Professores publicam artigo sobre formação de educadores ambientais – Instituto Federal do Paraná

Professores publicam artigo sobre formação de educadores ambientais

O Artigo “Formação de educadores ambientais na educação a distância” – publicado este mês na revista científica Olam – Ciência e Tecnologia –  discute a formação de educadores ambientais a partir da experiência pedagógica vivenciada pelos docentes do IFPR com o Curso Técnico em Meio Ambiente, oferecido na modalidade a distância. O texto foi escrito pelos professores Adnilra Sandeski, Carmem Ballão Watanabe e Vicente Estevam Sandeski.

Resumo
A complexidade da temática ecológica, associada à obrigatoriedade legal de implementar a Educação Ambiental formal em todos os níveis de ensino, tem se revelado um fator de dificuldade à prática pedagógica de educadores que, na maioria das vezes, não recebeu qualificação específica para desenvolver atividades relacionadas à sensibilização humana sobre a necessidade de conservação do meio ambiente. O presente artigo tem como objetivo apresentar reflexões sobre a formação de educadores ambientais, a partir da experiência pedagógica desempenhada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná – IFPR, na modalidade de Educação a Distância, para fundamentar profissionais para o desempenho de atividades da sensibilidade ético-ambiental.