Pesquisa sobre integridade visa compreender percepção do tema no IFPR – Instituto Federal do Paraná

Pesquisa sobre integridade visa compreender percepção do tema no IFPR

Publicado em

Imagemd e fundo roxo escrito Participe da pesquisa ao centro.

Está aberta, até 7 de novembro, pesquisa sobre a percepção do tema integridade no IFPR. Rápido de ser respondido, o formulário é aberto a todos os servidores públicos federais, inclusive os do IFPR, que estão convidados a participar, e é possível preenchê-lo anonimamente.

A pesquisa é desenvolvida e coordenada pela Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção da Controladoria-Geral da União (CGU). A ação faz parte da campanha #IntegridadeSomosTodosNós com o tema “Riscos para a Integridade”.

Mas o que é integridade e quais os riscos?

Integridade pode ser definida, neste contexto, como uma qualidade daquele que se comporta de maneira correta, honesta e contrária a atos ilícitos. Quando há risco para a integridade de um órgão público, há a possibilidade de evento de corrupção, fraude, irregularidade ou desvio ético/de conduta que venha a impactar o cumprimento dos objetivos institucionais.

A quebra da integridade, de modo geral, é um ato humano, quase sempre intencional, envolve uma afronta a pelo menos um dos princípios da administração pública (legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência) e envolve alguma forma de deturpação, desvio ou negação da finalidade pública ou do serviço público a ser entregue ao cidadão.

São exemplos de riscos para a integridade do IFPR: assédio moral, conflito de interesses, nepotismo, pressão interna ou externa ilegal ou antiética para influenciar agentes públicos, solicitação ou recebimento de vantagem indevida e utilização de recursos públicos me favor de interesses privados

Integridade no IFPR

O IFPR possui um Escritório de Governança, Riscos e Processos (EGRP) que atua na coordenação e orientação da Governança, Gestão de Riscos, Integridade e Processos Internos do IFPR e realiza também o mapeamento, modelagem e padronização dos processos da Reitoria e dos campi.

Em 2018, foi aprovado o Plano de Integridade do IFPR:

Por isso é muito importante que os servidores respondam ativamente a pesquisa. Participe!

Consultas sobre o tema podem ser enviadas para: governanca@ifpr.edu.br.

Quer saber mais?

Acesse os links abaixo e conheça mais sobre o assunto!

Leia mais

Topo