Tem início a integração da equipe da Diretoria Sistêmica de Educação a Distância à Proens – Instituto Federal do Paraná

Institucional

Tem início a integração da equipe da Diretoria Sistêmica de Educação a Distância à Proens

Publicado em

Copiado!

Nesta semana inicia-se o processo de integração dos servidores ligados à Diretoria Sistêmica de Educação a Distância (DSEaD) à equipe da Pró-Reitoria de Ensino (Proens). Com a junção das unidades, a Proens torna-se a maior pró-reitoria do IFPR em número de servidores.

A integração decorre de uma necessidade de adequação do organograma institucional ao atual cenário, caracterizado por mudanças, e também em face da Portaria 246 de 2016, que prevê a reestruturação de cargos, funções e cargos em comissão na administração pública federal.

A Diretoria Sistêmica de Educação a Distância passará a ser uma diretoria pedagógica, e soma-se às quatro diretorias da Proens: Diretoria de Ensino Médio e Técnico (Demtec); Diretoria de Ensino Superior (Desup); Diretoria de Assuntos Estudantis e Atividades Especiais (Daes) e Diretoria de Registro e Acompanhamento Acadêmico (Dirac).

De acordo com o pró-reitor de Ensino, Amarildo Magalhães, os primeiros meses serão de adaptação, e o que se espera é que a integração das equipes se dê de forma orgânica, a partir do trabalho conjunto. “Hoje começa a integração. Chegaremos a um novo desenho, que não é mais a Proens nem a Diretoria Sistêmica de Educação a Distância. Vamos passar por um processo de reconhecimento mútuo, tendo como objetivo comum promover a educação transformadora, inclusiva”.

Até o mês maio, não há previsão de alterações de organograma nas diretorias.

Novidades

Além dos servidores provenientes da DSEaD, a Proens passa a ter em sua equipe uma pró-reitora adjunta, a servidora Cristiane Ribeiro, que atuava junto à Diretoria Executiva do IFPR.

Todos os servidores da Proens vão ter como local de trabalho o prédio do IFPR conhecido como Horto, no bairro Guabirotuba, em Curitiba. O local já era o endereço da DSEaD e passou por adequações para acomodar o quadro de servidores e também instalações do setor, como os estúdios para gravação dos cursos.

Equipes participam de reuniões

Na sexta (5), a equipe da Diretoria de Educação a Distância participou de reunião com o reitor do IFPR, professor Odacir Antonio Zanatta, o pró-reitor de Ensino, Amarildo Magalhães, a pró-reitora adjunta de Ensino, Cristiane Ribeiro, o Diretor Executivo, Nelson de Castro Neto, e o Diretor de Educação a Distância Marcos Barbosa. Os servidores foram informados da integração da equipe à Proens, e puderam tirar as dúvidas sobre o processo de transição. Nesta segunda (8), foi a vez da equipe da pró-reitoria de Ensino conhecer os detalhes da integração.

“Estamos abertos ao diálogo, e sempre que tomamos uma decisão que afeta as pessoas, costumamos chamá-las para dialogar”, explicou o reitor do IFPR, Odacir Antonio Zanatta. “E a decisão é partir da realidade que temos hoje para algo maior. Queremos institucionalizar a EaD, dar mais respaldo ao desenvolvimento de ações, como a oferta de parte da carga horária de cursos presenciais técnicos e superiores nessa modalidade e colocar em funcionamento os estúdios que estão no interior”, afirma.

Topo