Ministro do Itamaraty participa de reunião no Instituto Federal do Paraná – Instituto Federal do Paraná

Notícias

Ministro do Itamaraty participa de reunião no Instituto Federal do Paraná

Publicado em

Copiado!

O ministro do Itamaraty e chefe do Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores no Paraná, Sérgio Couri, e a Oficial de Chancelaria, Fernanda Marinho Soares, estiveram em visita ao Instituto Federal do Paraná na última quinta-feira, 12. No encontro foram discutidas  as possíveis parcerias para o desenvolvimento de projetos no exterior.

 

O Ministro Sérgio Couri iniciou a conversa manifestando sua satisfação com o desenvolvimento educacional no estado. “O Paraná tem agora quatro Universidades Federais: a Universidade Federal, a Universidade Tecnológica, a Universidade da Integração Latino-Americana (Unila) e agora o Instituto Federal do Paraná, que vai funcionar exatamente como uma Universidade”, destaca.

 

O reitor Alipio Leal reforçou a colocação do Ministro afirmando que esta gestão do Governo Federal está priorizando a educação: “O Governo tem investindo em todos os níveis da educação, desde a básica até a pós-graduação”, afirmou. O reitor ainda falou sobre a expansão da Educação Profissional, que vai criar oito mil vagas no Paraná e mais de 500 mil em todo o Brasil.

 

O ministro Sérgio Couri falou sobre a importância estratégica de manter parcerias com outras Instituições educacionais no exterior. “As experiências anteriores mostraram que quando recebemos estudantes de outros países a tendência é que eles voltem do intercâmbio e se constituam em uma massa crítica favorável ao Brasil”, explica.

 

Para o Ministro, uma possibilidade concreta de parceria é com a Unila, já que o Instituto tem um Campus em Foz do Iguaçu. “As duas Instituições podem mudar o perfil de Foz, além disso, tem a questão imobiliária e turística que podem gerar empregos”, afirma.

 

Participaram da visita o pró-reitor de relações institucionais, Marco Aurélio Visintin, o assessor de relações internacionais, Antônio Carlos Gondim e o Chefe de Gabinete, Pedro Pacheco. No final da reunião, o reitor agradeceu a visita e reiterou o interesse em desenvolver projetos junto ao Ministério das Relações Exteriores. O Ministro afirmou que tem grande honra em contribuir na construção do Instituto e se prontificou a colaborar no que for preciso.

 

Pedro Pacheco, Marco Aurélio Visintin, Sérgio Couri, Alipio Leal, Fernanda Soares, Antônio Carlos Gondim

Pedro Pacheco, Marco Aurélio Visintin, Sérgio Couri, Alipio Leal, Fernanda Soares, Antônio Carlos Gondim

 

O Ministro Sérgio Couri e o Reitor Alipio Leal

O Ministro Sérgio Couri e o Reitor Alipio Leal

Topo