Processo Seletivo IFPR 2020/2021 não terá provas presenciais: sorteio público e Enem serão utilizados – Instituto Federal do Paraná

Processo Seletivo

Imagem do Processo Seletivo IFPR 2020/2021
Outras informações sobre o Processo Seletivo IFPR 2020/2021 serão divulgadas em breve

Excepcionalmente neste ano, devido à pandemia de Covid-19, o processo seletivo para ingresso no IFPR não terá provas presenciais. Para os cursos de Nível Médio (técnicos integrados e técnicos subsequentes ao Ensino Médio), será realizado sorteio público. Já para os cursos superiores, será utilizado o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos anos 2018, 2019 e 2020.

A decisão foi tomada nesta terça-feira (03) pelo Colégio de Dirigentes (Codir) do IFPR.

De acordo com Amarildo Pinheiro Magalhães, pró-reitor de Ensino, a opção pelo sorteio público para o preenchimento das vagas dos cursos técnicos é, neste momento, a opção mais segura e democrática que poderia ser tomada, tendo em vista que a maioria dos candidatos é adolescente e seria arriscado fazer com que se deslocassem e se reunissem nos locais de prova, ainda que fossem tomados todos os cuidados que a situação exige.

“Além disso, o sorteio público coloca em nível de igualdade todos aqueles que buscam uma vaga nos cursos técnicos do Instituto Federal do Paraná”, afirma.

Segundo o pró-reitor, a política de reserva de vagas (cotas) do IFPR será mantida – em nossos processos seletivos, são reservadas 80% das vagas para inclusão social, sendo as 20% restantes destinadas à ampla concorrência.

Outras informações sobre o Processo Seletivo IFPR 2020/2021, como, por exemplo, o edital do certame com o cronograma e o quantitativo de vagas por campi e por curso, serão divulgadas em breve.

Fique ligado!

As informações sobre o Processo Seletivo IFPR 2020/2021 são publicadas aqui no site do IFPR; na nossa página no Facebook e no Canal Conexão IFPR (Youtube). Curta nossas páginas e fique por dentro de tudo o que acontece no Instituto!