Saiba mais sobre o pedido de isenção da taxa de inscrição do Processo Seletivo – Instituto Federal do Paraná

Saiba mais sobre o pedido de isenção da taxa de inscrição do Processo Seletivo

Estão abertas, até o dia 27 de agosto, as inscrições para o Processo Seletivo IFPR 2019. A taxa de inscrição é de R$ 50, mas caso o candidato comprove não poder arcar com o valor, poderá pedir isenção da taxa até 10 de agosto.

Confira os requisitos para aquisição desse direito:

I – Mediante inscrição do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico, e for membro de família de baixa renda, meio salário mínimo per capita (R$477,00) ou renda familiar total de até 3 salários mínimos (R$2.862,00), nos termos do Decreto nº 6.135 de 26 de junho de 2007;

II – Para o candidato que comprovar cumulativamente renda familiar per capita igual ou inferior a um salário-mínimo e meio nacional (R$1.431,00) e ter cursado o Ensino Fundamental completo ou, no caso do edital para curso superior, ter cursado o Ensino Médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola de rede privada, conforme os incisos I e II do parágrafo único do artigo 1º da Lei nº 12.799, de 10 de abril de 2013.

O pedido de isenção deverá ser apresentado pessoalmente, no campus que oferta o curso para o qual o candidato concorre à vaga, ou por via postal.

Leia todos os detalhes no campo “das isenções” nos editais para ingresso nos cursos técnicos de nível médio e de nível superior.

Inscrições

A taxa de inscrição para o Processo Seletivo do IFPR é de R$ 50. Após realizar a inscrição pela página da Funtef, organizadora do certame, o candidato deve gerar a Guia de Recolhimento da União (GRU) e pagá-la na rede bancária.

Provas

As provas serão aplicadas simultaneamente, em uma única fase, no dia 14 de outubro de 2018, das 14h às 18h. Os candidatos somente poderão realizar a prova na cidade que oferta os cursos para os quais efetuaram a inscrição. São ofertadas 3.685 vagas em cursos técnicos de nível médio e 2.403 em superiores, presenciais, distribuídas em 24 cidades do Paraná.

O resultado do Processo Seletivo será divulgado dia 12 de novembro.