Infocos e IFPR assinam termo de cooperação – Instituto Federal do Paraná

Infocos e IFPR assinam termo de cooperação

O Instituto Infocos e o Instituto Federal do Paraná (IFPR) assinaram um termo de cooperação técnica com o objetivo de desenvolver projetos conjuntos nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. O foco da parceria é a oferta de cursos para agricultores familiares com ênfase em cooperativismo.

De acordo com o reitor do IFPR, Alipio Leal, o Instituto existe para fomentar o desenvolvimento social e econômico da região em que está inserido. “Não adianta apenas ensinar a cultivar a terra ou a melhorar a produção dos alimentos se o pequeno agricultor não consegue comercializar seus produtos”, explica Leal. Atualmente o IFPR já oferece o Curso de Gestão com Ênfase em Cooperativismo.

Durante a assinatura do convênio o presidente do Infocos, Adão Carlos dos Santos, ressaltou a importância da formação e da organização dos agricultores em cooperativas. “A partir dos cursos os estudantes conseguem implementar diversas melhorias e até mesmo mudar seu dia-a-dia de trabalho”, afirma.

O presidente da Central Cresol Baser, Vanderley Ziger, acredita que os cursos do IFPR oferecem a possibilidade ampliar o projeto cooperativista. “Estamos muito satisfeitos com  a parceria, o IFPR é uma instituição que tem credibilidade para certificar nossos educandos”, diz.

Também estiveram presentes na reunião a pró-reitora de Ensino, Pesquisa e Extensão, Zita Castro Machado, o diretor do Campus Curitiba, Luiz Gonzaga Alves de Araújo, e o coordenador do Núcleo de agroecologia, professor Valter Schaffrath.