Proens realiza XI Encontro sobre a Organização do Trabalho Pedagógico – Instituto Federal do Paraná

Proens realiza XI Encontro sobre a Organização do Trabalho Pedagógico

Na próxima semana, de 08 a 10 de maio, a Proens realiza, no Campus Campo Largo, o XI Encontro sobre a Organização do Trabalho Pedagógico.

Segundo o pró-reitor de Ensino, Amarildo Pinheiro Magalhães, trata-se do principal evento pedagógico anual da instituição. “Nele construímos bases teóricas e diálogos a respeito das macroações e do fazer pedagógico cotidiano no Instituto. Em 2019, traremos temas e olhares que enriqueçam o processo de construção coletiva do Projeto Político Pedagógico (PPP)”, destaca o pró-reitor.

A programação do primeiro dia de evento conta com a palestra “Projeto Político Pedagógico: uma construção coletiva”, ministrada pela professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Maria Madselva Feiges, e “Ações de combate à evasão x Políticas de Permanência”, ministrada pelo professor do Instituto Federal Fluminense (IFF), Carlos Artur de Carvalho Arêas.

Temas como acompanhamento de estágios e egressos, biblioteca virtual e atendimento educacional especializado também serão debatidos ao longo do dia.

Na quinta-feira (09), serão ministradas as palestras “Cursos Técnicos Organizados por Itinerários Formativos”, por Carlos Arthur de Carvalho Arêas do IFF, e “Práticas de Não-Violência na Escola” com o professor da UFPR, Josafá Moreira da Cunha.

Serão realizadas também mesas-redondas sobre o Pibid e residência pedagógica, e arte, cultura e diversidade na organização do trabalho pedagógico no Instituto.

No início da noite, às 19h20, ocorrerá o lançamento oficial do livro “Passado, Presente e Futuro: 10 anos do IFPR”, publicado pela Editora IFPR.

Confira a programação completa.