Primeira aluna surda do Campus Pinhais realiza defesa de TCC – Instituto Federal do Paraná

Inclusão

Primeira aluna surda do Campus Pinhais realiza defesa de TCC

No dia 04 de dezembro, a aluna do curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio, Caroline Simão, primeira estudante surda do Campus Pinhais, juntamente com Aline Müller, Melissa Latczuk e Taís Alves, apresentou o Trabalho de Conclusão de Curso intitulado “Terra Doce”, que apresenta um plano de negócios para abertura de uma fábrica de chocolates artesanais no município. O trabalho teve orientação do professor Roberto Guindani.

“Todo o processo foi bem difícil. Fiquei bem nervosa perante a banca, mas no final valeu a pena passar por tudo isso, porque nos tornamos, além de Técnicas em Administração, pessoas que pensam no próximo e lidam com a diferença, principalmente na inclusão”, comenta a estudante Caroline Simão.

O projeto

Como surgiu a ideia de valorizar a questão da inclusão, o projeto foi elaborado com algumas características específicas:

– Todos os colaboradores devem possuir curso de Libras. Para que isso aconteça, serão reservadas duas horas semanais para que todos participem do curso;

– Durante as reuniões de qualquer natureza, será contratado um tradutor e intérprete de Libras, para que o surdo esteja ciente de tudo que está acontecendo na empresa;

– Todos os materiais publicitários devem conter Libras, Braille e legendas, quando for o caso;

– Todas as embalagens devem ter Libras e Braille para identificação dos produtos.

“Foi muito gratificante poder participar da banca, pois o trabalho apresentado também ressaltou a importância de pensar a inclusão além dos muros escolares”, destaca a coordenadora do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne) do Campus Pinhais, Bárbara Marques.

“Tivemos muitos desafios para garantir o direito à inclusão e só foi possível esse momento devido ao envolvimento e comprometimento de muitos servidores”, salienta a professora de Educação Especial, Loretta Rosolem.