IFPR desenvolve atividades sociais, com alunos e de combate ao Covid-19 – Instituto Federal do Paraná

IFPR desenvolve atividades sociais, com alunos e de combate ao Covid-19

Duas servidoras e um servidor vestindo um jaleco branco, todos do campus, posam segurando um pacote de mascarás cirúrgicas
Campus Irati doa máscaras e luvas para hospitais do município

O IFPR, assim como o mundo inteiro, está realizando ações de combate ao Coronavírus e mantendo o isolamento social. Desta forma, os campi estão desenvolvendo diversas atividades online para que alunos e servidores passem da melhor maneira pelo período, elaborando ações para ajudar pessoas em vulnerabilidade social e produzindo materiais para o combate ao Covid-19.

Em Assis Chateaubriand, pensando no convívio social, estudantes promoverão atividades de interação, via videoconferência. Serão atividades lúdicas e também vinculadas à aquisição de conhecimentos.

Em Campo Largo, estão sendo confeccionados protetores faciais para distribuição aos profissionais da saúde, visando auxiliar no combate ao COVID-19. A ação é realizada em parceria com a prefeitura do município.

No Campus Cascavel, professores desenvolvem o projeto VIDA-IFPR, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida, utilizando dicas de saúde física e mental. Em Colombo, a Seção Pedagógica e de Assuntos Estudantis (Sepae) promove ação solidária para arrecadar recursos para compra de cestas básicas para oferecer aos alunos e colaboradores terceirizados em situação de fragilidade. Também em Colombo, o campus e a prefeitura municipal unem forças no combate ao Coronavírus. O foco inicial está na produção e distribuição de equipamentos de proteção individual (EPIs), em especial protetores faciais (face shield). Os protetores servirão para suprir as necessidades dos profissionais de saúde da cidade.

O Campus Irati, no dia 02 de abril, realizou a doação de máscaras e luvas para hospitais do município. Os materiais poderão ser utilizados na proteção dos profissionais da saúde. Também em Irati, dando continuidade à oferta de cursos de ensino e extensão, o campus oferta às comunidades interna e externa, de forma online, o curso Explorando Funções no GeoGebra. Para estudantes de Agroecologia, o campus oferta o curso Produção de mudas de plantas medicinais

Em Ivaiporã, o grupo de teatro Theastai elaborou material para ajudar na conscientização no período da quarentena. Com cada estudante em sua casa, foi realizada a produção do vídeo “Tá de quarentena?“. Também em Ivaiporã, o projeto Biologia Animada produziu o vídeo “Xô Coronavírus!”, voltado para as crianças.

Na cidade de Londrina, o campus está realizando uma campanha para arrecadar doações para estudantes com dificuldades no período de pandemia. A campanha, que começou no dia 06 de abril, busca arrecadar alimentos, produtos de limpeza e de higiene pessoal.

Com o objetivo de manter o vínculo com os alunos em período de isolamento social e identificar talentos, o Campus Paranaguá, por meio do professor Valério Brusamolin, teve a iniciativa de criar o I Circuito de Xadrez Online do IFPR, contemplando seis torneios. As disputas serão realizadas nas terças e quintas-feiras, de 14 a 30 de abril, às 20h. Estudantes de todos os campi e de todos os níveis do IFPR podem participar, desde que tenham ou providenciem uma conta gratuita no site lichess.org.

Em Paranavaí, professores apresentam modelo para simulação do comportamento da epidemia em diferentes cenários. Também em Paranavaí, servidores do campus se unem para arrecadar cestas básicas, produtos de higiene e limpeza para doar às famílias necessitadas. Ainda em Paranavaí, o campus realizou o repasse de 12 mil luvas descartáveis para a Santa Casa. O material compunha o estoque para utilização em aulas práticas em laboratórios.

No Campus Telêmaco Borba, estão sendo produzidos protetores faciais para hospitais e unidades básicas de saúde.

Seu campus realizou atividades? Publique em sua página local.