RAIO X da administração: IFPR ocupa a 26° posição entre 184 instituições – Instituto Federal do Paraná

RAIO X da administração: IFPR ocupa a 26° posição entre 184 instituições

O IFPR é destaque ao ocupar a 26ª posição do ranking de eficiência administrativa e gestão de recursos, entre 184 órgãos públicos analisados.

O ranking é resultado da análise dos dados de custeio e despesas administrativas em 2018 pelo Raio X da Administração Pública Direta, Autárquica e Fundacional. Os dados, que consolidam os principais indicadores de gestão da Administração e são alimentados pelos sistemas estruturantes como Siape*, Sigepe*, Siorg*, Siafi* e Siconv*, foram divulgados no dia 28 de junho, pela Secretaria Especial de Desburocrarização, Gestão e Governo Digital (SEDGG), atrelada ao Ministério da Economia (ME) aos órgãos e entidades citados. O público externo terá livre acesso aos dados a partir de 30 de agosto.

Segundo Carlos Eduardo Zanatta, Pró-Reitor de Administração (Proad) do IFPR, os recursos públicos devem ser otimizados por meio de ações que gerem resultados para a sociedade de forma eficiente. Nesse sentido, o IFPR vem buscando aprimorar a gestão dos serviços administrativos com o objetivo de se tornar cada vez mais eficaz.

“A proposta é que os dados sejam úteis para que os órgãos elaborem suas estratégias de eficiência e transformação digital”, destaca o Pró-Reitor.

Raio X da administração

O Raio X da administração pública foi desenvolvido com a finalidade de supervisionar projetos de eficiência administrativa e modernização governamental, além de apoiar os órgãos com informações e ferramentas de apoio à gestão.

O painel consolida os principais indicadores de gestão da administração pública, contendo informações sobre o custeio administrativo e valores gastos com despesas administrativas para funcionamento do órgão/entidade durante o exercício de 2018.

Como resultado, destaca-se a posição do órgão no ranking per capita (custeio), onde o IFPR ocupa a 26ª posição entre 184 órgãos avaliados, conforme Tabela 1:

Fonte: Raio X da Administração Direta, Autárquica e Fundacional

De acordo com a Pró-Reitoria de Administração, entre as principais medidas adotadas pelo IFPR está o estrito cumprimento das regras do Caderno de Logística, o planejamento das licitações e contratos de serviços por meio de estudos técnicos preliminares, a revisão criteriosa do valor estimado das contratações mais relevantes, e a negociação com fornecedores na fase externa dos certames licitatórios, seguida de uma gestão e fiscalização atuante e proativa nos contratos de serviços administrativos.

Para Zanatta, ajustes contratuais, melhoria nos fluxos de trabalho, atendimento a recomendações dos órgãos de controle, racionalização no uso de materiais e a superação de obstáculos processuais também contribuíram para o desempenho do Instituto no painel.

Projeto Monitora

Segundo Rogério da Costa Silva, da Diretoria de Licitações e Contratos, por meio da busca de novas tecnologias que acompanham as tendências do mercado, a administração do Instituto tem desenvolvido o “Projeto Monitora”, que consiste em uma nova contratação para a operação do sistema de vigilância ostensiva e eletrônica nas unidades do IFPR.

“O Projeto Monitora possibilitará garantir a proteção do patrimônio público com uma economia estimada de 30% do montante despendido com vigilância ostensiva (atualmente maior despesa de custeio), o que poderá melhorar ainda mais a posição do IFPR no ranking do Raio X”, ressalta, Rogério. A previsão é de que o processo licitatório seja publicado até o final de agosto.

“Estamos trabalhando para melhorar constantemente a gestão dos recursos organizacionais para tornar a administração ainda mais eficiente, com responsabilidade e ênfase em resultados”, finaliza o Pró-Reitor de Administração do IFPR.

*Siape – Sistema Integrado de Administração de Pessoal
*Sigepe – Sigepe Servidor e Pensionista