Primeiro Codir de 2019 foi realizado em Paranaguá – Instituto Federal do Paraná

Órgãos colegiados

Primeiro Codir de 2019 foi realizado em Paranaguá

O Campus Paranaguá sediou, nos dias 27 e 28 de fevereiro, a primeira reunião do colégio de dirigentes. O encontro lançou  um novo formato aprovado pelos gestores, em três períodos, com atividades formativas na tarde do primeiro dia e a reunião composta por informes e deliberações nos dois períodos seguintes. Dentre as pautas: concurso público 2019, descentralização dos recursos do edital de eventos para os campi, planejamento de obras e regulamentação documental, oferta de cursos EaD em 2019/2020, novo site institucional e apresentação dos trabalhos realizados pela Comissão de Acompanhamento das Condições das Relações de Trabalho.

Progepe lança programa Crescer Servidor

Na reunião do colégio de dirigentes também foi realizadO o lançamento oficial do programa Crescer Servidor. O servidor Hemerson Camelo explicou as frentes de atuação do programa, seu objetivo geral e um cronograma futuro de atividades. São cinco projetos, que, articulados, têm a finalidade de desenvolver competências de liderança, aumentar a percepção de felicidade e melhorar a qualidade de vida pessoal e profissional do servidor do IFPR. São eles: “Eu, Servidor Educador”, “Inteligência Emocional Servidora”, “Líder Servidor”, “Instituto Felicidade do Paraná” e “Aposentação”.

Hemerson também relatou algumas das ações já empreendidas, como as palestras na Semana Pedagógica em Assis Chateaubriand e Goioerê, com workshop “Eu, Servidor Educador”, e em Colombo, com a temática “Inteligência Emocional Servidora”. No dia 27, no Codir, também foi realizada uma capacitação com os gestores sobre os desafios da gestão no serviço público. As ações estão sendo realizadas de forma piloto, avaliadas no pós-evento e sendo validadas, para aplicações futuras, com outros grupos de servidores e em diferentes unidades administrativas do IFPR.

A servidora Adriana Paiva explicou o funcionamento do projeto de Aposentação, com prestação de orientações gerais e atendimentos individuais sobre aposentadoria e previdência, que irá iniciar em março, no Campus Curitiba e depois, um a dois campi por mês.

Concurso Público do IFPR

A Comissão Organizadora do Concurso Público oficializou a oferta de vagas em concurso público que será realizada pelo IFPR em 2019. Estão previstas mais de 130 vagas entre técnicos administrativos em educação e docentes em todo Paraná. O concurso está em fase de estudo preliminar, sem previsão de lançamento do edital.

Descentralização dos recursos do edital de apoio à participação em eventos

O pró-reitor de ensino, Amarildo Magalhães, apresentou as mudanças no edital de apoio à participação em eventos, destacando que a construção foi antecipada para atender à participação dos estudantes no Febrace, uma demanda de vários campi. Ele enfatizou a inclusão da possibilidade de apoio à participação em eventos artísticos e culturais, conforme Resolução 65/2010 do IFPR e em consonância com a consolidação dos núcleos de arte e cultura (NACs) nas unidades, e explicou a metodologia de divisão dos recursos, provocando que sejam pensadas e construídas coletivamente outras fontes de financiamento para a participação em eventos estudantis.

Reitor pro tempore Odacir Zanatta fala na abertura da reunião do colégio de dirigentes no auditório em Paranaguá

Paranaguá sediou primeira reunião do Codir em 2019

Obras prioritárias no IFPR

A Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan) apresentou um estudo de obras que são prioritárias em âmbito institucional a partir dos recursos aportados pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), por emendas parlamentares ou previstos pelo próprio campus por meio de Lei Orçamentária Anual e quadro de detalhamento de despesas. O reitor pro tempore, Odacir Antonio Zanatta, enfatizou que estão buscando mais recursos em âmbito federal para demais obras demandadas pelos campi. Uma das obras prioritárias é a reforma da Vila Oficinas, com intuito de acolher a Reitoria do IFPR. A empresa que ganhou a licitação pública da obra não cumpriu com o contrato firmado, o que impediu a finalização da reforma.

Oferta de cursos EaD/IFPR em 2019

A oferta de cursos EaD 2019 foi realizada em 72 polos, ou seja, deles seis são campus e outros são prefeituras conveniadas no Paraná e também Cristalina, em Goiás. Em 11 unidades não houve o volume necessário de inscrições, portanto, foram formadas turmas em 61 cidades. “Pela primeira vez o processo seletivo foi realizado inteiramente eletrônico com prova online no pólo, o que foi muito significativo. O processo de documentação também foi 100% digital”, relata o Marcos Barbosa, diretor da EaD. “Estamos com cursos em andamento em 114 cidades no Paraná”, complementa.

Regimento e Estatuto do IFPR

Os professores João Madureira, Celso Buiar e Marcos Paulo Rosa serão os membros do colégio de dirigentes para atuar na comissão de revisão do estatuto e do regimento geral do IFPR.

A reunião contou ainda com apresentação do dos trabalhos realizados pela Comissão de Acompanhamento das Condições das Relações de Trabalho e de demandas estratégicas de comunicação institucional como a modernização do site, o novo projeto de televisão institucional nos campi e o Encontro de Comunicadores, a ser realizado nos dias 24 e 25 de abril.