Programa de Formação Pedagógica para o RDE tem o segundo encontro nesta quarta (4) – Instituto Federal do Paraná

Covid-19

"Programa de Formação Pedagógica para o Regime Didático Emergencial. Formação de Professores em três Ps para a EPT: Política, Polivalência e Politecnia: aproximações com o RDE". 04 de nobembro. 16h"
Palestra será transmitida pelo youtube

Nesta quarta-feira (4) será realizada a segunda ação do Programa de Formação Pedagógica para o Regime Didático Especial (RDE). A atividade será uma live, ministrada por Luiz Aparecido Alves de Souza (Reitoria/IFPR), com o tema Formação de Professores em três Ps para a EPT: Política, Polivalência e Politecnia – Aproximações com o RDE”.

A transmissão será a partir das 16h, pelo Canal Comunicação IFPR.

Tendo em vista os desafios que a pandemia de Covid-19 trouxe para a organização do trabalho pedagógico, o objetivo do programa é contribuir para a formação continuada dos servidores e estudantes do Instituto.

As atividades do programa estão previstas para os anos de 2020 e 2021.

*Para conhecimento, o palestrante indica o material deste link

Formação continuada

Desenvolvido pela Pró-Reitoria de Ensino (Proens) e pelo Grupo de Trabalho “Formação Pedagógica para o Regime Didático Emergencial”, o programa se fundamenta nos diálogos entre a pesquisa acadêmica, as práticas pedagógicas e as vivências discentes em suas múltiplas diversidades para tecer contribuições que investigam e propõem processos educativos democráticos e participativos, na esfera da Educação Profissional e Tecnológica.

No âmbito do programa, serão realizadas atividades que reforçam a discussão sobre a identidade dos institutos federais no contexto da pandemia e discutem a reorganização dos currículos na perspectiva do trabalho como princípio educativo e da interdisciplinaridade; os processos de ensino e aprendizagem mediados pelas tecnologias digitais e os diálogos organizados por áreas do conhecimentos e eixos tecnológicos a partir de experiências docentes nas APNPs.

Outro objetivo é promover processos de escuta e participação estudantil.