Prefeitura doa terreno para instalação do Centro de Referência do IFPR em Ponta Grossa – Instituto Federal do Paraná

Expansão

As autoridades citadas no texto aparecem na foto, tirada no Gabinete da Prefeita de Ponta Grossa.
Com o CR de Ponta Grossa, o IFPR totaliza 29 unidades que ofertam ensino presencial (20 campi; seis campi avançados e três centros de referência). Além disso, outros dois centros estão em fase de estudos e implantação.

Foi realizada na tarde desta quarta-feira (6) a cerimônia de assinatura da escritura de doação do terreno onde está sendo implantado o Centro de Referência do IFPR em Ponta Grossa.

A nova unidade educacional está sendo implantada no imóvel contíguo ao Campus Ponta Grossa da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no bairro Jardim Carvalho, próximo ao centro da cidade.

O terreno tem área total de 41,5 mil m² e, de acordo com a escritura pública de doação, valor de, aproximadamente, R$ 2 milhões.

Vinculado ao Campus Curitiba do IFPR, o Centro de Referência de Ponta Grossa passa a integrar o Parque Ecotecnológico Professor Sérgio Escorsim, que reúne universidades, como a UTFPR e a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), entre outras instituições e empresas de Tecnologia, Pesquisa e Inovação.

“Esta é mais uma ação do IFPR visando proporcionar, de forma mais ampla possível, o acesso à Educação pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada”, comentou o reitor Odacir Antonio Zanatta durante a cerimônia.

Além do reitor do IFPR, participaram da solenidade, realizada na sede da Prefeitura, a prefeita Elizabeth Silveira Schmidt; Sandro Alex, deputado federal licenciado e secretário de Estado de Infraestrutura e Logística e os reitores da UTFPR, Marcos Schiefler Filho, e da UEPG, Miguel Sanches Neto.

Reitor assina a escritura de doação do terreno

Em atividade

No mês de agosto, tiveram início em Ponta Grossa as atividades do curso técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, o primeiro curso presencial ofertado pelo Instituto no município. Para 2022, está prevista a implantação de outro curso técnico integrado, o de Mecânica.

Voltados a quem já concluiu o Ensino Fundamental, os cursos técnicos integrados são organizados de modo que o estudante possa cursar o Ensino Médio ao mesmo tempo em que adquire uma habilitação profissional técnica de nível médio.

Processo seletivo

A partir do ano que vem, o ingresso de alunos para a nova unidade será realizado por meio de um processo seletivo geral, por meio do qual, anualmente, são preenchidas as vagas para os cursos técnicos e superiores das demais unidades do IFPR.

IFPR em Ponta Grossa

O centro de referência do Instituto em Ponta Grossa preenche a lacuna de ensino técnico gratuito na região, que não é oferecido desde que a UTFPR descontinuou a oferta desse nível de ensino para concentrar sua atuação nos cursos superiores e de pós-graduação.

“Nesse sentido, a ideia é a de que os cursos do IFPR em Ponta Grossa promovam Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação, com foco na qualificação profissional, possibilitando a verticalização de ensino entre os cursos de nível médio (do Instituto) e superior (da Universidade), maximizando, com isso, a utilização de recursos públicos federais, tendo em vista que os convênios firmados preveem a utilização de estruturas já existentes da UTFPR, como laboratórios, refeitório e ginásio poliesportivo”, lembra Adriano Stadler, coordenador do CR.

Parcerias

A instalação deste centro de referência está sendo viabilizada a partir da parceria entre IFPR, UTFPR e Prefeitura Municipal, que contam com o apoio da bancada de deputados federais do Paraná. Além da doação do imóvel por parte da Prefeitura, uma emenda parlamentar no valor de R$ 800 mil, concedida pelos deputados Sandro Alex e Reinhold Stephanes Junior, cobre os valores iniciais de instalação e de custeio. Para os exercícios seguintes, há a expectativa de manutenção desses investimentos, fundamentais para a consolidação do IFPR em Ponta Grossa.