CURSO TÉCNICO, TECNOLÓGICO OU SUPERIOR – Instituto Federal do Paraná
Acesso à Informação Perguntas frequentes CURSO TÉCNICO, TECNOLÓGICO OU SUPERIOR

CURSO TÉCNICO, TECNOLÓGICO OU SUPERIOR

Atualizado em

Como sei se um curso técnico é reconhecido?

As secretarias estaduais e municipais de educação são órgãos administradores do sistema de ensino em seus respectivos estados e municípios. Possuem autonomia didático-pedagógica e administrativa, sendo responsáveis pela autorização, regulamentação e reconhecimento das instituições públicas e particulares de ensino básico (infantil, fundamental e médio), técnico e a distância. Assim, orientamos que entre em contato com a secretaria de educação do seu estado ou município para solicitar as informações desejadas.

Quais as vantagens do ensino tecnológico frente aos cursos de graduação tradicionais? Só o tempo de duração?

A vantagem principal é que as graduações tecnológicas formam profissionais em áreas onde não há outras graduações. Pilotar aeronaves comerciais, por exemplo, é uma atribuição regulamentada apenas para quem tem formação específica para isso. Defender os direitos dos cidadãos, idem. Dessa forma o tecnólogo em pilotagem e o bacharel em direito exercem papéis de mesma importância no conjunto profissional brasileiro. O mesmo raciocínio pode ser aplicado a todas as graduações: licenciaturas, bacharelados e graduações tecnológicas.

Qual a principal diferença dos cursos superiores de tecnologia e os tradicionais?

Os cursos superiores de tecnologia são focados numa área especifica de aplicação científica. Privilegiam aplicações tecnológicas de um campo do conhecimento.

O meu diploma de curso superior de tecnologia é aceito em concursos públicos?

Sim. Se o edital do concurso público colocar como requisito para a vaga o diploma em curso superior de graduação, o seu diploma será aceito. A única exceção será quando o edital explicitar a necessidade de diploma de graduação em bacharelado ou de licenciatura.

Um curso tecnológico é uma graduação?

Os cursos superiores de tecnologia ou graduações tecnológicas são cursos de graduação plena como quaisquer outros cursos de licenciatura ou bacharelado. Seus diplomas têm validade nacional.

Qual a diferença entre cursos técnicos e tecnológicos?

O curso técnico é voltado para o aluno que vai cursar ou já cursou o ensino médio e quer aprender uma profissão. Hoje ele é amplamente oferecido integrado ao ensino médio. Ou seja, o aluno faz os dois ao mesmo tempo. Já o curso tecnológico é um curso superior, uma modalidade de graduação, assim como o bacharelado e a licenciatura.

Onde encontro a lista de cursos e instituições que oferecem cursos superiores de tecnologia?

No site do Inep encontra-se uma lista com todos os cursos credenciados pelo Ministério da Educação, sendo assim faça uma consulta mais detalhada no site a seguir, de acordo com sua localidade. https://emec.mec.gov.br/

Sua opinião é importante para melhorar o site do IFPR.
Responda o questionário e nos ajude a fazer um site cada vez melhor.