Comitê de Ética em Pesquisa realiza atividades com três campi – Instituto Federal do Paraná

Comitê de Ética em Pesquisa

Comitê de Ética em Pesquisa realiza atividades com três campi

"ambiente de sala de aula. Há pessoas sentadas olhando para uma pessoa em pé que está falando ao microfone"
Campi podem receber atividades do CEP

Nos dias 22 e 23 de setembro, o Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do IFPR realizou atividades de cunho educativo e orientativo com servidores de Assis Chateaubriand e Paranavaí e com estudantes e servidores de Umuarama.

Servidores dos campi Assis Chateaubriand e Paranavaí participaram de uma conversa online com membros do Comitê, e 80 participantes, entre estudantes e servidores, participaram de uma atividade presencial no Campus Umuarama. De acordo com a coordenação do CEP, foram momentos importantes para dialogar com os participantes, orientar e, principalmente, esclarecer as principais dúvidas com relação ao envio de projetos de pesquisa para a apreciação por parte do Comitê e as principais pendências a serem evitadas.

No dia 23 de setembro, os membros do CEP permaneceram no Campus Umuarama, onde realizaram reunião. A pauta continha apreciação de 10 protocolos de pesquisa enviados, via Plataforma Brasil, e encaminhamentos para uma chamada para novos membros do Comitê, que deverá ser divulgada em breve.

A realização de atividades fora de Curitiba, onde fica a sede do CEP/IFPR, também tem como objetivo uma maior aproximação entre o Comitê e os pesquisadores. O Comitê está à disposição para a realização de atividades nos demais campi, que podem ser solicitadas por meio do e-mail cep@ifpr.edu.br.

Além da apreciação dos projetos de pesquisa envolvendo seres humanos, o CEP/IFPR também tem uma função educativa e, para cumprir com esta função, tem realizado, ao longo dos últimos anos, atividades de capacitação e conversa com servidores e estudantes de diversos campi do IFPR sobre temas relacionados à ética em pesquisa e com orientações sobre os procedimentos para encaminhar os projetos para a apreciação do Comitê.