Projetos vão receber bolsas de estudo para alunos de mestrado – Instituto Federal do Paraná

Projetos vão receber bolsas de estudo para alunos de mestrado

Estão abertas as inscrições para o processo de seleção de projetos dos programas de pós-graduação stricto sensu do IFPR, para o recebimento de cotas de bolsas destinadas aos estudantes vinculados a esses projetos. Neste momento, o edital selecionará três propostas, uma de cada programa de pós-graduação do IFPR.

Hoje, o IFPR possui três programas de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade, do Campus Paranaguá; Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, no Campus Curitiba; e o Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade, do Campus Umuarama. Todos oferecem cursos de mestrado.

O edital interno nº 10/2018, que rege o processo de seleção, oferece três cotas de bolsas de R$ 1500 mensais. Os benefícios serão concedidos por um período de 12 meses aos estudantes vinculados aos projetos selecionados.

Esta é a primeira vez que o IFPR oferece bolsas de estudo destinada aos estudantes dos cursos de pós-graduação stricto sensu da instituição. Neste momento, o pagamento das bolsas será viabilizado inteiramente por recursos do IFPR.

De acordo com o edital, são objetivos da seleção colaborar com a participação dos estudantes de pós-graduação do IFPR em ações de ensino, pesquisa científica, extensão, inovação e desenvolvimento tecnológico e, também, favorecer o desenvolvimento de projetos que contribuam significativamente para o progresso científico, tecnológico e de inovação em qualquer área do conhecimento, nas regiões atendidas pelo IFPR.

Estudantes devem atender a requisitos

Os estudantes vinculados ao projeto selecionado e que estiverem recebendo a bolsa deverão dedicar-se integralmente ao projeto de pesquisa, ou seja, comprometem-se a disponibilizar 40 horas semanais às atividades de investigação científica e acadêmica. Além disso, o estudante deverá ter ao menos 75% de frequência e excelente desempenho acadêmico. Todos os requisitos e obrigações do estudante para o recebimento da bolsa estão descritos no item 4 e 6 do edital.

Inscrições e cronograma

As inscrições devem ser feitas até o dia 29 de julho. As instruções para realização da inscrição, que prevê o envio da documentação por e-mail, podem ser encontradas no item 7 do edital.

Dentre os documentos que devem ser enviados, estão uma via do projeto de pesquisa em desenvolvimento e o plano de trabalho para o estudante, devidamente assinados. Os modelos desses documentos podem ser encontrados nos anexos do edital.

A homologação provisória das inscrições será publicada no dia 3 de agosto, com período de recurso nos dias 4 e 5 de agosto. O formulário para interposição de recurso pode ser encontrado no Anexo IV do edital.

O resultado provisório da avaliação dos projetos inscritos será publicada no dia 24 de agosto, com período de recurso nos dias 25 e 26 de agosto.

O resultado final será publicado no dia 31 de agosto. As atividades propostas nos projetos selecionados devem ser iniciadas no dia 3 de setembro de 2018.

Mais informações

Mais informações podem ser consultadas junto à Diretoria de Pós-Graduação, pelo e-mail dgp@ifpr.edu.br.