Dia Internacional da Mulher: evento discute o impacto da pandemia nas esferas pessoal e profissional das servidoras – Instituto Federal do Paraná

Institucional

Toda a comunidade acadêmica é convidada a participar; evento é aberto e será transmitido no Youtube

Nesta segunda-feira, dia 8 de março, o IFPR comemora o Dia Internacional da Mulher com o evento “Mulher, Trabalho e Pandemia: reflexões (nem tão) contemporâneas”.

O Encontro, para todas e todos os servidores e a comunidade acadêmica em geral, será no período da manhã, a partir das 09h, e contará com momentos de reflexão, com palestras sobre autocuidado e lazer na pandemia, ministradas por profissionais do IFPR e da Universidade Federal do Paraná (UFPR); e também de relaxamento.

Os participantes online receberão certificação e a transmissão será pelo canal do IFPR no Youtube, o Conexão IFPR.

Uma reflexão necessária

Historicamente, o Dia Internacional da Mulher representa um dia de mobilização, de celebração de conquistas e de luta pela proteção das mulheres e seus direitos.

Em 2021, um ano atípico pelo enfrentamento da covid-19 e o trabalho remoto, o IFPR convida a sua comunidade para refletir sobre como a pandemia tem afetado as mulheres e as relações com o trabalho.

A Comissão Organizadora do evento, composta por mulheres da Reitoria e dos campi do IFPR, preparou momentos especiais, para que servidoras, servidores e estudantes tenham a oportunidade de valorizar ainda mais as mulheres, e reconhecer o papel que elas têm na sociedade.

“Vamos celebrar o Dia da Mulher valorizando nosso histórico de luta. Uma história que se intensifica numa época onde as mulheres são aquelas que cuidam de quem precisa. Mulheres estão nos hospitais, cuidando dos filhos, estão no home office. Mulheres estão desempregadas e em situações de risco. Mulheres precisam de cuidados mais do que nunca. Vamos ouvir o que as mulheres têm a nos dizer nesta fase de suas vidas”, afirma Karina Bonilaure, Pró-Reitora de Gestão de Pessoas, membro da Comissão Organizadora.

Durante a manhã, serão lidos relatos de servidoras, que narram suas experiências vividas durante a pandemia. A intenção das organizadoras é que outras sintam-se inspiradas a compartilharem seus depoimentos, que serão publicados no mês de março, no site do IFPR. Os relatos podem ser enviados para publicação para o e-mail midias@ifpr.edu.br.

O evento “Mulher, Trabalho e Pandemia: reflexões (nem tão) contemporâneas” pretende inaugurar, dentro do IFPR, um novo grupo de estudos: Mulheres e Relações de Trabalho no IFPR. Um dos objetivos do grupo é mobilizar a comunidade acadêmica de forma permanente, tornando as discussões sobre o tema e a promoção da equidade de gênero uma política institucional.

Confira a programação

9h: Abertura, com Karina Bonilaure, pró-reitora de Gestão de Pessoas do IFPR, e Odacir Antonio Zanatta, reitor do IFPR

09h20: Momento de autocuidado, com Kelly Timm, servidora do IFPR e professora de Yoga

09h30 às 10h: Palestra “Mulher: cuidado, autocuidado e autoimagem”, com a Dra. Gabriela Mourão Ferreira, psiquiatra Siass IFPR/UTFPR