Disponibilizados modelos de documentos necessários para a criação de incubadoras de empresas no IFPR – Instituto Federal do Paraná

inovação

Disponibilizados modelos de documentos necessários para a criação de incubadoras de empresas no IFPR

Publicado em

Copiado!
Marca da incubadora do IFPR. Uma engrenagem ao centro articula diversas figuras geométricas que remetem ao meio ambiente (folha de planta) e ao setor produtivo (gráfico de planilha; outra engrenagem, balão de diálogo).
Incubadoras devem fomentar a criação de empresas com foco na inovação e desenvolvimento econômico e social, articulando diferentes atores sociais.

Foram disponibilizados, na página da Agência de Inovação (Agif/IFPR), os modelos dos documentos citados na instrução normativa que sistematiza os trâmites necessários para a criação e funcionamento de incubadoras de empresas no âmbito do IFPR.

Os modelos, que incluem estudo de viabilidade técnica e econômica, plano de negócios, regimento interno, edital de incubação e contrato de incubação, servirão de base para a elaboração desses documentos pelos campi do IFPR.

Incubadoras do IFPR

De acordo com a resolução 43/2019, uma incubadora é a “organização ou estrutura que tem como objetivo estimular ou prestar apoio de infraestrutura, gerencial e tecnológico ao empreendedorismo inovador e intensivo em conhecimento, com a finalidade de facilitar a criação e o desenvolvimento de empresas que tenham como diferencial a realização de atividades voltadas à inovação”.

A resolução prevê a criação de dois tipos de incubadoras, a de “Empresa Inovadora de Base Tecnológica” e a de “Empresa Inovadora de Base Social”.

A primeira tem por principal missão “buscar de forma inovadora a introdução e o incremento do processo produtivo com foco na lucratividade”, enquanto a segunda diz respeito a “empresas que possuem uma missão social explícita e buscam atingir seus objetivos de forma inovadora, com foco no valor social explícito e associado à lucratividade”.

Ainda de acordo com o texto da resolução, a expectativa é a de que, a partir da incubadora, sejam criados ambientes de convivência e sinergia entre o IFPR, universidades, institutos de pesquisa, Poder Público e setor empresarial, “propiciando condições favoráveis à criação e fortalecimento de empresas inovadoras de base tecnológica ou social, em especial micro e pequenas empresas (MPE’s), preferencialmente nascentes (startups), bem como à criação de centros de apoio técnico às empresas incubadas e de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I)”.

Links

Topo