Prefeitura da Lapa e IFPR terão projetos conjuntos – Instituto Federal do Paraná

Prefeitura da Lapa e IFPR terão projetos conjuntos

Com o objetivo de ampliar a parceria com o município da Lapa e apresentar as particularidades de seu projeto político pedagógico, representantes do Instituto Federal do Paraná (IFPR) visitaram entidades e assinaram um Termo de Cooperação com a prefeitura. Os encontros aconteceram na última sexta, dia 24, e contaram com a presença do reitor do IFPR, Alipio Leal, o pró-reitor em exercício, Nilton Brandão, Luiz Carlos Borges da Silveira, o presidente da Associação Comercial João Baggio Neto, o diretor de turismo Márcio Assad, funcionários da prefeitura, além do vice-prefeito Leandro Borges da Silveira e o do prefeito Antônio Furiati.

O dia começou com uma reunião na prefeitura, onde o reitor do IFPR fez um balanço dos trabalhos já realizados na Lapa. “Ministramos vários cursos aqui e temos planos de ampliar vagas e ofertar novos cursos de acordo com os arranjos produtivos locais. Sabemos que a Lapa tem forte vocação para o turismo e para a agricultura e o Instituto, com seu foco voltado para a profissionalização, pode ajudar na formação de técnicos para suprir demandas da cidade”, afirma Alipio Leal. Após o almoço, todos visitaram o Colégio Agrícola e empresas do município para conhecer melhor as demandas por cursos técnicos.

No final da tarde, durante a reunião quinzenal do governo municipal, o prefeito da Lapa e o reitor do IFPR assinaram o termo de cooperação técnica, que estabelece colaboração de ambas as partes para o desenvolvimento e implantação de cursos e treinamentos voltados para qualificação profissional da população. Na Lapa, desde o mandato anterior do prefeito Paulo Furiati, o Instituto atua na cidade. A modalidade que vem acontecendo e será aperfeiçoada com o termo é da Educação a Distância (EAD), por meio do ensino presencial virtual. As aulas acontecem por teleconferência, acompanhadas por monitores, responsáveis pela coordenação e verificação das presenças.

A vantagem desse tipo de sistema é que os estudantes não precisam sair de suas cidades de origem para ter aulas com professores capacitados e há menos custo para manter os docentes, já que estes podem ministrar as aulas de onde estiverem. O prefeito Paulo Furiati exprimiu os esforços da Prefeitura para construir uma unidade do IFPR na cidade. Para, como o reitor Alípio falou, “não seja uma ação de governo, mas sim de estado”. Furiati completou que serão “ações não para esta gestão e sim para ficarem de herança para população e outros mandatos”. O prefeito destacou que não medirá esforços nesse sentido, já que este é um dos propósitos estabelecidos para seu mandato. “Investir na profissionalização e aperfeiçoamento dos jovens para o mercado de trabalho”, complementa.