Seis trabalhos do IFPR são premiados em feira de inovação – Instituto Federal do Paraná

Seis trabalhos do IFPR são premiados em feira de inovação

Seis trabalhos do Instituto Federal do Paraná foram premiados durante a 10ª edição do InnovaCities – evento de inovação tecnológica realizado de 17 a 20 de maio, em Cascavel (PR).

“A participação foi extremamente positiva: o IFPR foi a instituição mais premiada do evento. O destaque foi, principalmente, em relação aos alunos do nível médio que concorreram com as principais universidades do estado, como UFPR, PUC, Unioeste, Unila e foram premiados. Os avaliadores e gestores de outras instituições ligadas à inovação ficaram impressionados com o nível de engajamento dos nossos estudantes, especialmente pelo dinamismo e entusiasmo com que apresentaram os trabalhos. Além disso, houve um grande fluxo de pessoas no estande do Instituto, recebendo inclusive visitantes internacionais, como de Moçambique, que demonstraram interesse em conhecer um pouco mais sobre as estratégias voltadas à inovação, à pesquisa e ao empreendedorismo do Instituto”, declara Gutemberg Ribeiro, diretor da Agência de Inovação da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação, Pós-Graduação e Inovação (Agif/Proeppi) do Instituto Federal do Paraná.

Na categoria “Automação e Robótica”, os três primeiros lugares ficaram com o IFPR:

O 1º lugar foi para o projeto “Kit didático de robótica móvel”, do professor Marcos Dinís Lavarda, da Agif/Proeppi/IFPR.

O 2º lugar ficou com o “Protótipo de automação de baixo custo utilizando Website Multiplataforma para o controle residencial”, do Campus Assis Chateaubriand.

O 3º lugar foi para “Sistema de coleta, armazenamento e apresentação multifunção de dados meteorológicos e ambientais”, também do Campus Assis Chateaubriand.

As outras premiações do IFPR, nas diversas categorias, foram:

1º lugar na categoria especial “Aluno Empreendedor”: “Buscando Soluções Tecnológicas a Baixo Custo para o Desenvolvimento Regional: Caso da Ventilação e da Iluminação Inteligente do Aviário”, trabalho conjunto dos Campus Capanema e Pinhais.

1º lugar na categoria “Inovação Social/Saúde”: “Avaliação da atividade antioxidante de produtos naturais e sintéticos”, do Campus Cascavel.

1º lugar na categoria “Sustentabilidade e Proteção Ambiental”: “Produção de farinha de CMS (Carne Mecanicamente Separada) de tilápia e aplicação em produtos alimentícios”, do Campus Foz do Iguaçu.

Por fim, uma premiação especial conferiu ao discente André Dengo, do Campus Capanema, o prêmio Jovem Pesquisador.

Fotos: equipe de servidores da Agif presente no evento