Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) do IFPR para o ano de 2022 é aprovado e publicado – Instituto Federal do Paraná

Capacitação

Já está disponível no Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) 2022 do IFPR. O documento foi elaborado com base no Levantamento de Necessidades de Capacitação (LNC), processo por meio do qual os servidores e unidades do Instituto foram consultados a respeito de seus planejamentos para o próximo ano no que se refere a cursos, visitas técnicas, eventos, entre outras ações específicas de capacitação.

O PDP 2022 foi aprovado pelo reitor e pela pró-reitora de Gestão de Pessoas em reunião realizada na tarde desta segunda-feira (27) e, ainda nesta semana, será enviado ao Ministério da Economia.

A consulta promovida pelo LNC esteve aberta de 13 a 27 de agosto.

Responderam ao questionário 171 servidores do IFPR, entre docentes, técnicos administrativos em Educação (TAE) e gestores.

Tal participação equivale a, aproximadamente, 8% de todos os servidores do Instituto – atualmente, integram o quadro de pessoal da instituição 2.356 servidores, conforme dados da Progepe.

Ao todo, as três categorias formalizaram 239 propostas de capacitação:

Participação por categoria

• Número de propostas de capacitação de TAE’s: 151;
  • Número de propostas de capacitação de docentes: 67;
  • Número de propostas de capacitação de gestores: 21.

Análise dos dados

No PDP, a Diretoria de Capacitação realiza uma análise dos dados obtidos no LNC e indica que há uma crescente necessidade de capacitação por parte dos servidores do IFPR.

Os temas de maior expressividade, isto é, os que são mais frequentemente citados pelos respondentes, dizem respeito às áreas de avaliação; integração/desempenho no ambiente de trabalho; aprimoramento e desenvolvimento humano/profissional; formação continuada e compartilhamento de experiências.

Saiba mais

A análise completa dos dados, os gráficos sobre os temas levantados no LNC bem como a íntegra do PDP IFPR 2022 podem ser conferidos na página da Capacitação.