Editais do Programa Residência Pedagógica e do Pibid estão publicados – Instituto Federal do Paraná

Rede Federal

Editais do Programa Residência Pedagógica e do Pibid estão publicados

Imagem contendo a frase "Residência Pedagógica e Pibid"

Foram lançadas nesta quarta-feira (5) as chamadas internas para os editais do Programa Residência Pedagógica e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) no IFPR.

Programa de Residência Pedagógica

O Programa de Residência Pedagógica é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso.

Este edital atende especificamente à chamada para proposição de subprojetos, por parte dos colegiados dos cursos de licenciatura do IFPR, e de professores orientadores bolsistas e voluntários, nos termos dos itens 7.4 e 7.4.1 do edital Capes nº 01/2020.

Cada subprojeto deverá ser inscrito e elaborado em formulário próprio. As inscrições dos subprojetos vão até 14 de fevereiro. As inscrições dos docentes orientadores foram prorrogadas até 14 de fevereiro, de acordo com a retificação do cronograma disponível no edital nº 19.

Veja todos os detalhes no edital.

Pibid

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) é um programa da política nacional de formação de professores do Ministério da Educação (MEC) que visa proporcionar aos discentes dos cursos de licenciatura sua inserção no cotidiano das escolas públicas de educação básica, possibilitando-lhes espaços de construção e participação em experiências metodológicas, tecnológicas, práticas docentes e interdisciplinares em prol da identificação e resolução dos problemas  nos processos de ensino-aprendizagem, buscando entendê-los à luz das teorias aprendidas no curso.

Este edital atende especificamente à chamada para proposição de subprojetos, por parte dos colegiados dos cursos de licenciatura do IFPR, e de professores coordenadores de área bolsistas e voluntários, nos termos dos itens 7.3 e 7.3.1 do edital Capes nº 02 de 2020.

Cada subprojeto deverá ser inscrito em formulário próprio. As inscrições dos subprojetos vão até 14 de fevereiro. As inscrições dos coordenadores de área foram prorrogadas até 14 de fevereiro, de acordo com a retificação do cronograma disponível no edital nº 20.

Veja todos os detalhes no edital.