Alunos do Curso Técnico em Saúde Bucal realizam atividades na Chácara Meninos de Quatro Pinheiros – Instituto Federal do Paraná

No último mês estudantes do Curso Técnico em Saúde Bucal do Instituto Federal do Paraná estiveram na Chácara Meninos de Quatro Pinheiros. O objetivo da visita é proporcionar integração e compartilhar conhecimento entre os alunos do IFPR e os moradores da Chácara.

Durante todo o sábado em que aconteceu a atividade os alunos puderam praticar a teoria que aprendem em sala.  “A atividade é importante pois coloca os estudantes em contato com uma realidade diferente da sua. Vivenciar o cotidiano desses jovens possibilita mais do que aprendizado técnico, permite o desenvolvimento humano”, destaca a vice-coordenadora do Curso, Silvia Queiroz.

A principal atividade desenvolvida com os meninos da Chácara foram procedimentos relacionados às noções básicas de higiene e medidas importantes para a prevenção de doenças bucais. De acordo com a professora Silvia, no período da manhã foram realizadas atividades educativas voltadas aos meninos menores de 12 anos sobre a cárie e a gengivite e como evitá-las utilizando materiais de apoio mais infantis.

Paralelamente, realizou-se outra atividade com linguagem e materiais voltados aos adolescentes (13a18) abordando além destes assuntos outros temas de interesse como: perigos do uso de piercing na boca, malefícios do cigarro, álcool e outras drogas para a saúde da bucal. Após o almoço, foi realizada a higiene bucal orientada de cada um dos moradores.

A Chácara
A Chácara Meninos de Quatro Pinheiros é um abrigo que cuida de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Está localizada na cidade de Mandirituba, na Região Metropolitana de Curitiba, e atende hoje cerca de 80 crianças e adolescentes entre 7 e 18 anos. Segundo o fundador da Chácara, Fernando de Gois,  o local foi escolhido para a realização do projeto porque propicia o contato com a terra através da horta e cultivo de feijão, milho e árvores frutíferas.