Capacitação em Gestão de Riscos e Sistema Ágatha segue até 03 de dezembro – Instituto Federal do Paraná

Institucional

Capacitação em Gestão de Riscos e Sistema Ágatha segue até 03 de dezembro

Publicado em

Copiado!

Entre setembro e dezembro, os servidores do IFPR estão sendo treinados para a utilização do Sistema Ágatha. O Sistema de Gestão de Integridade, Riscos e Controles, denominado Ágatha, tem como finalidade auxiliar no processo de gerenciamento de riscos e controle, possibilitando a obtenção de informações úteis à tomada de decisão para a consecução dos objetivos institucionais e para o gerenciamento e a manutenção dos riscos dentro dos padrões definidos pelas instâncias supervisoras. O Sistema foi desenvolvido pelo anterior Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, atual Ministério da Economia.

Os primeiros campi a receber treinamento foram os Campi Pinhais, Colombo, Campo Largo, Irati, União da Vitória, Jaguariaíva, Telêmaco Borba, Umuarama e Goioerê. Os treinamentos serão realizados em todas as unidades do IFPR, na modalidade presencial e a previsão de encerramento deste treinamento é em 03 de dezembro de 2019. Além do treinamento do Sistema Ágatha, que prevê atividade prática, também está sendo realizada uma capacitação dos servidores envolvidos sobre os temas “mapeamento de processos” e “gestão de risco”, visando compartilhar o conhecimento sobre os temas e criar multiplicadores nas unidades.

As atividades estão sendo executadas por equipe de servidores da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan).

Avaliação

De acordo com o Pró-Reitor Paulo Yamamoto e o responsável pela capacitação e treinamento Paulo Almeida, da Proplan,  o IFPR está avançando na disseminação dos conceitos de Governança, Integridade e Gestão de Risco em suas unidades. “A Governança no setor público compreende os mecanismos de liderança, estratégia e controle, colocados em prática para avaliar, direcionar e monitorar a atuação da gestão, com vistas à condução de políticas públicas e à prestação de serviços de interesse da sociedade”.

Topo