor executivo mais um representante de cada região do Brasil.

O Presidente

Antônio Carlos Gondim foi  Assessor de Relações Internacionais da Reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR) entre 2002 e 2009 e integra o Conselho Deliberativo do Fórum das Assessorias das Universidades Brasileiras para Assuntos Internacionais FAUBAI. Possui Doutorado em Recursos Minerais pela Universidade de São Paulo – USP (1990), Mestrado em Geociências pela USP (1980) e Geólogo pela Universidad de Chile (1972). É líder da América do Sul no Projeto da UNESCO Magnesite and Talc Geological and Environmental Correlation (2000 – 2004).