Pesquisa sobre clima escolar será aplicada nos campi – Instituto Federal do Paraná

Nos Campi

Pesquisa sobre clima escolar será aplicada nos campi

Imagem de divulgação, com fundo colorido. No topo da imagem, está a marca do projeto Observatório da Convivência, ao lado da marca do IFPR. Sobre fundo colorido estão as frases "Estudante do IFPR, queremos ouvir você", "Responda a pesquisa do Observatório da convivência" e "este é um espaço onde você tem vez e voz". Ao lado das frases, há o desenho de três bonecos, que seguram um megafone. No rodapé da imagem está a informação "Informe-se sobre o período da realização no seu campus".
Questionários serão aplicados entre os dias 4 e 22 de novembro; participe!

Nesta segunda-feira (4), tem início a aplicação de um questionário em todos os campi do IFPR com o objetivo de averiguar questões relativas ao clima escolar.

A aplicação dos questionários é um dos primeiros passos do projeto Observatório da Convivência. A partir dos resultados encontrados, serão pensadas ações que possam melhorar a convivência dos estudantes e dos servidores da instituição e com as situações do dia a dia no campus.

Tópicos sobre relações interpessoais, saúde mental, bullying e até organização curricular fazem parte do questionário, que será aplicado entre os dias 4 e 22 de novembro, pelas Comissões Locais do Observatório da Convivência nos campi. Estudantes dos cursos técnicos e superiores presenciais vão participar.

O Observatório da Convivência é um projeto que tem como objetivo promover e sugerir ações que assegurem que os ambientes escolares do IFPR sejam acolhedores, seguros, confiáveis, justos e saudáveis; propor estratégias para reconhecer e tratar conflitos; e melhorar as relações entre estudantes e profissionais escolares.

O lançamento oficial do projeto será na terça-feira, 5 de novembro, no Campus Pinhais, às 8h30.

“A participação dos estudantes é fundamental”

Os organizadores do projeto garantem que o questionário é sigiloso. O estudante não será identificado e a intenção é estimular que as respostas dadas pelos participantes sejam as mais sinceras possíveis.

“A participação dos estudantes nesta etapa é fundamental pois será o momento para suas manifestações relacionadas à convivência, como relações interpessoais, bullying, cyberbullying, diferentes formas de discriminação, saúde mental e emocional e processo ensino-aprendizagem. Enfim, será o momento em que o estudante terá vez e voz. Além disso, suas contribuições nos ajudarão a compreender os diferentes contextos dos campi, bem como as variadas vivências e expectativas dos estudantes, que serão subsidiarão o desenvolvimento de ações educativas”, afirma a Comissão Central do Observatório da Convivência.

O questionário é composto por questões fechadas e uma questão aberta, em que os estudantes são convidados a expressar a sua percepção sobre o cotidiano no campus.

As Comissões Locais já estão sendo preparadas para a aplicação do questionário. Os estudantes podem consultar mais informações na página do observatório.

Menores de idade devem ter autorização dos pais para participar

Os estudantes menores de idade devem ter autorização dos responsáveis para participar da pesquisa de clima.

Na página do Observatório da convivência, há uma carta de apresentação e um termo de consentimento que os estudantes deverão apresentar à Comissão Local antes de responder ao questionário.