Proplan realiza visitas técnicas nos 25 campi do Instituto – Instituto Federal do Paraná

Proplan realiza visitas técnicas nos 25 campi do Instituto

A Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan) realizou, entre os dias 01 de abril e 02 de maio, visitas técnicas aos 25 campi do IFPR para discutir planejamento, matriz orçamentária e indicadores de desempenho junto às direções e secretarias acadêmicas. Cerca de 171 servidores participaram da ação.

Os representantes da Proplan responsáveis pelas visitas, Márcio Renato Gomes e Wagner Nogueira Teixeira, abordaram temas como alimentação e manutenção do Sistec, matriz orçamentária, plataforma Nilo Peçanha, Indicadores; PDI 2019/2023, e planejamento estratégico nos campi.

Entre os principais objetivos da ação, estavam:

1. Enfatizar e alinhar o entendimento sobre a importância do preenchimento do Sistec;
  2. O surgimento de novidades na utilização dessa base de dados junto à Plataforma Nilo Peçanha;
  3. Os reflexos da base Sistec e Plataforma Nilo Peçanha na composição da matriz orçamentária;
  4. Utilização na obtenção dos indicadores, bem como sua importância;
  5. Alinhamento dos indicadores e suas metas com o PDI;
  6. Importância e utilização do planejamento estratégico na execução orçamentária, alinhada a IN Nº 01 – 10/01/2019 do Ministério da Economia.

De acordo com Márcio, além de abordar os temas propostos, foi enriquecedor ouvir as dificuldades, dúvidas e anseios dos campi sobre essas e outras questões da rotina diária de trabalho.

“Conseguimos sentir nessas reuniões a importância dessa aproximação entre a Reitoria e os campi através do trabalho das pró-reitorias. Nosso principal intuito foi de auxiliar, esclarecer e compreender as peculiaridades do trabalho de cada campus do IFPR durante sua rotina diária. O próximo passo é levar à Reitoria todos os pontos levantados nas reuniões e caberá às pró-reitorias e unidades trabalhar suas respectivas demandas apontadas pelos campi”, destaca Márcio.