Processos Práticos de Fermentação para Produção de Cachaça Aplicáveis no Ensino de Química – Instituto Federal do Paraná

Atualizado em

Subprojeto de Química – Pibid/IFPR, Campus Palmas
Ernani Carneiro
André Cologni
Luiz Barrabarra
Andrea Portto (supervisora)
Sandra Inês Adams Angnes Gomes (coordenadora de área)

O Brasil é um importante produtor mundial de frutas, no entanto, o país apresenta altos índices de perdas pós-colheita, incluindo o não aproveitamento de excedentes de safra tornando o processo fermentativo, atraente e de baixo investimento, viável inclusive para produção artesanal. Sua utilização industrial tem importância cada vez maior, pela disponibilidade das frutas de maneira diversa durante todo o ano, e pelo aproveitamento daquelas que apresentam defeitos (calcula-se de 10-15% da produção anual), sem qualidade para consumo in natura.

Neste sentido, bolsistas do Pibid desenvolveram o Tema – Processos práticos de fermentação e produção de bebidas alcoólicas, em formato de oficinas. As atividades foram realizadas com cinco turmas de 20 estudantes do Ensino Médio do Colégio Estadual Sebastião Paraná.

O principal objetivo das oficinas foi mostrar a diferença entre as fermentações alcoólica e acética de caldo de cana e maçã em diferentes composições de mosto, utilizando dois processos rápidos de fermentação: a acetificação um com fermento de pão e outro com milho quebrado. Além do estudo do processo fermentativo os estudantes puderam destilar o produto fermentado e obter cachaça.

O desenvolvimento das oficinas mostrou que trabalhar com temas interessantes, aplicáveis ao cotidiano levam os educandos a refletir sobre a importância e aplicação Química.

Agradecimentos:
Pibid – Capes
IFPR – Campus Palmas
Colégio Estadual Sebastião Paraná

Sua opinião é importante para melhorar o site do IFPR.
Responda o questionário e nos ajude a fazer um site cada vez melhor.