Perguntas frequentes

1.É obrigatória a curricularização da extensão nos Cursos Técnicos de Ensino Médio?

R= Não, a proposta é que a política de curricularização da extensão nos cursos técnicos seja inserida gradualmente, a partir dos ajustes curriculares e das novas propostas de cursos. 

2.   Os 10% (dez por cento) de atividades de extensão devem ser calculados com base na carga horária total das disciplinas específicas ou na carga horária total do curso?

R= Carga horária total do curso.

3.   A inclusão de atividades de extensão curriculares para os alunos, em um total de 10% (dez por cento) das cargas horárias do curso, implicará um aumento de carga horária total do curso?

R= Não. A carga horária total dos cursos deverá ser mantida.

4.   Quais estratégias os Colegiados poderão adotar para incorporar os 10% (dez por cento) de atividade de extensão ao Currículo?

R= Como parte de componentes curriculares não específicos de Extensão; como componentes curriculares com conteúdos específicos de Extensão; ou como composição das duas formas.

5.   Todas as disciplinas deverão dedicar 10% (dez por cento) da carga horária para atividades de extensão?

R= Não.

6.   As atividades práticas de uma disciplina podem ser creditadas como atividade de extensão?

R= Sim, desde que atendam as diretrizes, os objetivos e as características da extensão previstas na Resolução Consup IFPR n.11/2018 e que estejam previstas no Projeto Pedagógico de Curso como parte da carga horária de extensão.

7.   As horas de estágio realizadas pelos estudantes podem ser creditadas para curricularização da extensão?

R= Não.

8. As aulas de campo, visitas técnicas, científicas ou culturais podem ser creditadas como atividades de extensão?

R= Estágios obrigatórios, Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e Atividades Complementares não poderão ser creditadas como atividades de extensão.

9. Como a carga horária das atividades de extensão previstas no currículo será distribuída no Plano de Trabalho Docente?

R= Esta carga horária será definida em normativa específica do IFPR sobre carga horária docente.

Você tem mais alguma dúvida? Clique aqui e nos envie. A comissão está disponível para responder!


Topo