Primeira banca de mestrado do IFPR é realizada – Instituto Federal do Paraná

Primeira banca de mestrado do IFPR é realizada

O dia 07 de dezembro ficará marcado na história do Instituto Federal do Paraná, pois a primeira banca do programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) foi realizada.

A dissertação intitulada “A Reforma do Ensino Médio e o Direito à Educação: Uma Abordagem Jurídica e Contextualizada da Lei 13.415 de 2017” foi defendida pela discente Marta Fagundes Dutra, e orientada pelo professor Edilson Chaves. No dia 20 de dezembro, será realizada a segunda defesa de mestrado, com o trabalho “Da participação em programas de iniciação científica ao mundo do trabalho: um estudo de caso com egressos ex-bolsistas dos cursos técnicos de ensino médio integrado do Instituto Federal do Paraná – IFPR – Campus Curitiba”, do aluno Jacir Tedesco Filho, orientado pela professora Sandra Terezinha Urbanetz.

Para 2019, a previsão é que até julho ocorram outras 23 defesas dos alunos ingressantes na primeira turma do ProfEPT, em 2017.

“Formar os primeiros mestres do IFPR se trata de um momento histórico. É um momento de felicidade, pois é visível o sucesso do programa. Nossa tarefa agora é fortalecer os três programas stricto sensu e também construir novas propostas de qualidade para aprovação de novos programas”, comenta Marcelo Estevam, pró-reitor de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação.

Outros mestrados do IFPR estão a todo vapor

Os outros dois programas de mestrado do Instituto são o Mestrado Acadêmico Interdisciplinar em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), do Campus Paranaguá, e a Pós-Graduação em Sustentabilidade (Mestrado Acadêmico Associado entre o Campus Umuarama do IFPR e a Universidade Estadual de Maringá – UEM).

O Mestrado Acadêmico Interdisciplinar em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) tem o foco na formação interdisciplinar de profissionais e pesquisadores integrando Ciências Sociais e Humanidades, Engenharia, Tecnologia e Gestão. O Mestrado tem como base epistemológica o enfoque em Ciência, Tecnologia e Sociedade. Em Paranaguá, estão ocorrendo alguns exames de qualificação, sendo que a previsão da primeira defesa de trabalho é para março de 2019. No mesmo mês, é previsto o lançamento do próximo edital de seleção.

“Ser o primeiro mestrado da cidade de Paranaguá representa um marco para o IFPR e para a região litorânea do Paraná. Este programa tem em sua essência a necessidade e a possibilidade de desenvolver pesquisa de alto nível em consonância com os arranjos produtivos locais. Entendemos que desta forma estaremos contribuindo significativamente para o avanço da região”, comenta Mateus das Neves Gomes, coordenador de Pesquisa e Extensão do Campus Paranaguá.

A Pós-Graduação em Sustentabilidade (Mestrado Acadêmico Associado IFPR/UEM) tem como objetivo produzir conhecimento interdisciplinar mediante o desenvolvimento de pesquisas e estudos que contribuam para a evolução do conhecimento sobre Sustentabilidade. Visa também promover a disseminação de conhecimentos e intercâmbio acadêmico/científico entre pesquisadores e profissionais das áreas de Ciências Agrárias, Ciências Exatas, Ciências Biológicas e áreas afins, e qualificar professores e pesquisadores para atuação em instituições públicas e privadas de ensino, pesquisa e extensão para resolução de problemas e desenvolvimento de propostas no âmbito da sustentabilidade. O curso tem previsão de defesas de dissertações para julho de 2019.