Estudantes do IFPR marcam presença na 13ª Bienal da UNE no Rio de Janeiro – Instituto Federal do Paraná

Eventos Externos

Estudantes do IFPR marcam presença na 13ª Bienal da UNE no Rio de Janeiro

Estudantes do Instituto Federal do Paraná (IFPR) e de todo o país participaram, do dia 02 a 05 de fevereiro no Rio de Janeiro – RJ, da 13ª Bienal da Une – Festival dos Estudantes, maior mostra de arte estudantil da América Latina.

A expectativa foi reunir jovens de todo o país novamente após a pandemia é grande: são esperados cerca de 10 mil estudantes para ocupar a Fundição Progresso, no bairro da Lapa, na capital carioca.

Para a presidenta da UNE, Bruna Brelaz, o encontro vai ser a retomada da educação e da cultura como prioridades no país. “ Na Bienal com a presença da juventude de todas as regiões do Brasil, vamos retomar a pedra fundamental da cultura no nosso país. Construiremos o ecossistema propício para que jovens do Brasil todo se reaproximem, se reconheçam, se expressem e se conectem”.

IFPR na Bienal

Representando o IFPR, 20 estudantes dos campi de Capanema, Curitiba, Londrina, Palmas e Pitanga marcam presença no evento.

As estudantes do Campus Capanema, Joana Fuhr e Mireli Cristina Severo tiveram seus trabalhos selecionados para a Mostra estudantil do Espaço Ciência.

Os projetos selecionados foram: “Reconstrução do Brasil através da agroecologia e aprendizagem: sistema de plantio direto de hortaliças (SPDH) em horta do IFPR – Campus Capanema”, submetido pela aluna Joana Fuhr, e “Jornal Estudantil”, submetido pela aluna Lauana Gondaski e que será apresentado pela co-autora, Mireli Cristina Severo.

No quesito fotografia, o projeto intitulado “Mesma Fé”, da estudante do Campus Curitiba, Laura Barbosa Gama Souza, foi selecionado para a Mostra Artística da programação do evento.

No Campus Londrina, o estudante e representante discente no Consup Randher Orlando Rojo Lima, também teve seu trabalho apresentado. O Projeto DesmistIFica, idealizado com ideias do Grêmio Estudantil do campus, e selecionado para a Maratona Científica.

O estudante conta que foi encantador conhecer culturas diferentes, além da troca de experiência entre os colegas do IFPR foi inspirador e motivador para novas ideias e projetos. E agradece o apoio do IFPR, que tornou possível a participação dos alunos no evento.

Estudantes do IFPR, praticantes do evento na
na escadaria Selarón no Rio de Janeiro

*atualizado em 09/02/2023

Sobre a Bienal da UNE

A Bienal da União Nacional dos Estudantes é um festival de cultura, arte, ciência e tecnologia que mapeia, reúne e apresenta o que de mais interessante tem sido produzido dentro e fora das universidades brasileiras.

A programação reúne debates, seminários, oficinas, mostras de trabalhos artísticos, shows, visitas às comunidades locais e diversas outras atividades culturais.

Confira a programação.