Ministro do Itamaraty participa de reunião no Instituto Federal do Paraná – Instituto Federal do Paraná

Ministro do Itamaraty participa de reunião no Instituto Federal do Paraná

O ministro do Itamaraty e chefe do Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores no Paraná, Sérgio Couri, e a Oficial de Chancelaria, Fernanda Marinho Soares, estiveram em visita ao Instituto Federal do Paraná na última quinta-feira, 12. No encontro foram discutidas  as possíveis parcerias para o desenvolvimento de projetos no exterior.

O Ministro Sérgio Couri iniciou a conversa manifestando sua satisfação com o desenvolvimento educacional no estado. “O Paraná tem agora quatro Universidades Federais: a Universidade Federal, a Universidade Tecnológica, a Universidade da Integração Latino-Americana (Unila) e agora o Instituto Federal do Paraná, que vai funcionar exatamente como uma Universidade”, destaca.

O reitor Alipio Leal reforçou a colocação do Ministro afirmando que esta gestão do Governo Federal está priorizando a educação: “O Governo tem investindo em todos os níveis da educação, desde a básica até a pós-graduação”, afirmou. O reitor ainda falou sobre a expansão da Educação Profissional, que vai criar oito mil vagas no Paraná e mais de 500 mil em todo o Brasil.

O ministro Sérgio Couri falou sobre a importância estratégica de manter parcerias com outras Instituições educacionais no exterior. “As experiências anteriores mostraram que quando recebemos estudantes de outros países a tendência é que eles voltem do intercâmbio e se constituam em uma massa crítica favorável ao Brasil”, explica.

Para o Ministro, uma possibilidade concreta de parceria é com a Unila, já que o Instituto tem um Campus em Foz do Iguaçu. “As duas Instituições podem mudar o perfil de Foz, além disso, tem a questão imobiliária e turística que podem gerar empregos”, afirma.

Participaram da visita o pró-reitor de relações institucionais, Marco Aurélio Visintin, o assessor de relações internacionais, Antônio Carlos Gondim e o Chefe de Gabinete, Pedro Pacheco. No final da reunião, o reitor agradeceu a visita e reiterou o interesse em desenvolver projetos junto ao Ministério das Relações Exteriores. O Ministro afirmou que tem grande honra em contribuir na construção do Instituto e se prontificou a colaborar no que for preciso.

Pedro Pacheco, Marco Aurélio Visintin, Sérgio Couri, Alipio Leal, Fernanda Soares, Antônio Carlos Gondim

O Ministro Sérgio Couri e o Reitor Alipio Leal