Treinamento para o Sistema Ágatha terá início em setembro – Instituto Federal do Paraná

Institucional

Treinamento para o Sistema Ágatha terá início em setembro

Publicado em

Copiado!

De 17 a 20 de setembro, os servidores dos campi Pinhais e Colombo começarão a participar dos treinamentos do Sistema Ágatha (Sistema de Gestão de Integridade, Riscos e Controles), que surge para auxiliar no processo de gerenciamento de riscos e controle, possibilitando a obtenção de informações úteis à tomada de decisão para a consecução dos objetivos institucionais e para o gerenciamento e a manutenção dos riscos dentro dos padrões definidos pelas instâncias supervisoras. 

Os treinamentos serão realizados em todas as unidades do IFPR, na modalidade presencial e a previsão de término é em 29 de novembro de 2019.

Além do treinamento do Sistema Ágatha, que prevê atividade prática, também será feita uma capacitação dos servidores envolvidos sobre mapeamento de processos e gestão de risco, visando compartilhar o conhecimento sobre os temas e criar multiplicadores nas unidades.

Para dar prosseguimento na implantação da Governança e Gestão de Riscos do IFPR, foi aprovada, em reunião do Colégio de Dirigentes (Codir), no dia 07 de agosto, a Declaração de Apetite a Risco do IFPR, onde os membros do Comitê de Governança, Riscos e Controles declaram conhecer os riscos que o IFPR está exposto. Quando se faz uma declaração de risco, a organização declara qual o nível de apetite a risco ela está disposta a aceitar. 

“No IFPR, o apetite será considerado inicialmente como “conservador”, ou seja, sendo um órgão público o nível de risco aceitável é baixo, consequentemente quando um risco for considerado extremo, alto ou moderado, o IFPR deverá propor e implementar ações de controle que minimizem essa ocorrência de risco”, comenta Paulo Henrique de Almeida, da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan).

 

Topo