Venha participar do planejamento do ensino do IFPR! – Instituto Federal do Paraná

PPP

Venha participar do planejamento do ensino do IFPR!

Imagem de fundo cinza com a marca do Projeto Político Pedagógico PPP
Participe da criação do PPP

A comunidade acadêmica do IFPR está convidada a participar da elaboração do documento que vai apontar as opções político-pedagógicas dos campi do IFPR. A portaria 590/2019 tem inscrições abertas até o dia 12 de abril – embora o documento indique dia 05 de abril, a pró-reitoria de Ensino (Proens) ampliou o prazo junto aos campi,  para constituição das comissões locais, enquanto a comissão central está indicada na portaria.

O documento consiste no Projeto Político Pedagógico (PPP) do campus, que é pensado depois da construção do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), o qual contém o Projeto Pedagógico Institucional (PPI). O PPI será operacionalizado pelo PPP. Muita sigla, não é? Fica tranquilo, que vamos te explicar.

O Projeto Político Pedagógico norteia as ações de ensino do IFPR

O PPP é composto de três etapas:

• Na primeira delas, o campus avalia sua trajetória até o presente momento.
  • Em seguida, a unidade delimita as teorias que sustentam suas ações pedagógicas.
  • Por fim, o campus elabora as ações que serão feitas para alcançar as escolhas realizadas nas etapas anteriores, tendo como referência algumas estratégias já traçadas no PDI ou um desdobramento das questões no PPI.

O caminho para essa construção é a participação coletiva

O pró-reitor de ensino, Amarildo Magalhães, destaca que a pró-reitoria é dinamizadora e mobilizadora do processo, mas que o o projeto político pedagógico é de todos e de cada campus.

“Todos os segmentos, técnicos, docentes e discentes, estão convidados a se envolver nesse processo, porque o PPP só tem sentido na instituição pública de ensino se ele for pautado na gestão democrática. Precisa haver uma construção coletiva, ou seja, um movimento de cada campus de olhar para sua realidade, estudar as concepções de educação, fazer suas escolhas e programar suas ações. Não é um fazer para o outro executar, mas todos juntos e cada um com sua especificidade de cargo e formação contribuindo para que se possa construir e implementar as opções político-pedagógicas dos campi“, destaca o pró-reitor.

Depois de elaborado o documento, a Proens o encaminha ao Conselho de Ensino e Pesquisa (Consepe) e Conselho Superior (Consup) para aprovação.

“O PPP direciona as ações do campus, ele não pode ser simplesmente um documento burocrático, ele é um elemento vivo, que deve ser atualizado e  acompanhar o momento institucional. Por isso é tão importante que os servidores se envolvam nesse momento”, finaliza o reitor pro tempore, Odacir Antonio Zanatta.