Plano de Logística Sustentável é tema de Seminário na Reitoria – Instituto Federal do Paraná

Logística Sustentável

Plano de Logística Sustentável é tema de Seminário na Reitoria

Publicado em

Copiado!

Nos dias 29 e 30 de junho, membros das Comissões Locais e do Comitê Gestor do Plano de Logística Sustentável (PLS) estiveram reunidos na Reitoria do IFPR, em Curitiba, para participar do Seminário do Plano de Logística Sustentável. Essa foi a primeira vez que representantes das comissões locais e do comitê gestor estiveram reunidos presencialmente — até então, todos os encontros haviam sido virtuais, em razão das restrições impostas pela pandemia de Covid-19.

Esta foi também a primeira vez que se realizou um evento na instituição para discutir o PLS e delinear ações a serem tomadas pelo grupo nos próximos meses.

A programação do encontro iniciou com uma mesa-redonda que contou com a participação do servidor Mário Kruger (TRT/PR) e da professora Tamara van Kaick (UTFPR), integrantes da Rede Sustenta Paraná, e da professora Aline Coleto, que coordenou a construção do primeiro relatório do PLS do IFPR, aprovado em 2018.

Professora Aline Coleto (IFPR), Mário Kruger (TRT-PR), professora Tamara van Kaik (UTFPR) e professor Paulo César Medeiros (membro do Comitê Gestor do PLS do IFPR) participaram da mesa-redonda de abertura do evento

O segundo dia do evento foi reservado aos trabalhos dos membros das comissões locais e comitê gestor, que fizeram Relatos de Experiência, a leitura e aprovação do relatório 2019-2021, finalizado no primeiro semestre de 2022, e também deliberaram sobre os próximos passos a serem dados para a concretização de metas locais e institucionais de logística sustentável.

Representantes das Comissões Locais e do Comitê Gestor do PLS reunidos na Reitoria, em Curitiba

Plano de Logística Sustentável

O primeiro Plano de Logística Sustentável do IFPR foi construído em 2017. O documento é uma ferramenta de planejamento com objetivos e responsabilidades definidas, bem como as ações, metas, prazos de execução e mecanismos de monitoramento e avaliação, que permitem ao órgão ou entidade estabelecer práticas de sustentabilidade e racionalização de gastos e processos na Administração Pública.

A elaboração de um Plano de Logística Sustentável é um dever das instituições públicas, de acordo com a Instrução Normativa nº 10/2012. O PLS estabelece algumas ações voltadas ao uso racional dos materiais e serviços, tais como: papel para impressão, copos descartáveis, energia elétrica, água e esgoto, coleta seletiva, qualidade de vida no ambiente de trabalho, compras e contratações sustentáveis e deslocamento de pessoal.

No IFPR, além das ações e eixos temáticos definidos pela IN 10/2012, descritas acima, também são consideradas as práticas sustentáveis em Educação Ambiental.

Saiba mais sobre o PLS no IFPR aqui no site.

Topo