Confira os relatórios no NAC e Neabi com as atividades de 2021! – Instituto Federal do Paraná

EXTENSÃO PESQUISA E INOVAÇÃO

Confira os relatórios no NAC e Neabi com as atividades de 2021!

Foram publicados o Relatório Anual de Atividades do Núcleo de Arte e Cultura (NAC) do IFPR e o Relatório Anual de Atividades do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do IFPR, referentes ao ano de 2021.

No relatório é possível verificar a atuação dos núcleos no IFPR e sua importância. A novidade neste ano é que os dados foram extraídos do Sistema de Gerenciamento dos Comitês de Pesquisa e Extensão dos Campi (Siscope) e os dados das bibliografias referentes às temáticas indicados pelas bibliotecas de cada campus.

Sobre os NACs

Os NACs possuem o objetivo de fomentar a formação, a difusão e a articulação da produção artístico-cultural do Instituto, assessorando a Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proeppi) e sua Diretoria de Extensão, Arte e Cultura (Diext) na gestão da política cultural da instituição (NAC institucional), assim como todos os campi do IFPR por meio dos NACs locais.

Os grupos contribuem efetivamente com a formação integral de nossa comunidade acadêmica, bem como na preservação do patrimônio cultural. Eles são constituídos pelos docentes da área de arte, técnicos, estudantes e membros da comunidade externa.

Em breve, o Portal das Artes também será atualizado com os novos dados.

Sobre os Neabi

Os Neabi possuem importante atuação em ações de formação, produção de conhecimentos e a efetivação de políticas afirmativas e relacionadas à educação das relações étnico-raciais. Os grupos buscam a valorização da história, identidades e culturas negras, africanas, afro descendentes e dos povos originários tradicionais (etnias indígenas).

Os Neabi locais estão vinculados ao Neabi institucional, sob responsabilidade da Proeppi/Diext, atuando na consolidação das diretrizes e ações de Ensino, Pesquisa e Extensão relacionadas a estas temáticas. Também são constituídos por docentes, técnicos, estudantes e membros da comunidade externa.