Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo seres humanos (CEP) realiza atividade de capacitação e reunião – Instituto Federal do Paraná

Comitê de Ética em Pesquisa

"ambiente de sala. Na sala á uma televisão ligada e pessoas em volta de uma mesa olhando para a câmera que registrou a foto"
Comitê se reuniu presencialmente na Reitoria

No dia 28 de abril, o Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo seres humanos (CEP) do IFPR realizou uma atividade de capacitação com os novos membros do Comitê, os servidores Camila Macenhan, Everton Ribeiro, Márcio Ruaro e Samuel Soares.

Os servidores Claudionei Pauli, atual coordenador do CEP/IFPR, Débora Reis e Ana Muritiba conduziram a atividade, na qual refletiram com os novos membros sobre diversos aspectos referentes à ética nas pesquisas envolvendo seres humanos, as normativas nacionais que regulamentam a ética em pesquisa, o funcionamento do CEP e, também, sugestões de como elaborar um parecer para os protocolos que são enviados, via Plataforma Brasil, para serem apreciados pelo CEP.

No dia 29 de abril, foi realizada a primeira reunião presencial após a pandemia. Na abertura da reunião, o diretor de Pós-Graduação Leandro Rafael Pinto deu as boas-vindas aos membros do Comitê e comentou sobre a relevância do CEP/IFPR para a instituição, na medida em que contribui para fomentar as reflexões sobre a importância de que as pesquisas no IFPR sejam conduzidas segundo os preceitos éticos e na análise dos protocolos de pesquisa, de acordo com estes mesmos preceitos.Acesse mais informações sobre o CEP e o calendário de reuniões.