Processos seletivos dos cursos presenciais e a distância do IFPR ofertam mais de 11 mil vagas em 57 cidades – Instituto Federal do Paraná

O Instituto Federal do Paraná segue com inscrições abertas para os processos seletivos dos cursos presenciais e a distância. No total, são 11.488 vagas, distribuídas entre 57 cidades do Paraná e de São Paulo.

Apesar de ocorrerem simultaneamente, as duas seleções possuem diferenças significativas que precisam ser observadas pelos candidatos.

Para os cursos presenciais, haverá aplicação de prova, que está marcada para o dia 19 de novembro, das 14h às 18h (os candidatos somente poderão realizar a prova na cidade que oferta os cursos para os quais efetuaram a inscrição).

Já para os cursos a distância a seleção será feita com base no desempenho escolar durante o Ensino Médio (serão consideradas as notas das disciplinas de Língua Portuguesa e de Matemática).

Nos cursos a distância são ofertadas vagas em seis cursos técnicos subsequentes (Logística; Agente Comunitário de Saúde; Administração; Meio Ambiente; Serviços Públicos e Segurança do Trabalho).

Nos cursos presenciais, há vagas para cursos técnicos (integrados e subsequentes ao Ensino Médio) e também para cursos superiores (licenciaturas, bacharelados e tecnólogos).

Inscrições – cursos presenciais

As inscrições para os cursos presenciais custam R$ 50 e devem ser efetuadas pela página da Funtef, organizadora do processo seletivo, até 08 de outubro.

Inscrições – cursos a distância

As inscrições para os cursos a distância devem ser realizadas até 15 de outubro e são gratuitas. Para se inscrever, os candidatos devem ter o histórico escolar em mãos e utilizar o sistema que está disponível no site do Instituto, observando atentamente as instruções disponíveis.

Ler o edital é fundamental

Tanto para o processo seletivo dos cursos a distância quanto para os cursos presenciais, é importante que os candidatos, antes de efetuar a inscrição, leiam atentamente o(s) edital(ais), pois estes são os documentos que trazem todas as regras e informações referentes aos seus respectivos processos de seleção.

I) Processo Seletivo IFPR/EAD 2017 (cursos a distância)

• Prazo de inscrição: De 18 de setembro a 15 de outubro de 2017;
  • Valor da inscrição: Gratuito;
  • Valor dos cursos: Gratuito;
  • Site para inscrição: ead.ifpr.edu.br;
  • Provas: não há (seleção é por análise do histórico escolar);
  • Início das aulas: novembro de 2017;
  • Nível e forma de oferta dos cursos: técnicos subsequentes (para quem já concluiu o Ensino Médio);
  • Modalidade: a distância (com encontros semanais nos polos parceiros);
  • Total de vagas: 5.680;
  • Quantidade de municípios (polos parceiros): 39.

II) Processo Seletivo IFPR 2017-2018 (cursos presenciais)

• Prazo de inscrição: De 1º de setembro a 08 de outubro de 2017;
  • Valor da inscrição: R$ 50;
  • Valor do curso: Gratuito;
  • Site para inscrição: www.ifpr.edu.br;
  • Provas: 19 de novembro;
  • Início das aulas: 1º semestre de 2018;
  • Nível e forma de oferta: técnicos subsequentes; técnicos integrados (para quem tem o Fundamental completo); superiores (para quem tem o Ensino Médio completo);
  • Modalidade: presencial (nos campi do IFPR);
  • Total de vagas: 5408;
  • Quantidade de municípios (campi do IFPR): 24.