Programa de Gestão (teletrabalho) será tema de evento nesta quarta (16) – Instituto Federal do Paraná

Programa de Gestão

Programa de Gestão (teletrabalho) será tema de evento nesta quarta (16)

Imagem contendo as informações do evento.
Evento é voltado a todos os servidores do IFPR

No dia 16 de junho, das 15h às 17h, será realizado o evento Conversando sobre Programa de Gestão (teletrabalho). O encontro é promovido pela Comissão de Implantação do Programa de Gestão no IFPR, e será transmitido pelo canal Conexão IFPR no Youtube.

O evento contará com a participação da diretora de Gestão de Pessoas do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Juliana Ferreira de Queiroz, e do pró-reitor de Gestão de Pessoas do Instituto Federal de Brasília (IFB), José Anderson de Freitas Silva. A pró-reitora de Gestão de Pessoas do IFPR, Karina Mello Bonilaure, fará a mediação dos diálogos.

Voltado aos servidores do IFPR, o evento tem o objetivo de mostrar as experiências de outras instituições sobre as diferentes etapas que envolvem a implantação do Programa. “Queremos proporcionar aos servidores mais conhecimento sobre o Programa e suas etapas e sanar todas as dúvidas que possam existir sobre o teletrabalho”, salientou a pró-reitora de Gestão de Pessoas do IFPR.

Sobre o Programa de Gestão

O Programa de Gestão, regulamentado pela Instrução Normativa nº 65, de 30 de julho de 2020, visa autorizar e regulamentar as atividades de teletrabalho nas instituições federais.

Conforme informações do governo federal, a implantação do Programa nas instituições federais não é obrigatória e deve ocorrer levando em consideração a conveniência e interesse do serviço. Logo, o teletrabalho não poderá abranger atividades em que a presença física do participante da instituição seja indispensável, bem como não poderá reduzir a capacidade de atendimento de setores que atendem ao público interno e externo da instituição.

Entre os objetivos do Programa de Gestão, o governo federal destaca na normativa os seguintes:

I – promover a gestão da produtividade e da qualidade das entregas dos participantes;

II – contribuir com a redução de custos no poder público;

III – atrair e manter novos talentos;

IV – contribuir para a motivação e o comprometimento dos participantes com os objetivos da instituição;

V – estimular o desenvolvimento do trabalho criativo, da inovação e da cultura de governo digital;

VI – melhorar a qualidade de vida dos participantes;

VII – gerar e implementar mecanismos de avaliação e alocação de recursos; e

VIII – promover a cultura orientada a resultados, com foco no incremento da eficiência e da efetividade dos serviços prestados à sociedade.

Acesse mais informações sobre o Programa.