Ações do IFPR relacionadas ao período de pandemia não param – Instituto Federal do Paraná

Ações do IFPR relacionadas ao período de pandemia não param

Produção de protetores faciais em Ivaiporã

Dando continuidade às ações em tempos de combate à Covid-19, o Instituto Federal do Paraná realiza diversas ações para as comunidades interna e externa. Produção de máscaras para profissionais da Saúde, atividades virtuais e arrecadação de alimentos são algumas delas. Veja abaixo o que os campi estão realizando.

Os assistentes sociais do IFPR prepararam um material sobre o auxílio emergencial que garante uma renda mínima aos brasileiros em situação de maior vulnerabilidade durante a pandemia à Covid-19.

Para ajudar pessoas em vulnerabilidade e também ajudar no combate à Covid-19, o Campus Assis Chateaubriand está desenvolvendo e produzindo máscaras Face Shield para profissionais da área de saúde do município. A produção é realizada com o uso de impressora 3D.

Em Irati foi realizado um questionário para acompanhar como os alunos estão no período de isolamento social. A proposta avalia questões relacionadas a condições de distanciamento; realização de atividades e trabalhos feitos de forma remota; aspectos emocionais; saúde física e mental; hábitos e rotinas durante este período; acesso à internet e às redes sociais; aspectos financeiros diante da pandemia; sugestões e questionamentos, entre outras questões. Além disso, servidores fizeram um tutorial direcionado à comunidade acadêmica com o intuito de disponibilizar o acesso à Biblioteca Virtual do Instituto, pelo sistema Pearson.

Em Ivaiporã, professores realizaram estudo com simulações acerca de cenários de propagação da Covid-19 na região de abrangência do campus (território Vale do Ivaí), adotando diferentes formatos de quarentena e distanciamento social. Também em Ivaiporã, os servidores, sensibilizados diante da situação que todos estão enfrentando, iniciaram uma ação de arrecadação, resultando na aquisição de cestas básicas que serão distribuídas para as pessoas em situação de vulnerabilidade do município. Ainda em Ivaiporã, o campus, em parceria com a Associação Dar as Mãos, está produzindo os protetores faciais (face shields) para serem doados para as secretarias de saúde dos municípios da região.

O Campus Paranaguá operacionalizou mais uma forma de atender às necessidades da comunidade acadêmica disponibilizando quatro canais de atendimento, via whatsapp. A ação conta com a contribuição de assistentes sociais, enfermeiras, pedagogas, psicólogos, técnicos em Assuntos Estudantis e Técnicos em Informática. Também em Paranaguá, no dia 13 de abril, foi realizada uma live no Youtube com o tema “A pandemia e suas implicações para a rotina do Campus Paranaguá”.

Em Paranavaí, a Seção Pedagógica e de Assuntos Estudantis indicou filmes de diversos gêneros para os estudantes e servidores assistirem durante o período de quarentena. Ainda em Paranavaí, os estudantes podem participar de uma competição online de programação.

O Campus Pitanga, no dia 14 de abril, por meio de sua página no facebook, promoveu a live “Saúde Mental em Tempos de Pandemia”.

Em Telêmaco Borba, pensando no bem-estar dos estudantes no período de distanciamento social, bem como na importância de manter o vínculo, a Seção Pedagógica e de Assuntos Estudantis (Sepae) está compartilhando dicas de atividades, filmes, e-books, dentre outros, por meio das redes sociais. Além das dicas, a Sepae também mantém grupos de whatsapp com estudantes e pais ou responsáveis e, juntamente com a direção de Ensino, desenvolveu e aplicou um questionário para mapear as condições emocionais, socioeconômicas, dentre outras, dos estudantes, e assim poder auxiliá-los nesse período. Também em Telêmaco Borba, o projeto Cine Clube indica filmes para a comunidade acadêmica.

O Campus Umuarama, em meio às dificuldades em combater o novo coronavírus e buscando auxiliar na demanda de equipamentos de proteção individual para profissionais da saúde da região, começou a produção de protetores faciais do tipo “face shields”.

O Campus União da Vitória produziu, na última semana, máscaras de proteção facial do tipo “face shield”, que foram entregues no dia 13 de abril ao Centro Municipal de Saúde da cidade de Paula Freitas. O produto está sendo confeccionado na impressora 3D do campus e segue um protocolo de limpeza e higienização para garantir que chegue esterilizado ao destino. Também em União da Vitória, com intuito de levar informações seguras e auxiliar a comunidade, os servidores criaram a ação #IFInforma, contando com auxílio de professores de diversas disciplinas da unidade. O projeto visa utilizar uma linguagem facilitada para que as informações atinjam o maior número possível de pessoas, abordando assuntos importantes sobre a pandemia de Covid-19.

Seu campus realizou atividades? Publique em sua página local.