Projeto de veículos elétricos do IFPR é selecionado para a 67ª reunião da SBPC, em São Carlos – Instituto Federal do Paraná

#SomosTodosEducadores

[Notícia publicada no dia 11 de julho de 2015] De 12 a 18 de julho, em São Carlos – SP, ocorre a 67ª reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), com o tema “Luz, Ciência e Ação” – referência ao Ano Internacional da Luz, celebrado em 2015 em diversos países.

Na edição deste ano do evento, considerado o maior encontro científico da América Latina, o Instituto Federal do Paraná participará como expositor do projeto “Veículos Elétricos para Reciclagem de Resíduos Sólidos, não Tripulados, Tripulados e de Transporte Urbano”, de autoria do Professor Carlos Eduardo de Araujo, do Câmpus Curitiba. “Veículos elétricos serão uma realidade em breve nos centros urbanos”, afirma Araujo. “Logo, pesquisar e desenvolver tecnologias na área são um caminho natural a ser percorrido pelas instituições de ensino e pesquisa”, complementa.

O início dos trabalhos e as etapas desenvolvidas

De acordo com o professor, os trabalhos tiveram início em 2012, com uma visitação à empresa Renault, para realizar uma tentativa de parceria. Em 2013, foi elaborado e enviado o projeto atual para consecução de verbas, uma vez que, dada sua natureza, era necessário apoio financeiro antes de qualquer realização de pesquisa. Foi firmada uma parceria com a empresa Oficina do Metal e, em dezembro de 2013, obteve-se a aprovação do projeto pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), através da Chamada 94/2013, referente ao apoio a projetos cooperativos de pesquisa aplicada e de extensão tecnológica.

A partir de então, as atividades foram desenvolvidas mais fortemente, sendo estas as principais etapas realizadas até o momento:

• desenvolvimento de carro elétrico não tripulado tracionado por motor sem escovas importado;
  • desenvolvimento de carro tripulado com motores sem escova importados;
  • desenvolvimento de jipe elétrico com motor importado;
  • realização de testes num motor nacional WEG a ser colocado em veículo a ser doado ao IFPR;
  • realização de interface gráfica (painel de controle do veículo);
  • desenvolvimento de placa de aquisição de dados;
  • consolidação do Grupo de Pesquisa em Veículos Elétricos (Grupeve), criando-se o logotipo Grupeve-IFPR.

Em 2014, o trabalho também foi selecionado pelo Edital nº 07/2014 da Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação (Proepi) do IFPR, referente ao Programa Institucional de Apoio à Aquisição de Equipamentos para Pesquisa, Desenvolvimento, Extensão e Inovação (Proeq).

Araujo salienta que esse projeto é de importância ímpar tanto para os servidores quanto para os estudantes do Instituto. “Com a oportunidade disponibilizada pelo MEC, Setec e CNPq através dos editais 94/2013 e 17/2014, o conhecimento técnico dos professores do IFPR pode ser utilizado no desenvolvimento de controladores eletrônicos e sua transferência da tecnologia para o setor produtivo”, pontua o professor. “Estamos acompanhando uma demanda que se tornará tendência. É importante frisar que os alunos envolvidos neste projeto poderão ser empregados no setor produtivo quase que de imediato, dada a especialização que irão obter”, conclui.

Há dificuldades no processo, entretanto. Trata-se de um projeto com grande quantidade de trabalho e com necessidades financeiras e de infraestrutura. Carlos salienta que é necessário espaço físico adequado para o desenvolvimento das atividades, além de apoio para doação de veículos a serem transformados em elétricos e de agilidade na compra de materiais, entre outros pontos – o não cumprimento de prazos na liberação de verbas, por exemplo, é algo que preocupa o docente.

Os percalços não abalam, no entanto, a confiança de Araujo, que afirma: “Esperamos tornar o IFPR uma referência em veículos elétricos”.

Sobre a SBPC

Realizada desde 1948, com a participação de representantes de sociedades científicas, autoridades e gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia, a Reunião Anual da SBPC é um importante fórum para a difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento e um fórum de debates de políticas públicas para a ciência e tecnologia.

A programação científica é composta por conferências, simpósios, mesas-redondas, encontros, sessões especiais, minicursos e sessões de pôsteres. São realizadas atividades como a ExpoT&C (mostra de ciência e tecnologia), a SBPC Jovem (programação voltada para estudantes do ensino básico) e a SBPC Cultural (apresentação de atividades artísticas regionais e discussões sobre temas relacionados à cultura).

A cada ano, a Reunião Anual da SBPC é realizada em um estado brasileiro, sempre em universidades públicas (em 2015, na Universidade Federal de São Carlos). O evento reúne milhares de pessoas, entre cientistas, professores e estudantes de todos os níveis, profissionais liberais e visitantes.

Nesta 67ª edição do evento, o IFPR será representado pelo professor Rafael Nishimura e pelo estudante Diogo Zanardini, ambos da equipe do Grupeve.