Conselhos e Órgãos Colegiados – Instituto Federal do Paraná

Conselhos e Órgãos Colegiados

Atualizado em

Conselho Superior do IFPR

É o órgão consultivo e deliberativo, sendo órgão máximo do Instituto Federal do Paraná.

Colégio de Dirigentes do IFPR

É o órgão de apoio ao processo decisório da Reitoria, com caráter consultivo. É formado pelos dirigentes da instituição.

Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) é o órgão propositivo, consultivo, normativo e deliberativo, por delegação do Conselho Superior, no que tange às políticas institucionais de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Conselho de Administração e Planejamento

O Conselho de Administração e Planejamento (Consap) é órgão consultivo, por delegação do Conselho Superior – Consup, e propositivo no que tange às políticas Institucionais de gestão de pessoas, recursos orçamentários, infraestrutura e expansão física, planejamento e desenvolvimento institucional.

Conselho de Governança Digital

O Comitê de Governança Digital – CGD, delibera sobre os assuntos relativos à implementação das ações de governo digital e ao uso de recursos de tecnologia da informação e comunicação no IFPR

Colégio Dirigente do Campus

Cada campus do IFPR possui um Colégio Dirigente do Campus – CODIC que é o órgão consultivo, propositivo, avaliativo, mobilizador e normativo de apoio técnico-político à gestão no Campus. Cada CODIC é presidido pelo Diretor-Geral do campus e possui representação da Diretoria de Planejamento e Administração, da Diretoria de Ensino, Pesquisa e Extensão, das Coordenações de Curso e/ou área, dos servidores docentes; dos servidores técnicos-administrativos, do corpo discente, além de contar com representante dos pais de alunos da Educação Profissional Técnica Integrada ao Ensino Médio; de representantes externos da sociedade civil, de entidades patronais e de entidades dos trabalhadores.

Comissões e Comitês de Ética

A observância dos códigos de ética, em várias instâncias, é objeto de das seguintes comissões e comitês no IFPR.

Comissão de Ética

A Comissão de Ética do IFPR – CE, atua como instância consultiva de dirigentes e servidores no âmbito da IFPR, quanto a aplicação do Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo federal.

Comitê de Ética em Pesquisa

O Comitê de Ética em Pesquisa – CEP, é um colegiado interdisciplinar e independente, de caráter consultivo, deliberativo e educativo. O CEP contribui no desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos, observadas a política, as diretrizes e as normas para a pesquisa no IFPR.

Comissão de Ética no Uso de Animais

A Comissão de Ética no Uso de Animais (Ceua) tem por finalidade cumprir os Princípios Éticos na Experimentação Animal, determinado pelo Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea).

Links úteis

Sua opinião é importante para melhorar o site do IFPR.
Responda o questionário e nos ajude a fazer um site cada vez melhor.