Um show: abertura dos JIFPR 2015 contagia a cidade de Cascavel! – Instituto Federal do Paraná

Um show: abertura dos JIFPR 2015 contagia a cidade de Cascavel!

A noite desta terça-feira (24) foi marcada pelo esporte na cidade de Cascavel (PR). Foi realizada, no Ginásio Sergio Mauro Festugato, situado no Centro Esportivo Ciro Nardi, a solenidade de abertura da 6ª edição dos Jogos do Instituto Federal (JIFPR 2015).

A abertura teve início às 20h com o desfile das 18 delegações participantes. Durante os próximos três dias, a cidade de Cascavel recebe cerca de 600 estudantes-atletas de 18 campi do IFPR para as competições dos JIFPR 2015.

Na ocasião, o Reitor Pro Tempore do Instituto, Elio de Almeida Cordeiro, deu as boas-vindas aos presentes e destacou que este é um dia de competição, mas também de experiência. “Nossos estudantes estão aqui não apenas para competir, mas principalmente para adquirir muita experiência, através do esporte. É um momento muito especial de integração”, destacou.

Compondo a mesa de honra, estiveram presentes o Reitor Pro Tempore, Elio de Almeida Cordeiro; o Pró-Reitor de Ensino, Ezequiel Westphal; o Diretor-Geral do Campus Cascavel, Luiz Carlos Eckstein; o Prefeito da cidade de Cascavel, Edgar Bueno; Pedro Martendal, representando o Presidente da Câmara dos Vereadores de Cascavel; o Diretor de Assuntos Estudantis do IFPR, Cleverson Pereira Leal; o Prefeito de Quedas do Iguaçu, Edson Jucemar Prado; e o Procurador do IFPR, José Maurílio Pereira.

Na ocasião do hasteamento das bandeiras, o Hino Nacional foi acompanhado pelos estudantes Chrystian Yuri da Costa, na guitarra, e Walinson Bruno Passos, no acordeon. Ambos são do Campus Cascavel do IFPR.

Em um dos momentos mais emocionantes da solenidade, o aluno do Campus Cascavel Alessandro Padilha, premiado nos JIF-Sul no atletismo, conduziu a tocha olímpica e ofereceu o braço à Luzia Alves da Silva, servidora cega do mesmo campus. Juntos, acenderam a pira olímpica. Luzia representa uma população atendida pelo IFPR, que, a partir de 2016, fará parte do quadro de modalidades dos JIFPR.

Representando os estudantes-atletas que participarão das competições, Gabriela Adriele da Silva, aluna do Campus Curitiba e atual campeã do tênis de mesa nos Jogos Nacionais dos Institutos Federais (JIF), em Goiânia, fez o juramento, repetido pelos demais alunos.

De acordo com o Pró-Reitor de Ensino do Instituto, Ezequiel Westphal, os JIFPR são marcados pela integração. “Temos aqui, muito fortemente, a ideia de integração, de sociabilidade. Por meio dos Jogos, se consegue deixar marcada a unidade do Instituto. Temos diversos campi, mas somos um só. Que prevaleçam os melhores nas competições, mas que os valores, o esporte e a união prevaleçam ainda mais”, afirma Westphal.

Abrilhantando o momento final da abertura dos JIFPR, houve diversas apresentações artísticas. O projeto “A Arte da Dança”, do Campus Cascavel, fez uma performance em alusão ao Dia da Consciência Negra”. Na sequência, as meninas Lucyellen Zanchettin e Samara Sibim, ginastas de Cascavel das categorias Pré-Infantil e Infantil Nível I de ginástica rítmica, deram um show de flexibilidade. Entre outros títulos, Lucyellen é campeã sul-americana e Samara é campeã brasileira de ginástica rítmica, ambas em 2015. Em seguida, Emily Pimenta, também estudante do Campus Cascavel e escritora de contos e versos, declamou o poema “Pátria Minha”, de Vinícius de Moraes.

Muito aplaudido, o “Circo da Alegria”, da cidade de Toledo, encerrou a abertura em grande estilo, com diversas performances artísticas. O Circo é um projeto social sem fins lucrativos existente desde 1992, que tem como intuito utilizar a arte circense para conscientizar, educar e formar cidadãos aptos a viver em sociedade, que respeitem uns aos outros e colaborem para uma sociedade melhor. O projeto é dirigido por Paula Bombonatto.

Participaram da solenidade professores, técnicos administrativos e estudantes dos campi de Assis Chateuabriand, Astorga, Campo Largo, Cascavel, Colombo, Coronel Vivida, Curitiba, Foz do Iguaçu, Goioerê, Irati, Ivaiporã, Jacarezinho, Londrina, Paranaguá, Paranavaí, Pitanga, Telêmaco Borba e Umuarama.

Modalidades e site oficial

Cerca de 600 estudantes-atletas do IFPR competirão em modalidades de atletismo, basquete, futsal, handebol, voleibol, vôlei de areia, xadrez e tênis de mesa, nas categorias masculina e feminina.

O credenciamento dos atletas foi realizado durante todo o dia no Ginásio Festugato.

A tabela com os locais e horários dos jogos, além do regulamento das modalidades esportivas, estão disponíveis no site oficial dos JIFPR 2015. Mais fotos da abertura também estão disponíveis lá!]]>