/ notícias / Gestão do Agronegócio comemora primeiro registro profissional de egresso do curso

Fotografia da carteira de identidade profissional do personagem da matéria - carteira emitida pelo Crea - PR. Na foto, consta a imagem do profissional, bem como suas informações pessoais, que foram apagadas por motivos de segurança digital.
Registro possibilita a atuação profissional em conformidade com a legislação, além de abrir um leque de oportunidades (dados pessoais da imagem foram apagados por motivos de segurança digital).

O Campus Umuarama e o curso de Tecnologia em Gestão do Agronegócio iniciam o ano celebrando o primeiro registro profissional obtido por um egresso do curso.

Eber Barbosa de Lima, 37 anos, natural de Osasco (SP), morador de Perobal, município vizinho a Umuarama, é da primeira turma do curso (2017/2019) e colou grau no início de 2020. Seu registro profissional junto ao Crea-PR foi obtido no final do ano.

Eber é da primeira turma do curso, que teve início em 2017.

Profissional de Segurança Privada há 15 anos e consultor de vendas de café artesanal torrado e moído (café caseiro) há dois, casado e pai de uma filha, ele considera que o curso foi um divisor de águas em sua vida, por abrir novas possibilidades profissionais.

Por exemplo, em 2020, recém-formado, ele já prestou consultoria na área: “Trabalhei como consultor em Agronegócios na elaboração e escrita de planos de governo nas eleições municipais de 2019 para prefeitos e vereadores em algumas cidades da região metropolitana de Umuarama, isto é, tive o privilégio de colocar em ação todo conhecimento técnico e prático recebido na faculdade”.

Agora, diplomado e com o registro profissional, seu plano é continuar investindo na nova carreira.

“Tenho como objetivo trabalhar com assessoria e consultoria Agropecuária na regularização dos principais cadastros fundiários”, planeja.

Registro de visita técnica realizada em plantio de trigo no solo arenito: IFPR proporciona formação acadêmica aliada à prática profissional.

Recentemente, ele deu início à uma pós-graduação em Gestão Estratégica em Cooperativas, curso que deve complementar a formação acadêmica construída no IFPR.

“Minha passagem pelo Instituto Federal foi um grande presente de Deus: tive a oportunidade de aprender com a elite docente, mestres e doutores em suas respectivas áreas, que são referência no meio universitário nacional e internacional; o registro profissional veio para coroar todo meu esforço e dedicação como acadêmico e todo o empenho dos idealizadores do curso”, comemora.

Em todos os seus cursos, o Instituto também incentiva a produção científica.

Para o coordenador do curso, professor Leo Mathias Miloca, o registro profissional junto ao conselho de classe é importante para que o profissional possa atuar em conformidade com as leis federais, considerando que o exercício indevido da profissão pode incorrer em cassação do diploma.

“No caso específico do Tecnólogo em Agronegócio, o registro profissional oportuniza áreas de atuação específicas, por atribuições delegadas em resolução do Conselho, o que amplia e garante ótimas oportunidades de trabalho, assim como participação em concursos públicos específicos para a categoria”, explica.

De acordo com o professor Leo Miloca, há, ainda, outros 19 egressos do curso aptos a obter o registro profissional.

Curso

O Curso de Tecnologia em Gestão do Agronegócio forma profissionais para planejar, projetar e executar empreendimentos voltados ao agronegócio. O tecnólogo em agronegócio projeta mercados estratégicos; analisa indicadores de mercado; afere o desempenho da produção; analisa e controla custos de produção; caracteriza e interpreta as diversas cadeias produtivas; gerencia empresas/propriedades rurais, entre outras atividades.

Anualmente, são ofertadas 40 vagas.

A próxima seleção deve ocorrer em 2021, no âmbito do Processo Seletivo para cursos superiores do IFPR.

Processo seletivo

O Processo Seletivo para os cursos de graduação está previsto para maio de 2021 e levará em conta o desempenho dos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O candidato concorrerá com o score de sua preferência em qualquer uma das provas referentes a 2017, 2018, 2019 ou 2020.