Estudantes do IFPR serão capacitados por curso inédito da Agência Espacial Brasileira – Instituto Federal do Paraná

Ensino

Solenidade foi realizada nesta segunda-feira (28), na sede da Prefeitura de Londrina.

A Agência Espacial Brasileira (AEB), órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), e o IFPR, por meio do Campus Londrina, assinaram, nesta segunda-feira (28), acordo de cooperação técnica para formação e capacitação de profissionais nos segmentos de Satélites, de Empreendedorismo e de Inovação Tecnológica.

De acordo com Marcelo Poletti, diretor-geral do Campus Londrina, ainda nesta segunda, será realizada reunião técnica para a estruturação do cronograma de atividades e formatação de um curso de capacitação na área de Tecnologia Aeroespacial.

“Participamos de várias reuniões com os técnicos da AEB e eles nos relataram a falta de profissionais qualificados nessa área, por isso, um dos itens do acordo de cooperação técnica prevê a criação de um curso para atender a essa demanda”, explica.

A expectativa é a de que esse curso, inédito, seja ofertado ainda em 2022.

Reitor, Odacir Antonio Zanatta, assina o acordo de cooperação técnica com a AEB.

Constelação Catarina

A assinatura do acordo de cooperação técnica faz parte do Programa Constelação Catarina, desenvolvido pela AEB desde o ano passado. A iniciativa prevê o desenvolvimento, a fabricação e o lançamento de uma “constelação de satélites”, que tem como objetivos atuar no setor de defesa civil e levar melhorias à agricultura de precisão. Outro benefício é demonstrar a viabilidade de um novo modelo de investimentos no setor espacial, que possa trazer recursos de diferentes setores, com foco no atendimento de demandas qualificadas.

Presenças

Participaram da solenidade de assinatura do termo de cooperação técnica o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati; o reitor do IFPR, Odacir Antonio Zanatta; o presidente da AEB, Carlos Augusto Teixeira Moura; o secretário municipal de Governo, Alex Canziani e a deputada federal Luísa Canziani.