Programa de Formação Pedagógica para o RDE realiza encontro nesta quarta (11) – Instituto Federal do Paraná

Programa de Formação Pedagógica para o RDE realiza encontro nesta quarta (11)

"Programa de Formação Pedagógica para o Regime Didático Emergencial. Dia 11 de novembro. 19h"
Acompanhe ao vivo a transmissão

No dia 11 de novembro, às 19h, no Canal Comunicação IFPR, será transmitido ao vivo o terceiro encontro do Programa de Formação Pedagógica para o Regime Didático Emergencial (RDE). O evento tem como público-alvo os estudantes e servidores.

A atividade terá os temas “Os desafios de ensinar e aprender em tempos de pandemia”, com a professora Mônica Ribeiro da Silva (UFPR), e “Os desafios da educação politécnica no RDE”, com o professor Lucas B. Pelissari (IFPR).

Tendo em vista os desafios que a pandemia de covid-19 trouxe para a organização do trabalho pedagógico, o objetivo do programa é contribuir para a formação continuada dos servidores e estudantes do Instituto.

As atividades do programa estão previstas para os anos de 2020 e 2021.

Formação continuada

Desenvolvido pela Pró-Reitoria de Ensino (Proens) e pelo Grupo de Trabalho “Formação Pedagógica para o Regime Didático Emergencial”, o programa se fundamenta nos diálogos entre a pesquisa acadêmica, as práticas pedagógicas e as vivências discentes em suas múltiplas diversidades para tecer contribuições que investigam e propõem processos educativos democráticos e participativos, na esfera da Educação Profissional e Tecnológica.

No âmbito do programa, serão realizadas atividades que reforçam a discussão sobre a identidade dos institutos federais no contexto da pandemia e discutem a reorganização dos currículos na perspectiva do trabalho como princípio educativo e da interdisciplinaridade; os processos de ensino e aprendizagem mediados pelas tecnologias digitais e os diálogos organizados por áreas do conhecimentos e eixos tecnológicos a partir de experiências docentes nas APNPs.

Outro objetivo é promover processos de escuta e participação estudantil.